Quando se fala de decoração de casamento, altas temperaturas costumam vir acompanhadas de leveza e frescor. Para Vera Cid, decoradora e paisagista da Cabana Home & Garden, a palavra da vez é naturalidade. “Essa tendência despojada aparece em arranjos mais soltos, vasos plantados em vez de flores de corte e móveis em composê. Até o vestido e a beleza da noiva estão mais fluidos.” Vale lembrar, também, que a chegada da primavera traz o maior catálogo de flores do ano. “Trata-se da estação com mais possibilidades. São poucas as espécies indisponíveis nessa época, caso das tulipas, da cerejeira e de alguns tipos de orquídea”, completa Vera.

Apesar da proposta veranil, tudo indica que algumas tendências marcantes nas últimas temporadas, como o inverno, seguirão fortes, a exemplo dos arranjos aéreos e do Greenery, eleita a cor de 2017 pelo Instituto Pantone.

A empresa que dita tendências na indústria da moda e do design, aliás, só divulgará a escolha de 2018 no final do ano, mas já adiantou oito paletas que estarão em alta e mesclam tons metálicos, perolizados e intensos. Vera tem identificado uma predileção das noivas pelo último grupo. “Cores quentes, marcadas pelo vinho e pelo rosé no inverno, devem dar lugar ao amarelo e ao laranja na próxima estação”, acredita.

A seguir, confira nossas sete apostas de decoração de casamento para a temporada primavera-verão.

Decoração primavera/verão 2017 e 2018
Ao natural
Imagine um bouquet recém-colhido com flores do campo. Eis uma boa inspiração para descrever uma tendência que não deve terminar tão cedo. “Os arranjos-bola com aparência impecável têm cedido lugar a arranjos soltos, vasos com pegada caseira, que não se combinam, e, claro, folhagens”, diz Vera.
Foto: Cabana Home & Garden / Reprodução
Decoração primavera/verão 2017 e 2018
Decoração primavera/verão 2017 mesa de doces
Descombinar está na moda
Principalmente no quesito mobiliário: cadeiras diferentes e composês de móveis nas áreas nobres da festa, como as mesas de doces e de bem-casados, têm sido vistos com frequência. Em vez de uma grande mesa retangular de vidro, que tal distribuir os docinhos em peças de antiquário rodeadas por garden seats?
Foto: Imagem via 100 layer cake
Decoração primavera/verão 2017 mesa de doces
Decoração primavera/verão 2017 movéis
Móveis e objetos contam histórias
Livros, baús, almofadas e outros objetos de decoração são muito bem-vindos para ambientar a festa de casamento. “A decoração tem mostrado espaço para uma proposta quase cenográfica”, diz Vera. Dica da especialista: pense duas vezes antes de levar peças de valor afetivo, principalmente as frágeis, para compor a ambientação.
Foto: Cabana Home & Garden / Reprodução
Decoração primavera/verão 2017 movéis
Decoração primavera/verão 2017 flores suspensas
Flores pelos ares
Os arranjos aéreos – antes restritos à entrada do salão, à mesa de doces e ao lustre central – estão cada vez mais presentes em todos os cantos do cenário. Samambaias e composições com orquídeas e flores do campo, por exemplo, ficam lindas sobre as mesas de convidados, o trajeto da noiva e o altar.
Foto: Pinterest / Reprodução
Decoração primavera/verão 2017 flores suspensas
Decoração primavera/verão 2017 samambaias
Samambaias em alta
Antes relegada à segunda classe das plantas, por ser barata ou simples demais, a tropicalíssima samambaia parece ter conquistado seu lugar na decoração de casamento. Quer outro motivo para optar por ela? Sua folhagem volumosa, protagonista por si só, dispensa vasos caros, além de ser um símbolo da tendência Greenery.
Foto: Cabana Home & Garden / Reprodução
Decoração primavera/verão 2017 samambaias
Decoração primavera/verão 2017 suculentas
Terrários e suculentas em baixa
Já não dá para colocar os dois elementos na lista de tendências fora do país. Mas isso não significa que esses queridinhos da decoração (e bem fáceis de cuidar) devem ficar de fora da sua lista de convidados. “Na minha opinião, a tendência cansou um pouco. Mas isso não quer dizer que seja proibido usá-los com moderação em cerimônias mais informais ou no campo, por exemplo”, acredita Vera.
Foto: Pinterest / Reprodução
Decoração primavera/verão 2017 suculentas
Decoração primavera/verão 2017 vasos
Vasos plantados em vez de arranjos de corte
Misturar espécies plantadas a arranjos mais tradicionais tem tudo a ver com a onda de naturalidade que toma conta da decoração de casamento. O resultado funciona com quase todas as espécies e fica lindo tanto nas mesas de doces quanto nas dos convidados.
Foto: Cabana Home & Garden / Reprodução
Decoração primavera/verão 2017 vasos
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!