Você vai decorar seu quarto e quer ter um estilo próprio, que combine com a personalidade do casal? Que tal escolher entre clássico, delicado, descolado, tropical ou eclético? Confira as dicas dos arquitetos Augdan de Oliveira Leite e Adriana Victorelli para cinco estilos diferentes.

Estilos dos quartos variam entre clássico, delicado, descolado, tropical ou eclético (Foto: J. Vilhora)
Estilos dos quartos variam entre clássico, delicado, descolado, tropical ou eclético (Foto: J. Vilhora)

Quarto clássico – Para a arquiteta Adriana Victorelli, o quarto clássico deve ter móveis antigos restaurados ou de antiquários combinados com cores sóbrias ou neutras. Quadros e papéis de parede, além de móveis talhados em madeiras nobres, são a cara deste perfil, na opinião de Adriana. Para completar, ela sugere lustres em cristal ou vidro com mistura de cobre ou ferro.

Para Augdan de Oliveira Leite, os móveis devem ter o tom de madeira ou a cor branca. Ele também sugere camas provençais pintadas de branco, acompanhadas de criados-mudos brancos. Para a parede, prefere os tons pastéis. “Os quadros devem ser clássicos, preferencialmente com motivos florais”, diz o arquiteto.

Ele recomenda o uso de cortina branca de voil com xales florais nas laterais. Para completar, os edredons e travesseiros devem ter muitos babados.

shutterstock_107938592

Estilo clássico de quarto – imagem: Shutterstock

Quarto delicado – Para este perfil, Adriana recomenda móveis claros e almofadas com estampas florais, de borboletas ou listras. O espaço deve ter tons pastéis e iluminação dimerizada. Além disso, o quarto deve contar com lugar para ler ou relaxar.

No ambiente eclético, o uso de peças retrô, além de painéis ou fotos na parede, é o mais indicado
No ambiente eclético, o uso de peças retrô, além de painéis ou fotos na parede, é o mais indicado

Augdan aconselha que o ambiente tenha um clima romântico. Para ele, todos os móveis devem ser brancos. Ele sugere uma cama com dossel com fechamento em voil de tom pastel. Os tons pastéis também devem ser usados na roupa de cama. Para as paredes, ele recomenda amarelo claro.

“Coloque muitos travesseiros e almofadas em cima da cama, além de um rolo de encosto na cabeceira e também use um vaso de flores delicadas. Podem ser artificiais de boa qualidade”, finaliza.

Quarto descolado – O casal descolado pode ter um quarto com tons urbanos, cores fortes e referências de tendências bem atuais. Uma boa dica é ter um espelho, mural ou lousa para recados. Os papéis de parede ou pinturas podem ter cores vibrantes. Adriana aconselha a escolha de uma cama baixa tipo futon, além de pendentes simples e com fios embaraçados.

Augdan sugere que os móveis sejam nas cores preta e branca. “Eleja uma cor, como verde ou azul-marinho, para dar contraste na roupa de cama”, ensina.

A cama pode ser do tipo box sem encosto ou com uma cabeceira almofadada. O quarto pode ter uma persiana com xales laterais. Para completar o ambiente, o arquiteto recomenda um painel fotográfico, em preto e branco, na parede.

shutterstock_151209257

Espelhos deixam o ambiente moderno e maior. Imagem: Shutterstock

Quarto tropical – Para Augdan as paredes podem ser brancas, sendo que uma delas pode ser revestida de papel de parede bem colorido. Os tecidos de cortina, edredons e colchas podem ser rústicos ou estampados com temas florais, por exemplo. “Fuja dos temas de frutas”, aconselha.

O arquiteto sugere o uso de Cama box com encosto de madeira forrado em palhinha. Os móveis devem ser, preferencialmente, feitos de fibras naturais. No teto, pode ter um ventilador feito de palhinha.

Atrás da cama, pode-se colocar um painel com paisagem de mar. Outra parede pode ter um painel de fotos do casal coloridas e em preto e branco.

shutterstock_133777256

Quarto alegre, com papel de parede. Imagem: Shutterstock

Eclético – Como o próprio nome diz, no quarto eclético pode haver a mistura de vários estilos. Augdan sugere o uso de um globo de espelho no teto. A cama pode ser do tipo box baixinha, no estilo oriental, e ter abajures pretos nas laterais. Para as roupas de cama, pode-se abusar das estampas, como listras conjugando com almofadas lisas, ou estampas da década de 1970 com bolas.

quarto-ecletico_ok

Para as paredes, o arquiteto recomenda as cores cinza e branca e, no chão, um tapete bem colorido. Augdan indica o uso de persiana e de peças retrô para dar um charme ao ambiente, como uma poltrona da década de 1970. Para dar um toque final, coloque painéis ou fotos na parede.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!