Revista

Decoração | Saiba como não errar na pintura da casa

Confira dicas para não errar na pintura da casa, principalmente das paredes do lar do casal.

casal-pintura-casa

Trocar a cor de uma parede ou simplesmente dar um retoque na tinta dá aquela sensação de casa nova. Nessas horas, se o casal não puder contar com a ajuda de um profissional, o ideal é que se tome alguns cuidados para alcançar um bom resultado. A arquiteta Rosemeire Albuquerque, da franquia Praquemarido, diz que é importante notar alguns detalhes ligados a estrutura do imóvel e estar atento a todos os materiais necessários.

Os utensílios necessários iniciar a pintura é começar comprando lixa n° 150, lona plástica, fita-crepe, rolo de pintura, caçamba para tinta, tinta, pincel, massa corrida, gesso, misturador, trincha e espátula. Todos estes materiais podem são facilmente encontrados em lojas do setor de construção.

Antes de mergulhar o pincel na lata de tinta, Rosimeire aconselha o casal a remover da parede todas as tomadas, interruptores e outros acessórios, além de retirar ou cobrir os móveis e espalhar jornais pelo chão. Após isso é preciso eliminar os focos de umidade da área que vai receber a pintura. Para isso, basta utilizar produtos antimofo. Depois de solucionado o problema, vale lixar a parede para retirar tudo o que estiver descascando. Para nivelar a superfície, aplique massa corrida e lixe novamente.

casal-reforma

Se a parede apresentar rachaduras, a dica é aplicar massa corrida para tampar pequenos orifícios, mas se o problema for ainda maior, o ideal é preencher os buracos com cimento ou gesso.

Quantidade de tinta – Para evitar desperdícios, o conselho da arquiteta é medir o comprimento da parede e multiplicar pelo pé direito, que corresponde à altura do chão ao teto. Depois, é só multiplicar o valor por três, que é o número médio de demãos. O resultado vai indicar uma possível quantidade de tinta necessária para a obra.

Segundo Rosemeire, as latas costumam indicar a área que cobrem, portanto, é importante também observar o que diz o fabricante. Outra dica é testar a tinta em uma área menor antes de comprar em grande quantidade, pois em alguns casos o efeito é diferente do catálogo.

Na hora de escolher o acabamento, o dono do imóvel pode optar pelo fosco, brilhante e acetinado. “O primeiro disfarça imperfeições, o brilhante impregna menos sujeira, enquanto o acetinado brilha menos, esconde falhas, mas tem preço menos acessível”, diz a arquiteta.

pintura-casa

Mãos à obra – Uma boa dica é que o pintor use uma caçamba de tinta para o contato com o rolo. Esta é uma sugestão indispensável se mais de uma cor estiver sendo utilizada. Assim uma tinta não entra em contato direto com a outra.

Quanto à aplicação, a ordem mais indicada é cantos, teto e parede. “Utilize o pincel para pintar horizontalmente rente ao teto ou abaixo da faixa de gesso, se for o caso, e também rente ao batente de portas e janelas. Depois, pinte o teto e a área restante da parede (nesta última, na posição vertical, de cima para baixo)”. Na opinião da arquiteta, em média, três demãos são suficientes para deixar sua casa linda.

Agora que você já sabe todas as dicas para transformar a sua casa e deixá-la com cara de nova, mãos à obra.

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
Revista Zap Imóveis

Novo colunista e colaborador da Revista iCasei, o ZAP Imóveis é o maior portal de imóveis do Brasil! Empresa das Organizações Globo, o site reúne informações sobre mercado imobiliário, além de serviços e dicas de decoração. Tudo que você precisa saber antes e depois de casar, na hora de escolher seu imóv...

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024