Descubra o sapato para casamento ideal

A escolha do sapato de noiva não é uma das tarefas mais fáceis do casamento. As opções são muitas, e junto com elas, surgem imensas dúvidas de qual tipo de sapato combina com o estilo do casório… e qual pode ou não pode ser usado de acordo com a cerimônia ou ainda como combinar o vestido de noiva com o sapato.

Para facilitar essa escolha, vamos dividir os tipos de calçados em duas categoriais gerais e ilustrar quando cada uma delas é mais indicada para cada caso.

São elas: sapatos fechados e sandálias.

Sapatos fechados

Pertencem a esta categoria os scarpins (de bico fino ou redondo), peep-toes e sapatos tipo chanel.

Os modelos fechados são mais austeros, clássicos e imponentes. Garantem também um nível maior de formalidade ao look.

Os scarpins pedem casamentos mais formais ou tradicionais, ou então, em locais frios. No inverno podem ser usados sem contra-indicações, mas em outras estações, caem melhor em casamentos noturnos e vestidos mais clássicos, com rendas e tecidos sofisticados.

Scarpin luana zabot Descubra o sapato para casamento ideal

scarpin luana zabot Descubra o sapato para casamento ideal

Já os peep-toes e sapatos estilo chanel são coringas, atemporais e combinam com praticamente todos os estilos de casamento, desde os mais tradicionais até os mais descolados, na grama ou na na praia! Funcionam muito bem em climas mais frescos, garantindo aquecimento em grande parte dos pés. Mas nada impede de serem usados em altas temperaturas, eles são peça-chave para qualquer noiva.

sapato noiva chanel - Descubra o sapato para casamento ideal

Peep Toe - Descubra o sapato para casamento ideal

 

Veja também: Vestidos e joias | Destaques do Casamoda Noivas 2014

 

Sandálias ou sapatos abertos

As sandálias são naturalmente mais sensuais e glamourosas que os sapatos fechados, por deixarem mais pele à mostra. Nas últimas temporadas, elas voltaram com força total e recheadas de adornos, como pedrarias, pérolas e cristais. São ótima pedida para casamentos no clima tropical, por permitirem maior respiração dos pés por debaixo de vários metros de tecido do vestido de noiva.

Podem ser subdivididas em sandálias e sandal-boots – ou seja, sandálias clássicas super abertas ou sandálias mais fechadas ou brutas, que se assemelham a um sapato.

As mais tradicionais caem bem com vestidos mais vaporosos, fluidos e em casamentos matinais ou durante a tarde, com clima bucólico. As sandálias mais abertas são a aposta perfeita para o verão ou dias quentes, mesmo em casórios noturnos e cheios de pompa.

Sandália - Descubra o sapato para casamento ideal

 

Sandália Casamento - Descubra o sapato para casamento ideal

Já as sandal-boots ficam perfeitas em noivas antenadas e despojadas, com um estilo mais fashion, mesmo que o vestido seja um tanto clássico. Por serem mais fechadinhas, vão bem durante o dia e à noite, do verão ao inverno.

Sandália Casamento - Descubra o sapato para casamento ideal

O importante, além de adequar o sapato ao estilo do grande dia, é perceber qual tipo fica melhor no seu pé e gera maior conforto e firmeza no andar. A partir daí, todas as escolhas ficarão mais fáceis e você será uma noiva segura e com postura impecável. E o sapato será apenas um protagonista do caminhar da noiva até o príncipe encantado.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!