Com a chegada da estação mais gelada do ano, invista em pequenas mudanças no décor para conferir boas doses de aconchego à casa. Se quiser imprimir um mood invernal e acolhedor ao interior da morada, a dica é se atentar aos detalhes e apostar em peças como almofadas de veludo, tapetes de lã, mantas de tricô e velinhas aromatizadas. Charmosos e sofisticados, esses itens deixam o lar muito mais quentinho e, de quebra, transformam totalmente o visual dos cômodos.

Decoração-casa-mais-aconchegante-no-inverno

A seguir, confira dicas infalíveis que três especialistas em decoração dividiram em primeira mão conosco.

Use e abuse de tons terrosos

Uma paleta povoada por cores sóbrias e mais quentes é perfeita para a decoração invernal. De acordo com a designer de interiores Renata Amado, há cinco tons que prometem invadir as moradas mais chiques da estação. “Marsala, verde musgo, vinho, marrom e ocre são as cores do momento”, afirma.

Decoração-casa-mais-aconchegante-no-inverno-cores

Invista nos acessórios

Fazer uma reforma completa só para deixar a casa mais cosy para o inverno é totalmente desnecessário. Acessórios e pequenos objetos decorativos dão conta do recado e conseguem emprestar muito mais personalidade aos cantinhos. Pense em velas aromatizadas, almofadas de diferentes tamanhos e tecidos, luminárias de piso e cortinas de veludo.

“Uma ótima ideia é deixar um cesto com mantas enroladas ao lado das poltronas e dos sofás”, revela a arquiteta Ana Bartira.

Decoração-casa-mais-aconchegante-no-inverno-acessórios

Quanto mais textura, melhor

A dica aqui é misturar e variar. No living da casa, por exemplo, Combine tapetes feitos de pele sintética com mantas de tricô e cortinas de algodão. Almofadas fabricadas com tecido de tear do Peru ou Chile também são puro luxo!

Decoração-casa-mais-aconchegante-no-inverno-texturas
Foto: Detalhes do céu blogspot/ Reprodução

Cosy bed

Para deixar a cama ainda mais convidativa durante do inverno, invista em lençóis e edredons mais grossos e acomode muitas almofadas sobre o local. “Mescle modelos de tamanhos, tecidos e estampas diferentes”, indica Renata. Para arrematar o visual, siga a recomendação de Ana e aposte nas mantas de pele ou de veludo.

Decoração-casa-mais-aconchegante-no-inverno-cama

Estampe!

Drible a monotonia acrescentando itens estampados no décor. “Tecidos com a padronagem de xadrez Tartã não têm erro se usados com moderação”, pontua a arquiteta Cinthia Liberatori.

“O veludo listrado e a estampa Missoni também emprestam um charme extra à casa”, completa.

Decoração-casa-mais-aconchegante-no-inverno-texturas

Não se esqueça das flores. Plantas e flores são mais do que bem vindas dentro de casa, até mesmo durante o inverno. Além de lindas e cheirosas, são responsáveis por adicionar mais delicadeza e leveza aos espaços.

Mas, atenção: escolha as espécies apropriadas para esta época do ano. “Recomendo as astromélias na cores laranja, vermelha ou amarela”, finaliza Cinthia.

Decoração-casa-mais-aconchegante-no-inverno-flores

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!