casamento-messianico
Tudo começou em 2009, quando durante um curso na Igreja Messiânica Crissie e Vitor se tornaram amigos . Porém, somente em 2012 o namoro começou. “Somos completamente diferentes: ele é da área de ciências humanas, gosta de rock, montanha e frio. Eu adoro uma praia, pagode, trabalho com ciências exatas. Em comum nosso amor, nossa crença religiosa e a vontade de fazermos felizes um ou outro e de formar uma família e um lar paradisíaco” diz a noiva.

Com essa certeza no coração em 12 de outubro de 2013 o casal foi morar junto. Na bagagem de amor, havia também o filho dela e a filha dele. Assim a tão sonhada família começou. O passo seguinte seria realizar o sonho do casamento na igreja. Esta era a maior preocupação de ambos, pois queriam seguir todo o ritual, porém dentro da simplicidade, seguindo a regrinha do menos é mais.

casamento-messianico

Foi nossa primeira cerimônia de casamento Messiânico e foi tudo muito bonito, diferente e simbólico. A começar pela purificação dos fotógrafos, que na sala do ministro que celebra o casamento, passam por esse ritual para que possam circular pelo altar com boas energias. Outro ponto que chamou atenção foi à questão da pontualidade, pois esta é vista como um reflexo da sinceridade, portanto uma questão levada muito a sério.

Enquanto a cerimônia não começa, em um ambiente especialmente preparado para isso, uma pequena cozinha, membros da igreja, chamados “dedicantes”, pois estão ali oferecendo generosamente seu tempo e conhecimento , fazem a preparação dos itens que irão para o altar.

casamento-messianico

Esses itens são colocados em um recipiente especial, denominado “sambô”, oferecem água (simbolizando o céu), arroz (representando o solo) e o sal (simbolizando o mar). Nesse ambiente também são preparados os alimentos que os noivos levam para serem abençoados e depois levam para seu lar e um ramo de pinheiro.

As alianças e a certidão do casamento também estão nesse processo para depois irem para o altar. Outro ponto interessante é a narração que é feita durante toda a cerimônia por um membro da igreja que explica o passo a passo de cada ação.

O Altar:

O altar é dividido em três. A parte central representa Deus, que está sempre no Centro de Tudo. No centro do altar têm uma inscrição em Japonês é a imagem da Luz Divina em japonês lê-se :”MIROKO OOMIKAMI” que quer dizer : Grande Luz Claridade e Verdade de Deus.

A direita da Imagem da Luz divina fica a foto do fundador da Igreja Meishu Sama que construiu e difundiu a religião com objetivo de constituir o paraíso na terra (o mundo ideal). À esquerda da imagem fica um arranjo de IKEBANA que é a representação do belo a natureza que torna o mundo perfeito.

casamento-messianico

A Cerimônia:

Com os pais e padrinhos já sentados nos primeiros bancos, em seguida entram a noiva e seu pai. Iniciando o Culto o Ministro Celebrante lê um comunicado pedindo permissão para Deus para cumprir sua missão de celebrar o casamento.

casamento-messianico BOT_1957 (Copy) BOT_1960 (Copy)

Entrada dos oficiantes com o ministro que fará a celebração:

Essa entrada é feita através da parte de trás do próprio altar. Eles não entram como um cortejo pela nave da igreja. Os oficiantes, são responsáveis por “auxiliar” o ministro na execução do culto, são eles que colocam as oferendas no altar, e que entregam os donativos de gratidão e as taças do brinde.

Ofertório de gratidão.

Nesta parte da cerimônia, é entregue aos noivos o ramo de pinheiro que depois é depositado no altar. Neste momento os noivos agradecem (em voz alta) por tudo em suas vidas. Em seguida em silêncio a troca das alianças é realizada. Logo após o casal recebe através do Ministro o Johrei que é o elemento principal da crença messiânica é uma espécie de oração – ou doação de “energia” – vista pelos seguidores do messianismo como a comunicação da Luz Divina diretamente para os noivos e seus espíritos. O casal de padrinhos representa os todos os participantes da cerimônia fazendo o ofertório de gratidão, desejando ao casal felicidades.

casamento-messianico casamento-messianico

Brinde:

Ainda no altar, o casal lê em voz alta seus compromissos matrimoniais e, por fim, compartilham vinho. É a troca das taças simbolizando a união do espírito e corpo do casal.

casamento-messianico casamento-messianico casamento-messianico

Segue-se com a Oração Amatsu Norito e a oração do Pai Nosso. Após esse momento o casal desce do altar assina o livro e a cerimônia é encerrada com o cortejo de saída e os cumprimentos que são recebidos na porta da igreja. Para esse momento especial criamos uma cantinho cheio de charme e elegância, onde os convidados recebiam amêndoas e bem casados. Confira mais fotos desta linda e emocionante cerimônia.

casamento-messianico casamento-messianico casamento-messianico casamento-messianico casamento-messianico casamento-messianico casamento-messianico

Eloah Dias – Wedding & Event Planner

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!