É bem verdade que os casamentos deixaram de ser totalmente tradicionais e, ao longo dos anos, sofreram muitas mudanças em seu formato. As decorações que eram predominantemente brancas com leves nuances de cores pastéis passaram a carregar mais personalidade e contraste, tanto nos detalhes quanto nas cores.

Decoração Toalhas-de-mesa-diferentes

Com diversidade nos formatos de casamentos, as mesas compõem um dos principais focos de atenção na decoração. São arranjos altos e baixos, com flores diversas, combinação de pratos e talheres, sousplats, caminhos de mesa, objetos decorativos e toalhas de mesa responsáveis por traduzir a essência do casal e refletir a proposta escolhida para o casamento.

“As toalhas de mesa também ganharam um toque de modernidade. Toalhas listradas e com outras diversidades de estampas estão ganhando espaço. Em um mesmo casamento podemos encontrar diferentes estampas ou alternância de cores, além de sobretoalhas com texturas incríveis”, explica a decoradora Amanda Tschaffon, da Amanda Tschaffon – Produção de Eventos.

Decoração-Toalhas-de-mesa-diferentes-louça
Foto: Melanie Gabrielle/ Divulgação

Nos casamentos mais clássicos, os tons pastéis nas mesas ainda prevalecem acompanhados de tecidos finos em renda. Em algumas propostas, podem aparecer combinados com uma cor forte em contraste, como o marsala, – eleita a cor de 2015 e ainda em alta para casamentos neste ano – o azul royal ou Tiffany.

Para esta proposta, as apostas da Pantone para 2016 são ideais. São tons leves e românticos que podem aparecer com força na decoração e, especialmente, nos arranjos e toalhas de mesa.

“Tons mais sóbrios estão se sobressaindo para um investimento maior nem flores e outros itens de decoração, como castiçais, velas e espelhos. Optando por uma base neutra, o risco de errar é menor, não carregando demais nas cores”, comenta o cerimonialista Rafael Faria.

Decoração-Toalhas-marsala
Foto: Sally Pinera/ Divulgação

“É fundamental visualizar o casamento como um todo para decidir quais as melhores cores e combinações usar. Em geral, noivos mais despojados querem trabalhar com cores mais intensas e combinações de tecido mais ousadas”, ressalta Amanda Tschaffon.

Para as propostas mais descontraídas, as possibilidades de combinação são muito variadas em tecidos. São rendas, macramê, paetê, panos com caimento e até mesas que dispensam toalhas, bastando os jogos americanos e arranjos. Para os jogos americanos o céu é o limite: renda de bilro, papel impresso coordenado com toda a papelaria, lousa, folhagens, paetês, macramê, azulejos decorativos, palha e madeira. Isto só para citar alguns que já vimos por aí.

Decoração-Toalhas-coloridas

“Os mais escolhidos em casamentos hoje em dia são os em rendas. Panos coloridos são muito usados para compor um mix de estampas, que está em alta em qualquer tipo de proposta. Alguns casais ainda optam por caminhos de mesa feitos com paetês, mas não estão entre os mais comuns”, afirma Isabelle Lattaro – Arquiteta e decoradora de interiores na Isabelle Lattaro Arquitetura e Interiores.

Decoração-Toalhas-de-mesa-paetês
Foto: Sanshine Photography/ Divulgação

A novidade em usar paetê é que ele é considerado um neutro com textura. Os melhores tons são os nudes ou greyge, uma cor que é uma mistura de cinza com bege (e por isso o nome: grey + beige) em paetês brilhantes ou opacos usados durante casamentos de dia, contrastando com a natureza e a luz na recepção.

A tendência boho chic dispensa as toalhas de mesa, abrindo espaço para combinações com jogos americanos, sousplats e mesmo os caminhos de mesa.

“Não usar toalhas em mesa é uma grande tendência. Existem mesas com acabamentos feitos para serem expostos. Por exemplo, as mesas de madeira maciça com bordas e pés trabalhados. Elas combinam sim com casamentos mais alternativos e rústicos, porém nos casamentos clássicos elas também têm vez quando usadas com as cadeiras também de porte clássico, como as medalhões com revestimentos finos. As mesas sem toalha permitem uma brincadeira maior na composição e podemos ousar ainda mais na mistura de texturas das peças”, explica Amanda Tschaffon.

Decoração-Toalhas-de-mesa-boho

De acordo com os especialistas, para não errar, é fundamental ter atenção na composição da mesa e da decoração como um todo, levando em consideração a proposta escolhida para o evento, as cores a serem utilizadas, os tecidos, além do horário da cerimônia e da recepção, que define com mais clareza a paleta de cores e combinação de tecidos para a ocasião.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!