Antigamente, quando um casal decidia morar junto para testar a sua capacidade de convivência, dizia-se que eles iriam “juntar os trapos”. Apesar da falta de romantismo da expressão, ela sintetiza bem uma questão importante da vida a dois: a necessidade de compartilhar um dos espaços mais cobiçados da casa, o guarda-roupa.

Conciliar as necessidades de cada um e fazer tudo se encaixar no espaço disponível é um exercício que requer objetividade, determinação e táticas especiais. Especialista em organização doméstica e pessoal, além de idealizadora da Home Organizer, Ingrid Lisboa deu as suas dicas para superar obstáculos desse processo sem crise.

Antes de você colocar qualquer peça no guarda-roupa do casal, Ingrid recomenda uma etapa prévia: fazer uma rigorosa triagem do que irá para a nova casa. “Separe tudo o que não tem mais qualidade ou utilidade. Para isso avalie peça por peça, observando se há manchas, rasgos que não podem ser consertados e defeitos.” Na opinião de Ingrid, é necessário, também, desapegar de peças que estão fora de tamanho e das que você nunca usou, não gosta ou não precisa mais. “Doe as peças usadas para instituições de caridade ou coloque à venda num site como o Enjoei, caso elas sejam desejáveis e você tenha disposição para isso”, sugere a especialista.

Como dividir o armário com o noivo roupas
Foto: iStock

Para Ingrid, o mais importante dessa revisão de itens é manter no armário as coisas que nos representam hoje. E ela exemplifica: “Se você já foi bailarina, e tem muitas lembranças bonitas daquela época, guarde apenas uma sapatilha. E não todas as suas fantasias de balé”.

Essa tentação do acúmulo também surge para as pessoas que têm muita flutuação de peso. Elas costumam armazenar peças de vários tamanhos no guarda-roupa. “Se este é o seu caso, pergunte-se, honestamente, quando vai pagar o preço para a mudança de manequim. E considere se vale esperar, pois as peças que estão no armário hoje podem perder o encanto quando a cintura afinar”, afirma Ingrid.

Nossa especialista ainda dá uma boa dica para lidar com as peças selecionadas que necessitam de pequenos ajustes ou reparos. “Elas devem ser colocadas numa sacola perto da porta de entrada. Assim, você não irá se esquecer de levá-las para a costureira.”

Depois de praticar o desapego, é hora de armazenar o que você escolheu para o seu guarda-roupa compartilhado. Antes de ocupar araras e gavetas, porém, considere as diferenças entre as necessidades masculinas e femininas ao mapear e definir os setores de cada um. “Pela minha experiência, as mulheres precisam de 30% a mais de espaço do que os homens, porque têm mais tipos de roupa e de acessórios. Eles, por sua vez, gostam de ver suas roupas penduradas, e isso ocupa uma área considerável”, diz Ingrid.

Divisão estabelecida, as peças de roupa devem ser guardadas de acordo com o tipo de uso e de tecido. A seguir, você encontra os parâmetros mais corretos para orientar a sua arrumação:

• Penduradas: camisas e calças masculinas, casacos, paletós, vestidos, blusas e saias que amassam.

• Dobradas em prateleiras: malhas de lã e moletons, calças jeans.

• Em gavetas: camisetas, roupas íntimas e meias, roupas de ginástica e de praia. Com exceção das camisetas, todas as peças que não amassam podem ser dobradas de forma bem compacta, dentro de colmeias organizadoras (à venda em lojas especializadas).

Como dividir o armário com o noivo organização
Foto: iStock

Todos os seus espaços e vãos livres terminaram e você ainda tem roupas sobre a cama? Então aí vão outras três dicas preciosas da Ingrid para o seu guarda-roupa render um pouco mais:

Como dividir o armário com o noivo cabide
• Para as roupas leves, use cabides slim (há opções com apenas meio centímetro de espessura). Eles proporcionam um ganho de até 30% de espaço na arara do armário. Mas lembre-se que casacos e paletós devem ficar em cabides anatômicos para conservarem a forma.

Foto: iStock
Como dividir o armário com o noivo cabide
Como dividir o armário com o noivo sapatos
• Um truque para otimizar a sapateira é inverter a posição de um dos pés de cada par de sapatos. Colocados lado a lado de forma assimétrica, eles se encaixam melhor. Numa prateleira onde cabiam seis pares, passam a caber sete.

Foto: iStock
Como dividir o armário com o noivo sapatos
Como dividir o armário com o noivo roupas à vácuo
• Uma opção mais extrema, caso todas as medidas anteriores tenham sido insuficientes, é fazer um rodízio de roupas conforme a estação do ano. Peças de alto verão ou de alto inverno, podem ser acondicionadas em caixas organizadoras ou em sacos plásticos fechados a vácuo. E guardadas no maleiro ou em outro local da casa ao abrigo da luz e da umidade.

Imagem via rvc out doors
Como dividir o armário com o noivo roupas à vácuo
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!