noiva-estressada-antes-do-casamento

Com todos os preparativos e decisões que devem ser tomadas para o casamento os noivos podem ficar mais estressados e nervosos. E ninguém quer ter uma semana ruim antes do casamento! Por isso, trouxemos algumas dicas do que fazer para combater o estresse e aproveitar todos os momentos pré-casamento e no Grande Dia!

Veja também 5 Dicas para um Bom Começo de Casamento

A psicóloga Marisa de Abreu recomenda fazer uma técnica de terapia cognitiva comportamental chamada reestruturação dos pensamentos disfuncionais. Ela trabalha identificando esses pensamentos disfuncionais que causam sentimentos e comportamentos contraditórios à realidade, como por exemplo achar que algo vai dar errado no dia do casamento.

casal-fazendo-terapia-juntos

Após identificar o pensamento disfuncional, a terapia cognitiva ajuda o paciente a perceber as coisas de uma forma diferente. E a partir disso, os sentimentos e comportamentos serão mais produtivos e ajudarão os noivos a ficarem mais calmos.

A alimentação e exercícios físicos são grandes aliados na hora de combater o estresse. A nutricionista Camila Cavichioli, afirma que os noivos devem procurar fazer refeições saudáveis e regulares. Evitar alimentos com alto teor de gordura, álcool, bebidas com cafeína e cigarros, pois são substâncias estimulantes que podem aumentar a sensação de nervosismo. E também incorpoar exercícios físicos na rotina. “Além de contribuir para relaxar a musculatura tensa, também ajuda no humor. Seu corpo passa a produzir endorfinas que aliviam o estresse”, contou Camila.

Veja mais em Dica de exercício para as noivas

casal-fazendo-exercicios-juntos

É recomendado, também, mudar o cardápio dos noivos pelo menos uma semana antes do casamento. Aumentar o consumo de carboidratos pode ajudar, pois com a ansiedade da data se aproximando há um aumento do metabolismo, e assim um maior consumo de energia diária, o que pode ser revertido com mais carboidratos. O casal também deve garantir o consumo de proteínas para impedir a degradação muscular.

casal-cozinhando-juntos

Camila indicou alguns alimentos que podem ser incorporados na alimentação para ajudar a diminuir a tensão antes do casamento:

– Frutas, como por exemplo, a laranja. Ela promove um melhor funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular e ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. Possui substâncias hidratantes e é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B;

mulher-comendo-laranja

Alface: ele contém lactucina e lactupicrina, que atuam como calmante e são encontradas principalmente nos talos das folhas;

mulher-comendo-alface

Espinafre e brócolis: esses alimentos contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, e do sistema nervoso, devido ao magnésio, fosfato e vitaminas A e C e Complexo B;

brocolis-e-espinafre

Peixes e frutos do mar: são proteínas e ajudam a diminuir o cansaço e ansiedade por conterem zinco e selênio, que agem diretamente no cérebro;

prato-de-peixe-grelhado

Castanha do Pará: é rica em selênio, um poderoso agente antioxidante;

castanha-do-para

Chá de ervas.

cha-de-ervas

Lembrando que é recomendado sempre procurar um profissional para realizar um cardápio personalizado e acompanhar os noivos.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!