Decoração de Casamento com Lustres_revistaicasei_Abere Lustres:  Maison Baccarat & Began – Casa Petra


Imponentes e luxuosos, os lustres têm sido muito usados nos casamentos e dão um ar todo diferenciado no evento. Eles são uma boa maneira de surpreender os convidados. “Uma festa sem lustres é uma festa fria. Este é o tipo de artigo que cai bem em qualquer decoração. Mesmo em um casamento mais simples, ao utilizar lustres, causa um impacto”, afirma Odílio Ferraz, gerente de vendas da Maison Baccarat & Began Antiguidades.

Decoração de Casamento com Lustres_revistaicasei2 Foto acervo Bothanica Paulista.


Para Amanda Ribeiro, da Ilustre Décor, os lustres nunca tiveram tanto em alta como agora. “É impossível pensar em uma linda festa de casamento sem esses artigos que complementam e enfeitam a decoração. Atualmente qualquer tipo de festa de casamento os lustres são usados e combinam com todos os estilos, pois possuímos modelos bem diferenciados”, destaca.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para usá-los no casamento. Confira!

1. Posso usar lustres em casamentos diurnos ou no campo? Sim!

Na opinião de Amanda, os lustres podem sim ser usados em casamentos durante o dia ou no campo. “Eles estão sempre acesos e ficam lindos mesmo durante o dia. Para casamentos no campo, há a opção de modelos mais rústicos em ferro, mas fica bem interessante misturar o estilo clássico também. Afinal, na hora de usar a criatividade vale tudo para fazer uma bela decoração”, comenta Amanda. Ferraz concorda: “Existem no mercado opções de lustres para todos os tipos de casamentos, gostos e bolsos – desde aqueles com orçamento mais baixo até as mega produções. Há modelos em diversos materiais, do cristal aos de ferro e acrílico”.

Decoração de Casamento com Lustres_revistaicasei3 Foto Resourcedir.


2. O clássico nunca sai de moda
Amanda conta que, dentre os modelos mais procurados para casamentos estão os mais clássicos, chamados de Maria Tereza, que possuem lâmpadas parecendo velas. “Talvez porque são o mesmo estilo dos lustres dos palácios, muito comuns na Europa por exemplo. A cor dourada tem sido também um dos produtos mais procurados, talvez porque a maioria das noivas sejam clássicas. Lustres de ferro são mais usados em locais rústicos”, pontua. Já Ferraz trabalha somente com lustres de cristal Baccarat e, dentre os mais pedidos estão aqueles com mangas e donzelas de cristal, além dos lustres gigantes. Dentre o modelo mais utilizado está um de 18 luzes, 1,40 m de altura e 1,20 de diâmetro.

decoração de casamento - lustres - revista icasei (4) Lustres:  Maison Baccarat & Began – Casa Petra


3. Atente-se à segurança
Para Amanda, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar. “Para termos lustres nas festas, é preciso antes de tudo que o salão ou local escolhido tenha uma estrutura no teto para dependura-los. Podem ser vigas de madeira ou ferro, ou ganchos, mas sempre é preciso certificar o limite de peso que essa estrutura suporta. Quando o local não tem lugar para a fixação, tem como construir estruturas e gazebos para os lustres. Não existe uma altura mínima, em locais com pé direito mais baixo, nós usaremos lustres menores. Mas como a tendência tem sido lustres baixos, bem perto dos arranjos, então a altura quase nunca é problema”, explica Amanda.

Decoração de Casamento com Lustres_revistaicasei4 Foto Arte dos Anjos.


4. Pense na estrutura do local
Segundo Ferraz, a maioria dos locais já possui estrutura para sustentar os lustres, no entanto, quando o buffet não possui ou quando o casamento é realizado na casa dos noivos, por exemplo, podem ser colocadas barras de ferro para fixação dos lustres.

Decoração de Casamento com Lustres_revistaicasei5 Foto: AN Produção de Eventos.


5. É necessário um bom pé direito. Verifique!
Outro ponto de atenção é com relação à altura dos lustres e do pé direito. “Nos casamentos em que os lustres são utilizados sobre as mesas, é interessante trabalhar com uma altura mínima de 3 m. Já quando são posicionados em locais de passagem, o ideal é 4,5 m. Já na pista de dança e no bar, é possível trabalhar com altura de 3m”, assegura.

Decoração de Casamento com Lustres_revistaicasei6 Foto: Japiassú Luz, Som e Imagem.


Inspire-se!

decoração de casamento - lustres - revista icasei (2) Lustres:  Maison Baccarat & Began.


decoração de casamento - lustres - revista icasei (13) Lustres:  Maison Baccarat & Began


decoração de casamento - lustres - revista icasei (15) Lustres:  Maison Baccarat & Began


decoração de casamento - lustres - revista icasei (6)
Lustres:  Maison Baccarat & Began


decoração de casamento - lustres - revista icasei (7)
Lustres:  Maison Baccarat & Began


decoração de casamento - lustres - revista icasei (9)
Lustres:  Maison Baccarat & Began


decoração de casamento - lustres - revista icasei(10)
Lustres:  Maison Baccarat & Began


Veja também Decoração de Casamento | Projection Mapping

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!