decoração de casamento com tulipas (17) Flor nobre e chique, a tulipa dá um ar ainda mais romântico ao casamento. Foto: Flower People

A tulipa é uma flor nobre e torna o ambiente elegante e chique, por isso, não pode ficar de fora das decorações dos casamentos, ainda mais entre os meses de maio e julho, época mais fria do ano, em que essa flor da família das liliáceas está em plena temporada.

Quem pensa que essa flor ornamental não é acessível a todos, se engana. Quando está na estação também é democrática, cabendo em todos os bolsos. “A tulipa entra em um casamento caríssimo e em um mais econômico, tudo depende de seu uso”, ensina Luciana Cox, da Flower People. Portanto, não é preciso desanimar. O segredo é saber como adequar o gosto dos noivos, o orçamento, o espaço disponível e o estilo da decoração, uma vez que essa flor tem pouco rendimento e é preciso um volume muito grande de tulipas para encher todo o ambiente apenas com elas, aconselha Fabiana Ferreira, da Fabiana Ferreira Flores.

decoração de casamento com tulipas (5) Com pouco rendimento, as tulipas geram arranjos menos volumosos, mas lindos! Foto: Shutterstock.

As tulipas podem decorar um ambiente sozinhas, combinadas com outras flores ou com elementos de cena como aquários, vasos, transparências, água, cristais e velas ou aparecerem em detalhes como um buquê ou centro da mesa dos noivos ou arranjo floral na mesa de doces. O importante, indica Luciana, é optar por arranjos menos elaborados, levando-se em conta que a flor em si já é muito expressiva.

decoração de casamento com tulipas (4) As transparências combinam com as tulipas, ressaltando as flores. Foto: Flower People
decoração de casamento com tulipas (6) Usar água nos arranjos com tulipas deixa-os delicados e ainda mais chiques. Foto: Shutterstock.

Veja também 5 dicas para a escolha da Decoração para Casamento

Além dos arranjos, as cores das tulipas dão expressão à decoração. A branca significa perdão, mas sua presença quase absoluta nos ambientes, explica Luciana, está relacionada ao fato de ser clássica e muito elegante. Para as noivas que não têm medo de ousar, as vermelhas e amarelas quebram o padrão e dão um toque pessoal ao ambiente. “As decorações com tulipas coloridas estão cada vez mais presentes em decorações expressivas, que demonstrem a personalidade dos noivos”, analisa Luciana.

decoração de casamento com tulipas (19) Usar tulipas coloridas dão um toque à festa. Foto: Tutti Flora Eventos

Conservação
Originária da Turquia, seu caráter delicado e sua curta duração – em média quatro dias em plena exuberância – fazem toda diferença no ambiente e as tornam tão desejadas, mas, ao mesmo tempo, demandam um cuidado maior com sua conservação. Por ser uma espécie típica do inverno, quando expostas ao calor, explica Magda Ongari, da Tutti Flora Eventos, as tulipas abrem e perdem a sua forma perfeita: o botão fechado ou um “tulbend” – palavra turca que deu origem ao seu nome por sua semelhança a um turbante.

decoração de casamento com tulipas (10) O frio é a estação das tulipas. Foto: Flower People.

Para evitar que sua beleza e nobreza virem sinônimo de estresse no dia do casamento, as tulipas devem ser mantidas refrigeradas durante todo tempo após a colheita e são as últimas flores a chegarem ao local do casamento, explica Fabiana Ferreira.

decoração de casamento com tulipas (15) Uma boa dica para quem quer tulipas no casamento: refrigeração. Foto: Flower People.

Como o clima no Brasil varia muito, Magda indica a suas clientes que sempre tenham uma segunda opção de flor, caso eventuais veranicos façam a temperatura aumentar e a tulipa murchar. Essa não é uma regra, apenas uma sugestão.

Buquê
As tulipas não precisam estar presentes apenas na decoração. A tendência de usá-las também no buquê da noiva está super em alta, mas é preciso alinhar a escolha de seu formato e cor ao modelo do vestido e a maquiagem que será usada, aconselha Magda, para conseguir um buquê perfeito.

decoração de casamento com tulipas (9) Cor e formato precisam ser levados em conta no buquê para o casamento. Foto: Shutterstock.

Veja também 10 buquês de Tulipas para inspirar as noivas

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!