A conversão de união estável é um tipo de casamento que não existe cerimônia. Os noivos dão entrada no casamento e depois de 16 dias corridos voltam ao cartório apenas para retirar a certidão de casamento. É a maneira mais prática e rápida para quem quer legalizar uma união que já existe.

Os procedimentos como escolha de regime de bens, mudança de nome, documentos e valores são exatamente iguais ao casamento convencional.

Como-transformar-uma-união-estável-em-casamento-abre

Dica: não é preciso ter uma declaração de união estável para transformá-la em casamento.

Muitos noivos pensam que não podem fazer a conversão de união estável em casamento por não terem nenhum documento que a comprove, mas não é verdade. Para realizar esse tipo de casamento, basta os noivos declararem no cartório que desejam converter a união estável deles em casamento. Isso já é suficiente. Ou seja, o cartório faz de acordo com a declaração dos noivos.

Como-uma-união-esteavel-vira-casamento

A certidão de casamento é exatamente igual a certidão de casamento convencional e não consta o tempo de união anterior do casal, ou seja, não retroage ao tempo que viveram juntos. Ela começa a contar a partir da data que a certidão for expedida.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!