chá de panela

 

A Escolha do Chá

Em primeiro lugar o casal deve pensar nos itens que estão precisando e depois decidir se o evento será para os dois juntos ou separado. A assessora Joyce Maciel, da empresa Mariée Produção de Eventos, aconselha os noivos a escolher o chá de acordo com as suas necessidades. Se o casal já tem sua casa montada, o ideal é um chá de lingerie para a mulher e um chá de cueca ou bar para o homem. Mas se o casal estiver montando a casa, eles devem optar pelo tradicional chá de panela, que é voltado para a noiva.

Organizando o Chá

Após escolher qual tipo de evento que o casal vai fazer, é hora de começar a organização e os preparativos.

 

chá de cozinha

 

Local: Muitos casais optam por realizar o chá no salão de festa do próprio prédio ou na casa de algum padrinho. A escolha do local é fundamental para os noivos definirem a quantidade de pessoas que vão participar do evento.

Horário do evento: Geralmente esses eventos ocorrem nos finais de semana. Os noivos podem decidir pelo horário do almoço ou jantar. Não existe uma regra. O casal deve escolher horário que seja favorável para todos os convidados.

Lista de Convidados: Segundo a assessora Danielle Carlos, é importante verificar quantas pessoas comportam no local. Outra dica é utilizar a lista de casamento, assim você pode escolher os convidados mais próximos, e evitar mal-estar de esquecer alguém que estará presente no casamento. Mas vale a pena lembrar que se deve levar em consideração o estilo do chá. Se for de lingerie, chame somente pessoas mais íntimas.

Lista de Presentes: Depois de definido o local e número de pessoas, é hora de montar a lista de presentes. Uma dúvida muito comum entres os noivos é se devem fazer ou não a lista de presentes. Joyce recomenda deixar a lista em uma loja especializada e cada convidado escolhe o que pode comprar.

Não se esqueçam que a ideia do chá é ganhar presentes essenciais mas com um valor menor aos de casamento. O bom senso, neste caso, é fundamental.

Mas afinal, o que pedir no chá?

Para o chá de panela, os noivos podem pedir: vasilhas de vidro ou plástico, colheres de pau, de plástico ou metal, lixeirinhas, forma de bolo de silicone, panos de prato, avental, entre outros. Já para o chá bar, Danielle comenta que as mulheres levam os mesmo itens do chá de panela e os homens itens para bar e churrasco, como: Kit coquetelaria, balde e pegador de gelo, kit vinho, tábua de cortar carne e outros acessórios.

chá de panela

 

Veja também Comemoração dos noivos pré-casamento

No chá de lingerie é diferente. Andressa Rando Favorito, gerente da loja Loungerie, conta que esse momento é uma boa oportunidade para amigas darem presentes mais sensuais. “As lingeries podem ser brancas ou off-white, mas as convidadas também podem abusar em cores sensuais, como preto e tons de vermelho. Uma dica importante é conhecer o estilo da noiva.”

chá de lingerie

As noivas podem misturar o chá de panela com o chá de lingerie. Dessa forma, as tias, avós e familiares podem se sentir mais confortáveis em presentear à noiva com itens de casa. Nesse caso, as lingeries ficam para as madrinhas e convidadas que têm a mesma idade da noiva.

chá de lingerie cha-de-lingerie-modelos (9)

Não é recomendável misturar chá de lingerie com chá bar, pois a noiva e as convidadas podem ficar inibidas com a presença de homens na festa.

Convite:  O convite deve seguir o tema do chá. Segundo Danielle, o casal pode pedir ajuda para uma pessoa que entenda de artes ou fazer em casa mesmo. No convite deve conter o nome dos noivos, local do evento, horário e nome da loja onde está a lista de presentes ou sugestão de presentes. Eles podem ser entregues pessoalmente, pelo correio ou através de redes sociais.

convite chá de panela Cardápio: Escolher o cardápio nem sempre é uma tarefa fácil. Joyce sugere aos casais optarem por um churrasco no horário do almoço. “O cardápio pode ser incrementado com um bar de caipirinhas ou cervejas. Sucos e chás são ótimas opções para quem não bebe. Caso o evento ocorra no período da noite, uma boa pedida são os canapés.”, completa a assessora.

comida chá de lingerie

Decoração: O evento deve ter a identidade do casal. Segundo Joyce, é importante pensar na mesa dos convidados e itens que podem ser usados para decorar. “Vasinhos de vidros ou garrafas com flores como rosas, cravo ou alstromélias ficam lindos”, comentou. Também se deve lembrar de separar um local para as lembrancinhas e uma mesa de doces para os convidados.

decoração chá de panela

Outro aliado na hora da decoração é o cantinho com fotos do casal e dos convidados. “Os convidados adoram. Esse cantinho pode ser um varal com fotos, um local com porta-retratos ou um mural de cortiça”, completa Joyce. Já para quem quer vai fazer o chá de lingerie, Danielle aconselha usar estampas de oncinha na decoração. Andressa lembra que na hora decorar deve-se levar em conta o estilo da noiva. Se ela é mais ousada, romântica ou básica deve-se seguir o perfil em toda a decoração.

Brincadeira: As brincadeiras são a parte mais esperada da festa e sucesso garantido nos chás. Elas podem ser coordenadas pelas madrinhas ou padrinhos, no caso do chá do noivo. Joyce  comenta que a contratação de atrações como Drag Queens, um DJ para eventos com pista de dança, show de dança do ventre ou aula de strip-tease, no chá de lingerie, deixam a festa ainda mais agitada.

maçã do amor chá de panela

Lembrancinhas: A escolha das lembrancinhas vai depender do orçamento do casal. Existem muitas opções no mercado, que vão desde dadinho do beijo, garrafinhas de água personalizadas e kit ressaca. Esse é o momento dos noivos abusarem na criatividade!

lembrancinha chá de panela Chá de panela lembrancinha

Registro da festa: Registrar esse momento é essencial. Se o orçamento permitir, os noivos podem contratar um fotógrafo. Joyce dá a dica de contratar profissionais freelancers em início de carreira, pois eles trabalham com preços acessíveis para eventos durante o dia ou aos domingos. “O bacana de contratar esses profissionais é a possibilidade de ter um registro fotográfico de qualidade sem ter que sacrificar amigos e parentes para essa função”, completa a assessora.

Veja mais dicas em DIY Pote para decoração chá de cozinha

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!