Doce de casamento como decorar a mesa
Foto: Dudu Vasconcelos / Divulgação

Não há segredos entre nós! Usar os doces na decoração de casamento é uma boa opção e pode dar um “uau” a mais em sua festa. Afinal, queremos garantir a melhor experiência para os convidados! 

Então vamos aos 10 passos para criar uma decoração de casamento maravilhosa!

Dizem que os momentos felizes são as recordações mais doces da nossa vida. Talvez seja essa a razão que explique o porquê de a mesa de doces do casamento ser tão importante para uma festa perfeita. E não se trata apenas de agradar as pessoas apaixonadas por guloseimas. Independente do paladar, a gente sabe que poucos resistem ao charme de uma mesa decorada com doces de casamento. Além de deliciosos, eles atraem todos os olhares. São verdadeiras tentações que a gente come com os olhos!

1. Como montar a decoração de casamento pensando na mesa de doces 

Ao contrário do menu do evento, que deve ser tratado à parte, os doces podem ser protagonistas da decoração de casamento e não precisam ficar escondidos na cozinha até a hora de serem servidos.

Segundo Kenzzo Onittisuka, chef e sócio-proprietário da Kykah Doces Artesanais, para que o resultado seja perfeito é importante que os docinhos sigam o estilo da decoração ou a paleta de cores do evento. “Os docinhos, assim como as forminhas, as flores e as bandejas, precisam estar em harmonia. Cada detalhe é importante para valorizar a mesa. Por isso deve haver uma sinergia entre os doceiros e os decoradores. Em conjunto, esses profissionais podem alinhar a melhor forma da apresentação dos doces de acordo com a proposta da decoração escolhida pelo cliente”, explica o profissional.

Decoração de mesa de doces como montar

2. A escolha do fornecedor de casamento perfeito

Quem pensa que doce é tudo igual, está muito enganado. É preciso pesquisar bem para encontrar bons fornecedores. “Há muita diferença entre as receitas. Algumas são doces demais, outras a consistência acaba interferindo na aparência. Para achar um fornecedor capaz de fazer um doce gostoso e que seja bonito, não tem jeito, precisa provar”, afirma Simone Silva.

Ela conta que não se deixou levar pelos palpites da assessora de casamento e nem da sogra: fez questão de selecionar as empresas e conferir pessoalmente o serviço delas. “Gastei tempo, mas foi maravilho quando encontrei um fornecedor que atendeu as minhas expectativas. Percebi seu cuidado com a apresentação e o quanto é atencioso com o cliente. Me recebeu com docinhos com as minhas iniciais e do meu noivo, soube me ouvir e atendeu um pedido especial. Agora tenho certeza que o meu casamento ficará ainda mais gostoso”, conta a noiva Simone Silva, mineira, que mora em São Paulo e irá se casar em dezembro deste ano.

3. Onde montar a mesa de doces de casamento para destacá-la

Gláucia Zibordi, chef confeiteira e proprietária da Glau Zibordi Doces, lembra que é na mesa de doces que são tiradas as melhores fotos dos noivos e dos convidados. “Ela é a atração da festa e vira cenário para os flashes. Por isso é importante pensar também no ponto será montada”, orienta. A profissional recomenda que a mesa não fique exposta ao sol ou em locais com muito vento ou possibilidade de chuva. “Primeiramente porque você não quer que os doces desmanchem por causa do calor excessivo ou chuva diretamente neles, e também porque está em local muito aberto com risco de flores, folhas, sujeira cobrir seus doces”, explica a chef.

Decoração de mesa de doces onde montar

4. Uma mesa de doces grande ou várias mesas pequenas?

Uma mesa única é muito atrativa e tem um efeito arrebatador, além de facilitar o acesso dos seus convidados. Em casamentos temáticos, a mesa pode ser substituída por um item charmoso que combine com a decoração. Uma carroça, por exemplo, em casamentos de estilo boho. Vai da criatividade do decorador.

Gláucia Zibordi diz que também é possível ter ilhas de doces em ponto estratégicos da festa, caso os noivos não queiram montar uma mesa. A chef sugere que elas tenham doces diferentes para atrair todos os convidados. “Uma ilha pode ser, por exemplo, de brigadeiro de colher com a possibilidade de o convidado montar o doce na hora. A outra pode ser de doces caseiros e uma terceira com queijos e frutas em calda, geleias ou doce de leite em tacho. Vai do gosto do cliente”, diz.

5. Quantidade de doces para o casamento ideal

Outro segredo para o sucesso da mesa é saber a quantidade certa. A mesa pode parecer pobre quando ela é grande e tem poucos docinhos. Já uma mesa pequena, abarrotada de opções, também fica longe de ser elegante e atrativa. Para um casamento onde será servida a sobremesa, a recomendação é de 5 a 6 docinhos por pessoa. No entanto, é preciso pensar em outras questões. “Eu optei por uma quantidade bem maior para garantir a beleza da minha mesa. Mesmo já contando com bolo e sobremesa na minha festa, prefiro ter sobras do que um vazio na decoração. Além do mais, a gente precisa pensar na reposição, senão o resultado fica comprometido”, conta Simone Silva.

Decoração de mesa de doces quantidade de docinhos

Veja também

Descubra como calcular a quantidade ideal de comidas e bebidas para um casamento

5. Forminhas e bandejas

As forminhas e as bandejas têm o papel de enfeitar e dar graciosidade à decoração da mesa. É fundalmental que você saiba como escolher as forminhas de doces para o casamento. As tradicionais e mais neutras dão apenas um acabamento final. Já as mais elaboradas podem dar um toque mais requintado ou temático, seguindo a linha do evento. A recomendação é evitar mesclar muitos tipos de forminhas e bandejas. “A combinação entre esses elementos não deve ser tão rebuscada a ponto de fazer com que o doce desapareça”, orienta Kenzzo.

Decoração de mesa de doces personalizados
Foto: Kykah doces/ Divulgação

6. Bolo na mesa: sim ou não?

Quanto ao bolo de casamento, vai do gosto do cliente usá-lo no centro da decoração junto com os doces ou em uma mesa à parte para ter um momento exclusivo na festa. Tem- se usado muito um único bolo decorado, que pode ter um ou mais andares, com até dois ou três sabores diferentes. Outra opção mais prática é ter uma peça cenográfica na mesa e deixar o de verdade reservado para o corte.

Veja também:  Bolo de casamento | O guia completo

Doces modelados ou com as iniciais dos noivos são o charme da vez. Eles dão à decoração mais charme com exclusividade e podem ser os doces de casamento mais pedidos. “O doce precisa ser gostoso, mas também ser esteticamente interessante. Eu amei contar com produtos super exclusivos em minha mesa, como um brigadeiro dourado colocado no centro de uma flor seca, usada como forminha. Fez um sucesso incrível com meus convidados”, conta Karine Ido Chiarelli, que se casou com Osmar Leme em 17 de fevereiro deste ano e até hoje recebe elogios por sua mesa de doces. “Recebi muitos elogios pela mesa. Meus convidados ficaram encantados. Vale a pena investir nesse item, que valoriza muito a decoração”, completa.

9. Como escolher os sabores

É importante oferecer opções agradem todo tipo de convidado, e não apenas o paladar dos noivos, lembra o chef Kenzzo Onittisuka. Uma mesa bem equilibrada é composta por 40% de docinhos com chocolate, 20% de doces à base de frutas, e o restante (40%) para os docinhos tradicionais. “Os clássicos não podem faltar, mas apostei em ousar nos sabores e acertei. Escolhi alguns bem diferenciados, como cupuaçu, laranjinha kinkan e tâmaras com lascas de amêndoas, que fizeram o maior sucesso”, revela Karine Ido Chiarelli. É interessante disponibilizar um profissional que possa orientar os convidados sobre os ingredientes e sabores. Ou então, usar plaquinhas com as informações.

10. Docinhos que não podem faltar no casamento: os BBBs das Festas! 

Sem eles, a mesa de doces de casamento não fica completa! Estão sempre entre os mais pedidos dos convidados e agradam a todos os paladares. Confira os doces mais pedidos em casamentos, os BBBs das festas: Bem-casado, Brigadeiro e Brownie!

Bem-casado

Aqui a tradição fala mais alto: na mesa de doces do casamento não pode faltar o bem-casado. O doce, famoso, representa a união do matrimônio e a felicidade dos noivos. Tenha como base três docinhos desse tipo por convidado, pois todo mundo adora levar a guloseima para casa. E não precisa seguir a receita clássica. Hoje em dia há vários sabores de bem-casado, um mais gostoso do que o outro. Para valorizar ainda mais a decoração da mesa, capriche na embalagem do bem-casado, seguindo o estilo da festa.

Decoração de mesa de doces bem-casado

Veja também

Tradições do casamento | O bem-casado

Brigadeiro

Festa sem doce não tem graça, e mesa de doce de casamento sem brigadeiro não pode existir! O doce é o preferido de grande parte dos convidados, por isso merece destaque e até variações. Além do clássico com chocolate ao leite, pode ser oferecido com chocolate branco. Para um efeito mais sofisticado, hoje em dia o docinho tem sido visto em hóstias decoradas ou numa versão trufada.

Decoração de mesa de doces brigadeiro

Brownie

O namoro do brownie com as festas já deu casamento: está presente na maioria das mesas em função do sabor e da sua versatilidade. Os convidados adoram e os chefes também, pois o docinho é versátil e permite muitas variações, inclusive na hora da apresentação. Faz bonito na mesa e agrada o paladar, das crianças aos convidados mais gourmets.

Decoração de mesa de doces brownie

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!