Votos de casamento noiva escrevendo
Foto: Pinterest / Reprodução

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, a troca de votos de casamento é também muito esperada. Mas, como fazer? Por onde começar? O que escrever? Confira nossas super dicas para te ajudar nessa tarefa!

Antes do tão esperado “sim”, existe um momento de verdadeira comoção. Quem nunca se emocionou com os votos de casamento? Além de ser uma bela troca de palavras entre os noivos, eles são protagonistas de alguns dos minutos mais emocionantes do Grande Dia. Por causa desse significado, muitos noivos consideram um grande desafio descrever em palavras todo o sentimento que só o casamento é capaz de despertar.

Como escrever os Votos de Casamento?

Apesar de ser opcional, os votos de casamento estão cada dia mais presentes nas cerimônias. O motivo é fácil de entender. Em poucos minutos os noivos tentam descrever a história do casal e a importância do outro em sua vida, o que rende muitas lágrimas e comoção entre os convidados da festa.

Os votos de casamento podem ser individuais, um para a noiva e um para o noivo, ou comum, sendo compartilhado entre os dois. Para a assessora de casamento Chris Godinho, da Duas Eventos, esse momento vale a pena e deve ser sempre realizado de acordo com o perfil do casal. “Isso vale muito mais para um casal muito tradicional ou muito descolado. Um casal jovem que vai casar na praia, por exemplo, vai querer uma coisa menos formal e dificilmente vai optar por fazer os votos”, explica Chris.

Qual o melhor momento para fazer os votos de casamento?

Essa resposta depende muito do estilo e religião do casamento, pois cada tipo terá um formato diferenciado. Porém, o mais comum é que os votos de casamento sejam realizados depois do juramento do casal e antes do “sim”.

“Os votos hoje cabem em quase todos os tipos de casamento, principalmente naqueles com celebrante, onde normalmente há o momento dos noivos dizerem algo um para o outro. Mas nos casamentos tradicionais, religiosos, normalmente os noivos só repetem o voto feito pelo pastor, padre ou rabino, por exemplo. Mas claro, isso vai sempre de conversar com quem vai celebrar o casamento”, comenta a assessora de casamento Márcia Fasano.

Votos de casamento noivo escrevendo
Foto: Pinterest / Reprodução

A importância dos votos de casamento

Para os casais que optaram por realizar os votos de casamento na cerimônia, esse momento tem um significado realmente especial. Casado desde junho de 2015, Marcelo Cemita considera a ocasião importante, desde que os votos sejam feitos com o coração e muita sinceridade. Ele contou com a ajuda de uma assessoria de casamento para controlar o nervosismo e ter orientações. “Você quer dizer muitas coisas e não tem ideia de como começar. No meu caso foi muito importante e divertido contar com uma assessoria”, comenta.

A véspera do casamento foi o momento escolhido por Marcelo para escrever os votos de casamento. “É o momento que você está com a atenção 100% no acontecimento que vai mudar sua vida. Para escrever os votos, é importante ser sincero, bem-humorado, não muito meloso e se puder interagir com os convidados, será ainda mais marcante”, explica Marcelo.

Votos de casamento budista

Uma opção interessante para quem deseja realizar um voto de casamento diferente, porém especial, está no budismo. Foi assim no casamento do casal Valeria Marcondes e Amadeo Comin, em junho de 2013. “Queríamos compartilhar com os amigos a união e alegria de estarmos juntos e gostamos muito do pensamento budista. Já fomos casados e queríamos receber uma benção da monja Coen, que pediu para olharmos um para o outro e decidir com o que queríamos nos comprometer para a vida de casados”, relembra Valéria.

O noivo Amadeu também adorou a experiência: “a diferença dos votos do meu primeiro casamento católico é que basicamente eu repeti as palavras do padre. Na cerimônia budista a gente tinha a missão de dizer aquilo com o que nos comprometíamos. Levei quase um mês para a gente chegar no texto final”.

Votos de casamento cerimônia budista
Foto: Pinterest / Divulgação

Os votos de casamento mais bonitos

Cada casal tem uma história e cada uma delas tem a sua carga de sentimento e emoção. Os votos mais lindos são aqueles que conseguem descrever essa trajetória de maneira genuína, sem cópias. “Os votos de casamento que mais emocionam as pessoas ou que causam mais impacto são aqueles onde os noivos escrevem de verdade, que tem a ver com a essência deles, com a história e o amor deles”, comenta a assessora de casamento Chris Godinho.

Dicas para arrasar nos votos de casamento

Para tornar a tarefa de como escrever seus votos de casamento mais simples e prazerosa, confira as dicas da assessoria de casamento Márcia Fasano:

  1. Escreva de forma concisa, porém envolvente e empolgante. Os votos não podem ser longos para não cansar os convidados e eles deixarem de prestar atenção até o final.
  2. Não sabe por onde começar? A maioria dos votos conta como os noivos se conheceram, da importância que um tem na vida do outro e algumas juras, promessas de como eles pretendem viver dali em diante.
  3. O melhor momento para começar a escrever é antes do casamento, mas tem gente que pode começar a escrever meses antes, uma semana antes. Deve ser um momento de inspiração. Mesmo que mude várias vezes, e que o primeiro não tenha nada a ver com a versão final, é importante ir colocando as ideias e ir organizando tudo no papel.
  4. Tenha os votos por escrito. Hoje você pode deixar até no celular, no bloco de notas. Também pode ser feito em formato de carta, com o tema do casamento, para que os noivos possam ler.
  5. Evite palavras complicadas. É possível dizer tudo com palavras simples e bonitas, o importante é dizer sempre algo que venha de dentro, do coração;
  6. Sem inspiração? Usar alguma poesia ou trecho de música que reflita os sentimentos de um para o outro é muito interessante;
  7. Priorize sempre a autenticidade. Faça algo que mostre quem você é, o que está passando e o que deseja dizer naquele momento para aquela pessoa tão importante;
  8. Use a internet e o Youtube para tirar ideias. Assista a vídeos para descobrir o que gosta e o que não, mas faça o seu próprio voto e seja sempre original.

Separamos alguns vídeos de casamentos reais para te inspirar neste momento tão importante e único! Assista e se emocione também!

 

 

https://www.youtube.com/watch?time_continue=10&v=wprXJhy4FKc

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!