dicas-para-usar-souplat-na-decoracao-da-mesa-de-casamento-souplat-estilo-veneziano-decoracao-por-roberta-fasano-revista-icasei

Foto: Acervo Sylvia Queiroz

Utilizado para compor a mesa do almoço ou jantar da festa do casamento, o sousplast é uma peça chave na decoração para casamento. Originalmente francês, ele significa “prato debaixo”. Em geral, mede cerca de 35 cm – maior do que um prato comum – e, apesar de ter ganhado diversas versões, originalmente, é de prata. O sousplast, além de dar um toque de classe e elegância à decoração para casamento, principalmente na mesa, e evita que a comida respingue sobre a toalha da mesa ou que o prato deslize.

“O uso de sousplasts cabe em todos os tipos de eventos. A mesa fica, sem dúvida, muito mais charmosa. Eles são altamente decorativos e dão um toque de classe”, explica a designer floral e cerimonialista Bia Mattos. Ela também afima que o sousplast deve ser retirado logo após o término da refeição principal e não deve estar mesa para acompanhar os pratos de sobremesa.

dicas-para-usar-souplat-na-decoracao-da-mesa-de-casamento-revista-icasei

Veja também Casamento Real | Juliana + Júnior

“Em eventos em que há serviço de buffet, o uso do sousplast perde um pouco o sentido. Porém, em virtude da beleza e o contraste que provoca na decoração da mesa, muitos decoradores optam muito por usá-lo na composição que vai além de guardanapos, talheres e taças. O ideal é usar quando o serviço é à francesa e o prato já está na mesa”, comenta a assessora Sylvia Queiroz.

Separamos cores e modelos mais utilizados e como combinar com o estilo de casamento. Confira!

Sousplat de Prata

A prata é indicada para decorações extremamente formais e clássicas. Pode ser combinada com taças de cristal e talheres também em prata.

dicas-para-usar-souplat-na-decoracao-da-mesa-de-casamento-souplat-de-prata-revista-icasei

Sousplat Rattan

Este material do sousplast é ideal para casamentos realizados na praia ou no campo. Ele dá um toque de sofisticação e beleza em eventos ao ar livre.

dicas-para-usar-souplat-na-decoracao-da-mesa-de-casamento-souplat-de-rattan-revista-icasei

Sousplat em Tons neutros e pastéis

Sousplats em tons neutros e pastéis indicam leveza na decoração. São ideais para acompanhar mesas que abusam em tons vibrantes de arranjos, taças, guardanapos e detalhes.

dicas-para-usar-souplat-na-decoracao-da-mesa-de-casamento-souplat-neutro-revista-icasei dicas-para-usar-souplat-na-decoracao-da-mesa-de-casamento-souplat-neutro-revista-icasei-

Sousplats Coloridos

Os sousplasts coloridos são ideais para as festas mais descontraídas. Devem ser combinados com tons mais neutros de flores. Assim, evita-se que a decoração fique carregada e com aspecto bagunçado.

dicas-para-usar-souplat-na-decoracao-da-mesa-de-casamento-souplat-colorido-revista-icasei dicas-para-usar-souplat-na-decoracao-da-mesa-de-casamento-souplat-colorido-revista-icasei-3

Para uma composição ideal, as especialistas indicam ter atenção na combinação de cores para evitar excessos e escolher materiais de acordo com a decoração. “É fundamental respeitar as harmonias de cores, texturas, contrastes, o mobiliário e, principalmente, o estilo dos anfitriões”, finaliza Bia Mattos.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!