De pontos de luz discretos a bordados exuberantes cheios de brilho, os cristais são um sucesso na moda noiva. Existem diversos tipos, tamanhos, formatos e cores, além das diferentes técnicas de aplicação. Entenda as variáveis e inspire-se para a escolha dos detalhes do seu vestido.

cristal fashion - vestidos de noiva com cristais_abre

Formatos

Cada estilista trabalha com cristais de sua marca de preferência, como as estrangeiras Swarovski e Preciosa. Cada marca oferece formatos próprios, entre redondos, quadrados, geométricos (como losangos) e em forma de gota, podendo ser pendentes ou de fundo chato.

A escolha dos tamanhos, formatos e acabamentos vai depender do gosto da noiva e das indicações do estilista, do efeito desejado e do orçamento disponível.

Acabamento e aplicação

Segundo Cirnansck, os cristais usados em vestidos de noiva, em geral, são transparentes, translúcidos e podem ter efeitos especiais com reflexos de cores em tons suaves (azul, rosa, ou levemente dourado, por exemplo). Podem ser usados com aplicações de pérolas para um efeito mais romântico.

“Os cristais podem ser aplicados sobre tecido ou renda”, explica Cirnansck. “Aqui no atelier, eles são bordados um a um. O efeito do cristal bordado é incomparável”, completa.

A estilista Yolan Cris também usa o adereço em tecidos de malha ou rede de cristais finos, “combinando a elegância e habilidade do bordado manual com um design moderno e contemporâneo”, explica.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!