Até pouco tempo atrás, o perfume de um casamento era algo que surgia espontaneamente, em decorrência do uso de flores frescas para enfeitar o local da cerimônia. Hoje, com o desenvolvimento do marketing olfativo, abriu-se um novo mundo de possibilidades. Há empresas especializadas em criar fragrâncias personalizadas para eventos, como festas de casamento ou debutante.

Mas qual seria a vantagem de associar um perfume a uma ocasião especial? Quando inspiramos um aroma, ativamos a região cerebral do sistema límbico, responsável por controlar nossas emoções, impulsos instintivos, memórias, criatividade e intuição.

Os cheiros, além de nos guiarem, são capazes de provocar respostas emocionais. “Nosso sistema olfativo possui uma elevada capacidade de detecção de diferentes componentes químicos que originam os cheiros, fazendo com que possamos sentir diferenças sutis entre fragrâncias e aromas. Essa elevada sensibilidade faz com que os cheiros sejam estímulos bastante potentes em gerar respostas emocionais, capazes de influenciar nosso comportamento, tomada de decisão e nossas lembranças”, explica Billy Nascimento, neurocientista co-CEO da Forebrain, consultoria empresarial que utiliza conceitos de neuromarketing.

Perfume para casamento

Assim, a associação de uma fragrância a um momento carregado de emoções, como o casamento, irá gerar uma memória olfativa marcante e duradoura. Não é incrível pensar que os noivos e os convidados serão transportados de volta àquele momento único, ao aspirar novamente o perfume do casamento?

Alessandra Tucci, sócia fundadora da Perfumaria Paralela, consultoria e escola de perfumaria, afirma que a fragrância escolhida para um casamento enfrenta três desafios: agradar os noivos, não incomodar os convidados, e reforçar uma história que está sendo contada em um dia muito especial.

Chegar até a fragrância ideal é coisa para profissionais. Cibele Paiva, diretora da Belle Scens, empresa especializada na aromatização de casamentos, faz questão de entrevistar os noivos e de conhecer todos os detalhes da cerimônia: o local em que será realizado, qual o clima que se pretende criar no evento, quais as flores e as cores que serão usadas para enfeitar o ambiente, etc. De posse dessas informações, Cibele irá sugerir três opções personalizadas de perfume. O escolhido, será dispersado no ambiente do casamento através de equipamentos profissionais, em locais e momentos estratégicos.

“A aromatização de casamentos não precisa se restringir apenas ao dia do casamento. Ela pode começar no envio do Save the Date e do convite; e pode incluir também as lembrancinhas dos padrinhos, madrinhas e convidados”, diz Cibele. Depois do evento, os noivos recebem uma bela caixa da La Belle Scens com velas e spray de ambiente com seu aroma personalizado, para que possam reviver o momento, sempre que quiserem.

Com duas lojas em São Paulo, e uma no Rio de Janeiro, a perfumaria inglesa Jo Malone, escolhida por Kate Middleton para aromatizar seu casamento, sugere a combinação de duas ou mais fragrâncias de sua linha para criar um aroma distinto e personalizado para a data, de acordo com o estilo dos noivos.

A escolha pode ser puramente olfativa ou pode incluir significados simbólicos. A peônia, por exemplo, flor presente nos produtos Peony & Blush Suede, é um símbolo histórico de boa sorte. Já as flores de laranjeira de Orange Blossom têm seu aroma tradicionalmente ligado à felicidade na união. Para espalhar o aroma no local, a marca sugere o uso de velas aromáticas e homespray, mas pode-se também borrifar as toalhas e guardanapos com a colônia favorita. Para ajudar na escolha dos aromas e na logística, consultores podem ser agendados, nas lojas da rede.

Sempre é bom lembrar que uma festa combina muitos elementos diferentes, cheiros, emoções, enfeites, brilhos. E que o papel do perfume não é o de protagonista. O centro das atenções deve estar nos noivos, nas pessoas, no buffet. O perfume deve ser um véu sutil que reforça a mensagem do todo.

Perfume para casamento aromas

Dicas especiais

Alessandra Tucci sugere uma fórmula leve e elegante contendo cítricos, madeiras e especiarias. “Fica no ambiente na medida certa, não cansa e é original”, diz.

Para a perfumista Ane Walsh, “aromas associados a casamento são todos os que trazem alegria, como notas cítricas, os floridos, principalmente flores brancas e rosa”. Para complementar, notas amadeiradas e resinas, como olíbano e mirra, transmitem permanência e firmeza, e dão fixação ao perfume.

Fuja de perfumes doces, marcantes e pesados. E nem pense em escolher para o casamento o perfume daquela loja de shopping que você gosta. Seu casamento merece algo especial e exclusivo.

Serviço

Ane Walsh

clique para ver o telefoneAne Walsh:(35) 3251-1112

Jo Malone

clique para ver o telefoneJo Malone:(11) 3031-4178

La Belle Scens

clique para ver o telefoneLa Belle Scens:(11) 4438-3129

Perfumaria Paralela

clique para ver o telefonePerfumaria Paralela:(11) 3853-7576

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!