Noivos saindo da igreja com chuva de confete
Foto: Sarah Elliott / Reprodução

“Se não for pra arrasar, eu nem vou!” A maioria das noivas já cruzou com esse meme na internet e se identificou com ele. Pudera. Toda mulher deseja, no mínimo, estar impecável no grande dia. Afinal, no casamento, todos os olhares se voltam para a maior estrela do evento. Além de uma enorme responsabilidade, ser o destaque da festa exige cuidados especiais com a beleza. Nesse quesito, não só a pele e os cabelos necessitam de atenção. Você também merece um sorriso perfeito. Dentes bem tratados fazem toda a diferença no visual da noiva, principalmente nas sessões de fotos do casamento.

Conseguir isso não está longe da nossa realidade. “Hoje, a odontologia tem recursos avançados para transformar um sorriso, melhorando imperfeições ou aspectos que geram insatisfação”, explica a dentista Juliana Antico Lucchesi. Ela e sua colega de profissão Cristina Pasqual Romeu são responsáveis pelo projeto Sorria Pra Casar, do consultório Inovadent.

Noivos com padrinhos tirando foto
Foto: iStock

O Sorria Pra Casar é um projeto que nasceu do desejo de ajudar as noivas a conquistarem a melhor versão do seu sorriso. Com uma equipe profissional altamente capacitada, o serviço oferece várias especialidades, atendo às necessidades de cada cliente. Segundo Cristina, quanto mais cedo se procurar o dentista, maior o leque de opções. “Isso não significa que seja impossível melhorar um sorriso num prazo curto. Dá para obter soluções provisórias até o casamento e, depois, concluir o tratamento. Sempre, é claro, colocando a saúde do paciente em primeiro lugar”, garante Cristina.

Confira as dicas e os tratamentos para ganhar um sorriso perfeito

Avaliação

O primeiro passo para saber o que pode ser feito, levando-se em conta o tempo até o casamento, é uma boa avaliação. Nessa etapa será decidido o que é essencial, o que pode ser melhorado e quais tratamentos são recomendados. Para quem mora fora de São Paulo ou tem pouco tempo disponível, o Sorria Pra Casar propõe uma pré-avaliação.

Para isso, é necessário que a noiva envie uma radiografia panorâmica, com fotos do sorriso e das arcadas, ou uma documentação ortodôntica pelo e-mail preavaliacao@sorriapracasar.com.br. Também é necessário um relato com as queixas e dúvidas. A equipe do projeto responde com uma previsão de planejamento e custos dos tratamentos, que serão confirmados numa consulta efetiva. Se você não tiver esses exames, basta solicitar uma requisição por e-mail. Não há custos nesta fase.

Tempo mínimo recomendado para o início do tratamento: Quanto maior o prazo, melhor. Mas é possível ter resultados com 30 dias de antecedência.

Limpeza

A limpeza deve ser feita antes de qualquer outro tratamento. É recomendada para garantir a saúde bucal, a manutenção do hálito fresco e, principalmente, para remover o tártaro. Esse agente pode causar a destruição do osso, retração da gengiva e, consequentemente, a perda dental.

Tempo mínimo recomendado para o início do tratamento: 15 dias antes do casamento.

Troca de restaurações

Desde que a gengiva esteja sadia, e os dentes também, a troca de restaurações escuras pelas de resina não são complicadas. Trata-se apenas de um procedimento estético, que proporciona um sorriso mais leve e bonito.

Tempo mínimo recomendado para o início do tratamento: 20 dias antes do casamento.

Clareamento

É o procedimento mais procurado por quem deseja tornar os dentes mais claros, conquistando um aspecto jovem e saudável. Há várias técnicas que podem ser aplicadas. Quando a noiva dispõe de um bom prazo, o clareamento caseiro costuma ser a primeira opção recomendada pelas especialistas do Sorria Pra Casar. Caso contrário, ele pode ser feito no consultório. Como cada pessoa tem uma dentição diferente, não dá para prometer que o dente ficará branco, mas sempre há uma boa melhora.

Tempo mínimo recomendado para o início do tratamento: 60 dias antes do casamento.

Aparelhos ortodônticos

O tratamento ortodôntico, mais complexo, é usado para corrigir a posição dos dentes para fins estéticos e funcionais. O procedimento costuma ser longo – no mínimo, um ano e meio –, mas os resultados podem durar a vida toda.

Atualmente, a ortodontia está avançada e oferece diversas opções: aparelhos metálicos, ortopédicos, transparentes (de safira e porcelana), aparelhos autoligados, aparelhos linguais e alinhadores. A indicação de um ou de outro depende de cada perfil de paciente.

Tempo mínimo recomendado para o início do tratamento: 1 ano e meio antes do casamento.

Lente de contato

O tratamento é o novo queridinho dos famosos e das clínicas de odontologia estética. Esse procedimento consiste na colocação de pequenas lâminas de porcelana na frente dos dentes e permite corrigir a posição, a cor, o tamanho e até o formato deles. É indicado para quem deseja ter um resultado rápido e garantido, mas deve-se ter consciência de que esse procedimento é definitivo. Ele envolve desgaste de dente e exige manutenção regular feita pelo dentista.

Tempo mínimo recomendado para o início do tratamento: 60 dias antes do casamento.

Implantes

Esse recurso só é utilizado quando não há como salvar o dente. Felizmente, a tecnologia está tão avançada nessa área que já existem implantes capazes de obterem uma boa cicatrização em cerca de 30 dias. Os convencionais, no entanto, ainda demoram de quatro a seis meses.

Tempo mínimo recomendado para o início do tratamento: 30 dias antes do casamento.

Cirurgia gengival

Noivas que se incomodam com a exposição exagerada da gengiva podem recorrer à cirurgia gengival. Os tratamentos são indicados de acordo com a causa: se existe relação com a área muscular, esquelética ou gengival. Para cada caso, há procedimentos conservadores e aqueles mais invasivos. Somente após uma avaliação criteriosa, o dentista poderá indicar uma plástica gengival, a cirurgia com o buco-maxilo-facial, o uso da toxina botulínica, ou, até mesmo, uma combinação dessas técnicas.

Tempo mínimo recomendado para o início do tratamento: 5 meses antes do casamento.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!