Que tal casar naquela praia paradisíaca? Ou naquele campo dos sonhos? Desejo de muitos noivos, o destination wedding ganhou força no Brasil no ano passado e continua conquistando novos adeptos a cada dia.

A proposta é que todo o casamento seja realizado em uma cidade diferente da que os noivos residem. Com inúmeras possibilidades, tanto no Brasil, como no exterior, ele é a escolha perfeita para quem sempre sonhou com aqueles cenários deslumbrantes para o casamento.

Responsável por deixar lembranças de um momento único, e por proporcionar uma experiência inesquecível aos convidados, realizar a cerimônia e a festa em outra cidade requer alguns cuidados importantes.

Separamos algumas dicas de como organizar o casamento dos sonhos e garantir momentos ainda mais incríveis:

Organizar-o-destination-wedding-perfeito

1. Como escolher o local?

O primeiro passo para organizar o destination wedding é definir o local onde será realizado. “O destino ideal é de acordo com o casal; pode ser a terra natal de um dos noivos, pode ser um lugar especial para o casal ou até mesmo um local que eles nunca foram, mas sonham em conhecer”, comenta Fabiana Pinheiro, da Bem Assessorados.

A escolha deve refletir a personalidade do casal e estar de acordo com a proposta que os noivos procuram para o casamento. Um casamento na praia, por exemplo, em geral, vai ser mais descontraído, com ambiente, decoração e iluminação mais leves.

Outro fator importante é que seja um local que tenha infraestrutura adequada para receber os convidados. Portanto, é essencial que os noivos procurem informações sobre o que o lugar oferece, se há facilidade de locomoção, e quais os fornecedores locais.

Uma boa pesquisa na internet pode auxiliar os noivos a decidirem se preferem praia, campo, e se procuram pelo Brasil ou outro país.

Escolha-o-destination-wedding-perfeito
Foto: Meg Kelly/ Nouba

2. Procure todas as informações sobre o local e faça uma visita

Definido o destino, procure informações mais detalhadas a respeito da cidade e entorno. Procure saber as datas mais cotadas – quando os preços são mais elevados -, pontos turísticos da cidade, hotéis, salões de beleza, serviços de locomoção, e o clima que prevalece na data que pretende realizar o casamento.

“Procure quais os pontos da cidade são mais procurados para casamentos, solicite orçamentos por e-mail, sugestões acerca do custo na cidade. Os preços variam muito de lugar para lugar. Ter um histórico das cerimônias é a principal base de custo, assim, o casal terá uma noção do montante de investimento necessário para a realização do evento”, explica Esther Fernandes, da EF Cerimonial.

Uma dica essencial é procurar informar-se das datas comemorativas, feriados e festividades que mais movimentam a cidade para evitar o mês em que acontecem.

“Estar na cidade pelo menos uma vez também é fundamental. Essa visita será importante para a decisão final. Aproveite e vá aos lugares pesquisados, agende datas em que o espaço esteja sendo montado para outros eventos. Essa é uma tática para que os noivos possam entender a logística do espaço escolhido e ainda ambientar-se com a ideia”, ressalta Esther.

Ela também indica que os noivos procurem primeiro pelo cerimonial, assim eles poderão comentar vantagens e desvantagens do local em vista, além de evitar que paguem mais caro pela locação.

Escolha-o-destination-wedding-perfeito-praia

3. Pense na acomodação dos convidados

Todo destination wedding requer uma organização com muita antecedência. De acordo com Esther Fernandes, cerca de um ano é necessário para que o casal consiga organizar e evitar surpresas desagradáveis no dia.

Essencial nesse planejamento, a acomodação dos convidados deve ser uma preocupação do casal. O ideal é procurar as melhores opções em custo-benefício e deixar, pelo menos, duas ou três opções de hotéis para os convidados decidirem o que fica melhor para eles.

É importante que essas opções estejam próximas ao local do evento ou tenham bastante facilidade na locomoção. Se achar uma opção que agrada bastante, veja a possibilidade de descontos nas tarifas para grupos. Assim, é possível acomodar todos os convidados no mesmo local.

Procure informações sobre serviços de transportes da cidade, alimentação e traslados entre aeroporto e hotel. Se o destino for uma chácara, é ideal que todos estejam acomodados no mesmo local. Isso em virtude desses locais serem mais afastados.

Organizar-o-destination-wedding-perfeito-locomoção
Foto: Walenrod (Bonde) / Shutterstock.com

4. Procure uma assessoria especializada

Para evitar grandes desgastes e surpresas desagradáveis, as assessoras indicam que os noivos procurem uma assessoria especializada em destination wedding. Além de essas empresas estarem acostumadas com os preparativos, os noivos evitam dores de cabeça no dia do evento com detalhes que podem ter sido esquecidos pelos profissionais.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!