Como escolher o Traje do Grande Dia

Cada vez mais preocupados com o que vestir, os noivos demandam uma atenção especial no dia do casamento. Em busca de modernidade e estilo, estão cada dia mais dispostos a ousar no look. “O que os noivos vestem deixou de ser uma preocupação exclusiva da mulher. Hoje, os homens preocupam-se mais com o que vão vestir e quais modelos se encaixam dentro da proposta da cerimônia escolhida pelo casal”, comenta Valdir Farias, sócio da Camargo Alfaiataria.

Como escolher o Traje do Grande Dia

Os noivos também se preocupam com a roupa do Grande Dia – Foto: Camargo Alfaiataria / Reprodução

Valdir conta que o traje do noivo acompanha a evolução da decoração e proposta das cerimônias e festas de casamento. “Os homens, hoje, se sentem mais à vontade para sair do tradicional. É ideal que, antes de tudo, o noivo esteja confortável com o que vai vestir no dia. Mas, há uma preocupação na hora de combinar os tecidos com as cores e, claro, com o estilo do noivo. Gosto de usar o colete em forma de ‘u’ com a gravata borboleta. É uma opção moderna e clássica e, além de tudo, atemporal”, diz.

Sandro Demétrius, gerente da Browns Rigor Alfaiataria, explica que é importante estar atento ao biotipo do noivo e valorizar o corpo com o modelo ideal. “Hoje praticamente não se usa mais aquele corte reto. Usamos mais cortes “slim”, acompanhados de camisa branca. Com a opção de colete ou não, se a cerimônia for mais casual. As gravatas em azul e vermelho também dão muita elegância para quem opta pelo fraque”, explica.

Como escolher o Traje do Grande Dia

O fraque é uma opção para os noivos mais clássicos – Foto: Browns Rigor Alfaiataria/ Reprodução

Em 2015, a tendência é explorar cortes e estampas, além das variações de tons escuros de azul e do cinza, fugindo do tradicional preto. Para não errar, o ideal é procurar por modelos ideais para cada biotipo, além da atenção à cor da pele, ambiente e horário da cerimônia. Para a noite, são recomendados looks em azul marinho, chumbo e preto. Para a manhã, bege e cinza claro são as melhores opções.

Confira também Tendências para o traje do noivo em 2015

Terno

Para ocasiões mais formais, é a opção ideal. A composição de calça e paletó, com ou sem colete, apesar de mais tradicional, pode ser usada por qualquer homem.

Como escolher o Traje do Grande Dia

O terno é a opção que fica bem em todos os noivos – Foto: Camargo Alfaiataria/ Reprodução

Fraque

Mais clássico e elegante, o fraque é composto pelo paletó com uma parte mais comprida atrás. É mais utilizado em cerimônias realizadas à noite, com decoração romântica. Pode ser combinado com camisa branca ou cinza, colete, e gravata larga. Essa opção é ideal para os noivos altos e magros.

Como escolher o Traje do Grande Dia

Os noivos altos podem usar o fraque no Grande Dia – Foto: Browns Rigor Alfaiataria/ Reprodução

Meio-fraque

É um pouco menos formal do que o fraque completo. Possui a parte de trás do paletó menos comprida do que o tradicional e é usado com colete cinza, calça riscada e paletó chumbo.

Como escolher o Traje do Grande Dia

O meio fraque é uma opção que combina com o colete cinza – Foto: Browns Rigor Alfaiataria/ Reprodução

Veja mais em Como Escolher a Roupa do Noivo? 

Smoking

Mais comum nas cerimônias, o smoking é considerado quase informal. Pode ser acompanhado de gravata borboleta e camisa branca. Apesar de ser uma opção para a noite, pode ser usado no modelo “summer”, em que é apresentado em cores claras, como o bege.

Como escolher o Traje do Grande Dia

O smoking é o modelo para quem não quer errar – Foto: Camargo Alfaiataria/ Reprodução

Acessórios

Para incrementar o visual do noivo, usar alguns acessórios pode ser fundamental e dar um ar moderno ao homem. “Em qualquer situação, a roupa e os acessórios devem ser responsáveis por transmitir a personalidade do noivo”, diz Valdir.

Abotoaduras

Pequenas e, geralmente, pouco notadas, as abotoaduras trazem charme e delicadeza aos modelos.

Como escolher o Traje do Grande Dia

A abotoaduras são acessórios que, mesmo pequenos, deixam o look mais sofisticado – Foto: Browns Rigor Alfaiataria/ Reprodução

Chapéus

São mais utilizados em cerimônias mais despojadas e realizadas durante o dia ou no fim da tarde. Especialmente se o casamento for no estilo “retrô”.

Sapatos

O sapato deve estar de acordo com o estilo escolhido pelo noivo. Em cerimônias na praia ou no campo, o noivo pode optar até por chinelos. Desde que o modelo da calça seja pouco mais curta e dê uma leveza no visual.

Como escolher o Traje do Grande Dia

Os sapatos também podem variar, dependendo do estilo do casamento – Foto: Camargo Alfaiataria/ Reprodução

O que evitar

“Sempre dou algumas dicas nas consultorias. Algumas principais são: evitar tecidos brilhantes, coletes ou ternos em tecidos sintéticos. Sapatos com fivela ou de duas cores também devem ser evitados. Essas opções quebram o clássico e podem passar por bregas, em algumas ocasiões”, diz Sandro.

Ele também comenta que noivos altos devem evitar as cores claras, especialmente o “off white”. Isso porque podem ficar muito destacados na cerimônia e acabar disputando atenção com a noiva. “O ideal é sempre optar pelo clássico e elegante. Assim, o modelo fica atemporal e moderno” finaliza.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!