decoração-para-casamento-peonias-flor-e-forma-revista-icasei (4)

A peônia é uma flor nobre, muito conhecida desde a Antiguidade quando era usada na medicina. Além de ser uma novidade no mercado de flores nacional, a peônia é a flor mais linda que existe, conta Luciano Martins, sócio da empresa 1-18 Project, e está sendo cada vez mais usada na decoração para casamentos nacionais ao invés de apenas compôr os buquês das noivas.

peonias-flor-e-forma-revista-icasei (5)

Cultivada sobretudo na Ásia, Europa e nordeste dos Estados Unidos, a flor repolhuda, que pode chegar a ter até 60 pétalas, é cultivada também em Holambra, no estado de São Paulo. O preço de um maço de peônia custa, em média R$ 70. Carla de Souza Campos, sócia da empresa Flor e Forma, disse que para um arranjo pequeno são necessários cerca de dois maços com 10 exemplares da flor, o que não torna sua utilização em toda a decoração do casamento muito acessível.

peonias-flor-e-forma-revista-icasei (10)

Veja também Decoração de casamento com Tulipas

Portanto, as peônias entram na decoração em detalhes, como arranjos na mesa de doces ou até para decorar o bolo! “Os detalhes são a alma da festa e as peônias representam este cuidado, por sua singularidade e raridade”, declara André Pedrotti, da Projetos de Artte André Pedrotti Flores. Por mais que o orçamento do casal seja ilimitado, Luciano diz que é complicado basear toda a decoração de um casamento apenas nas peônias. “Nunca vão ser suficientes para uma festa para 400 convidados, por exemplo”, disse.

peonias-flor-e-forma-revista-icasei (7)

Por causa do grande interesse pela peônia, há quem diga que ela é considerada a nova tulipa: rara, cara e exuberante. Pelo jeito, segue o mesmo caminho da companheira no mercado nacional. “No começo a produção de tulipa no Brasil era difícil, agora já está mais adaptada e a produção é maior, provavelmente isso vai acontecer também com a peônia”, explica Carla.

Para quem tem interesse em usar peônias na decoração para casamento, Carla avisa que é preciso, portanto, fazer o pedido com antecedência. Ela costuma encomendar com o produtor um ano antes do casamento e, mesmo assim, há o risco de quando chegar próximo da data do casamento, não haver peônias disponíveis ou uma quantidade menor do que a esperada.

peonias-flor-e-forma-revista-icasei (1)

Como a tulipa, a peônia precisa ser conservada em ambientes refrigerados para garantir que chegue ao destino ainda com os botões fechados e assim permaneçam o maior tempo possível durante todo o período da festa. Mas quanto mais expostas elas ficarem, mais estarão sujeitas à ação da temperatura. Para evitar que flor murche, Luciano costuma montar toda a base dos arranjos e apenas acrescentar as peônias momentos antes da celebração começar, mantendo assim todo o glamour da peônia intacto.

Imagens de divulgação Flor e Forma.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!