decoração de casamento com folhagem - revista icasei (7) Foto: Silvia Santana

Já imaginou folhas e sementes decorando sua festa de casamento? Falando assim, parece estranho, mas com o toque de um bom decorador, este conceito pode ganhar um ar exótico e luxuoso. A decoração com folhagens é tendência para este ano e aparece em arranjos blocados ou até em um buquê só de folhagens. Veja 5 dicas para explorar o potencial desta novidade.

1- Explore Cores e Texturas

A decoração com folhagens não deve ficar só no verde. Aposte em cores como vinho, marrom, branco ou até prateado. Além disso, a textura também dá um toque a mais

decoração de casamento com folhagem - revista icasei (2) Apostar nas cores com as folhagens é uma boa opção. Decoração: Boutique de Cena

“Na hora de escolher as folhas, o principal ponto é a cor. Com uma decoração no branco, por exemplo, é legal usar tons fortes, para valorizar a folhagem”, explica o decorador, Rodrigo Hadad.  “Já usando com elementos de madeira,  tem que tomar cuidado para não cair numa coisa rústica demais,” conclui.

2- Defina um Estilo

Para Rodrigo Hadad, as folhagens combinam com festas mais arrojadas e inovadoras, mas também é possível ficar no clássico ou com um tom mais luxuoso. Neste caso, devem ser complementadas por elementos como prataria e cristal. Já o artista floral, André Pedrotti prefere inserir as folhagens em casamentos com estilo mais despojado ou festas tropicais. O importante é lembrar que não existe regra do que é certo para a sua festa.

decoração de casamento com folhagem - revista icasei (3) Prataria e cristal combinam com as folhagens. Decoração: Boutique de Cena.

Veja também Decoração de casamento com Tulipas

3- Escolha bem as Folhagens

A época ideal para uma festa com folhagens é a primavera, pois o material é encontrado em maior abundância. No entanto, isso não impede que você use esta decoração em outras estações. “Sempre escolha as mais bonitas da época, levando em consideração o estilo dos arranjos”, esclarece André Pedrotti.

decoração de casamento com folhagem - revista icasei (11) A escolha das folhagens próprias é essencial para a beleza da festa. Decoração: André Pedrotti.

Um cuidado importante é evitar os tipos de folhagens que não duram por muito tempo e vão perder a exuberância ao longo da festa. Rodrigo Hadad aponta, por exemplo, as avencas, que secam logo após serem cortadas.

O orçamento é outro ponto que deve ser levado em conta sempre. “Alguns casais procuram as folhagens achando que é um item mais barato, mas acaba saindo mais caro porque são folhagens nobres”, afirma Hadad. Além disso, André Pedrotti lembra que para ter um efeito bacana, é necessário usar uma grande quantidade de folhagens, o que também pode pesar no custo.

4- Use Flores Exóticas

O uso de folhagens não precisa eliminar as flores do casamento, embora o excesso acabe dando um resultado ruim. Para fugir desta situação, aposte em um tipo de flor para prevalecer. Rodrigo Hadad aponta combinações com musgos, flores verdes, como cravos ou callas verdes, ou, para casamentos em fazendas, orquídeas ou bromélias.

decoração de casamento com folhagem - revista icasei (4) Combinar flores e arranjos é uma boa opção. Decoração: Boutique de Cena.

“O verde é sempre muito chique e está sendo mais valorizado, principalmente quando a festa tende para um estilo que remete aos jardins franceses”, explica Hadad.

Outros elementos que combinam com as folhagens são sementeiras e frutas verdes. Por outro lado, há quem prefira uma mistura onde a folhagem prevalece e a flor vem apenas como um detalhe da decoração

5- Valorize com Iluminação Noturna

Este tipo de decoração fica mais fino à noite, já que as luzes irão valorizar a folhagem. Para isso, os profissionais lembram que bacana contar com uma boa iluminação cenográfica, com luzes quentes e não, com led, o que deixa um efeito frio.

decoração de casamento com folhagem - revista icasei (1) A iluminação dá um efeito ainda mais elegante na decoração com folhagens.
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!