shutterstock_133378736

Imagem: Shutterstock

O casamento é um dos dias mais especiais de um casal, e tudo precisa sair perfeito para os noivos! Mas para que isso aconteça a tarefa não é nada fácil, e algumas vezes as noivas precisam de uma ajudinha a mais para que tudo saia como planejado. Para este time de ajudantes, que também podem ser familiares e amigas, existem os profissionais do mercado de casamento, as assessorias de casamento.

Mas afinal, o que faz uma assessoria de casamentos?

shutterstock_117684610

Imagem: Shutterstock

Antes

Nos meses que antecedem o casamento o serviço de assessoria deve começar com: conhecer muito bem os noivos e os seus gostos, afinal, a assessoria irá representá-los diante dos fornecedores decidindo todos os detalhes de como será o evento. Eles serão os responsáveis por montar todo o cronograma do evento e conferir que todos os fornecedores entreguem corretamente o contratado, para que assim tudo saia perfeito no Grande Dia!

Muitos noivos contratam o serviço de RSVP ativo ou passivo nestas empresas, ou seja, a assessoria fica responsável pela confirmação de presença dos convidados, entrando em contato com todos os convidados ou apenas conferindo as confirmações via site, e-mail ou telefone. Esse serviço geralmente é cobrado a parte, pois demanda tempo e atenção.

Durante

No dia tão esperado o serviço da assessoria consiste em acompanhar a montagem da festa, a entrega de todos os fornecedores e todas as mercadorias, e se preparar caso ocorra algum imprevisto. Além disso, é o papel da assessoria cuidar do cerimonial da igreja e as entradas na festa, músicas, recepção dos convidados e afins.

A noiva também precisa de uma atenção especial! A assessoria disponibiliza uma pessoa para acompanhar os noivos durante todo o evento, a fim de zelar pelo bem-estar.

Depois

Acabada a festa a assessoria se responsabiliza por conferir o que restou, como bebidas, e os imprevistos ocorridos, como quebra de louças e perda de materiais. Assim, os recém-casados podem embarcar tranquilos para a lua de mel.

Confira os prós e os contras para contratar ou não esses profissionais.

Sim, eu quero contratar uma assessoria!

shutterstock_149934743

A maioria das mulheres se desdobra em muitas tarefas: trabalho, casa, estudos, enfim, a correria é grande. Imagine nos preparativos para o Grande Dia! O casamento pede muitos detalhes e atenção, e nesta fase os casais também estão montando a casa nova também, o que demanda ainda mais tempo, e aí são muitas novidades acontecendo ao mesmo tempo. Nesta correria, às vezes o tempo fica curto para se dedicar como se deveria e gostaria ao casamento. E para estes casos, a assessoria de casamentos pode ser uma ótima opção. Além de já conhecer a maioria dos fornecedores do mercado, e já ter estabelecida uma relação de confiança com eles, a assessoria pode barganhar preços e indicar os fornecedores mais adequados para cada tipo de cerimônia.

Este foi o caso da Karina Santiago, de Piracicaba/SP, que se casou em setembro de 2013. A noivinha contratou o serviço de assessoria com um ano de antecedência do casamento e, para ela, essa ajuda foi fundamental: “Para nós esse serviço foi fundamental! Eles nos ajudaram desde a indicação de fornecedores até em detalhar e alinhar as ideias do casamento, que foi um mini wedding com brunch”, afirma Karina.

Além da ajuda com os fornecedores, ter uma pessoa para desabafar e dividir as angústias é sempre muito bom! “Eu e meu noivo tínhamos muitas ideias diferentes para o casamento, e eles nos incentivaram e apoiaram o tempo todo. Foi uma psicóloga em momentos fundamentais durante toda a preparação. No final, o resultado foi que toda sua equipe soube transmitir em seu trabalho o cuidado a mensagem de amor e carinho que queríamos passar para os nossos convidados”, completa Karina.

Não, eu não quero contratar uma assessoria!

  shutterstock_157794536

Para algumas noivas a correria do dia a dia também é muito intensa, e o casamento demanda um tempo escasso. Porém, elas possuem um time de peso nessa tarefa: a família e amigas! Organizar o casamento com a ajuda da família, madrinhas e amigas pode ser uma boa opção para quem quer economizar o dinheiro que se gasta com uma assessoria de casamentos e quer aproximar ainda mais essas pessoas tão queridas, tornando-as parte da própria festa.

Esse foi o caso da Ingrid Lopes, de São Paulo, que se casou no dia 22 de fevereiro deste ano. A Ingrid não sentiu falta do serviço de assessoria e contou com uma ajuda mais que especial, a da mãe e da irmã! Para ela, tempo de planejamento é o segredo: “Não senti a falta da assessora, pois minha mãe e irmã me ajudaram com as coisas. E acredito que organizando tudo com tempo, dá certo. Ajuda sempre precisamos, me virei com o pessoal do buffet, com meus familiares e amigas que já casaram. Já fui em casamentos que tinham assessoras e não vi diferença em ter e não ter”.

Um outro ponto positivo para a organização feita pela noiva é o toque pessoal dela em todos os detalhes. Algumas preferem ter o “dedinho” em cada detalhe da festa, e esta é a melhor maneira de fazê-lo. “Gosto de fazer as coisas do meu jeito e eu queria ter pensado em tudo para o meu casamento. Gostei de ter sido minha própria assessora e ter contado com as madrinhas, mãe, irmã e amigas! Me senti ainda mais próxima das pessoas que amo”, completa Ingrid.

shutterstock_118531534

Os serviços
Para contratar uma assessora de casamentos os preços variam de acordo com tempo de antecedência, escopo do trabalho, tamanho da festa, entre outros. E os preços, em São Paulo, podem variar entre R$1500,00 e R$5000,00, ou mais dependendo do serviço. Indicamos procurar os fornecedores para orçamento exato.
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!