cardápio casamento 2 - revista icasei (2)

Escolher aquilo que será servido no casamento é uma grande responsabilidade – o tipo de serviço deve combinar com o estilo da festa e oferecer opções para os gostos da maioria dos convidados. Por isso, listamos os tipos de serviços e as dicas dos chefes para você escolher o menu ideal!

Conheça abaixo os tipos de serviço.

1. Menu degustação

De acordo com a chef Neka Menna Barreto, da Neka Gastronomia, as comidinhas vêm no formato volante, em pequenas porções. “É ideal para casamentos mais modernos, no estilo lounge. O lado bom é que a festa não depende do timing do jantar, já que as comidinhas vão passar independente dos convidados estarem acomodados ou na pista. É possível ser criativo com a louça e usar tacinhas, cumbuquinhas e pratinhos”, afirma.

Segundo Neka, a ideia é que o convidado experimente diversas receitas. “Por isso, é possível servir todos os tipos de comida, desde que seja possível comê-las em pé. Uma carne que precisa ser cortada, por exemplo, não entraria neste menu”, destaca.

cardápio casamento 3 - revista icasei (1)

Maíra Castilho Custódio, diretora de produção e atendimento da Nani Bernardo Gastronomia, conta que neste tipo de serviço, a empresa costuma servir saladas em taças de dry Martini, massas em um bowl, um tipo de carne e de uma a duas sobremesas volantes.

“Ele é um serviço mais informal, não há necessidade de ficar todo mundo sentado. No início, algumas pessoas tinham um pouco de receio com este serviço, pois achavam que era pouca comida. Hoje, algumas noivas que fazem a degustação ficam impressionadas em como serve bem aos convidados”, declara Maíra.

menu degustação - revista icasei

Neka sugere alguma opções a serem servidas no menu degustação: rolinho de rosbife com farofa de pistache, pacotinho de zuchinni com brandade de bacalhau, rolinho de berinjela com tomate e mussarela de búfala e batatinha com queijo gruyère.

2. Finger Food

Neka explica que o serviço de Finger Food é parecido com o menu degustação, já que elas vêm no formato volante em pequenas porções. “A diferença é que não se usam pratos e cumbucas. Neste serviço, também não entram carnes que precisam ser cortadas ou comidinhas que desmancham”, pontua

cardápio do casamento - revista icasei (4)

Algumas receitas de Neka para este tipo de serviço são: bombocado de bacalhau, amarradinho caprese, brioche de salmão, rolinho de berinjela com ratatouille de legumes e rolinho de parma com queijo de cabra.

cardápio casamento 3 - revista icasei (2)

Veja também 15 receitas fofas para encantar seu noivo no dia dos namorados

3. Coquetel

Trata-se do serviço de canapés volantes. “Pode-se optar por ‘coquetel com prato volante’ e acrescentar um prato quente. Alguns exemplos do que servimos são: o canapé de arroz negro com shimeji e shitaki, a bruschetta de queijo brie com pesto e maçã verde e a tortinha de alho poró”, comenta Neka.

cardápio casamento 2 - revista icasei (2)

4. Franco-Americano

Segundo Maíra, é um dos serviços mais requisitados para casamentos. “É tudo montado como um banquete, com réchauds”, afirma.

cardápio casamento 2 - revista icasei (1)

“Neste serviço, é possível servir de tudo. A vantagem é que cada um se serve da forma como preferir e a quantidade que quiser”, diz Neka.

Alguns pratos que Neka costuma servir são: rosbife com cinco pimentas, salmão com crosta de laranja e purê de mandioquinha com baunilha, picanha confitada, vinagrete de polvo, bobó de camarão, risoto de cevadinha com cogumelo etc. 

5. Jantar empratado

De acordo com Maíra, este é um tipo de serviço que dá muita ênfase à gastronomia, por ter apresentações diferenciadas. “Neste tipo de serviço, todos os convidados devem ficar sentados, não há uma ilha com os pratos. Trata-se de um serviço mais demorado, pois espera-se todo mundo terminar um prato para que seja servido o próximo. Além disso, é preciso ter muitos garçons para atender a todos os convidados. Os pratos ficam lindos, pois são servidos imediatamente. Há também uma montagem de talheres bem farta na mesa. Por conta disso, há valores especiais para este o jantar empratado”, indica.

cardápio do casamento - revista icasei (1)

“Fizemos um casamento, em que os noivos não queriam tanto destaque para pista de dança – eles colocaram apenas uma banda de jazz, que tocava enquanto o jantar era servido, o que combinou bem com o serviço empratado”, lembra Maíra.

cardápio do casamento - revista icasei (5)

Para Neka, este serviço é para quem valoriza a gastronomia e permite harmonização com vinhos. Alguns pratos que Neka costuma servir nestas ocasiões: lombo de bacalhau, paleta de cordeiro, brandade de bacalhau, cevice com arroz negro, salada de figos com queijo de cabra e molho de maracujá, moqueca de frutas. 

Veja também Vinhos para casamento, incluir ou não no cardápio? Dicas italianas

6. À Francesa

Segundo Neka, é um serviço não muito comum no Brasil.  Maíra concorda e destaca que é um tipo de serviço um pouco mais engessado. “É bastante formal. O convidado fica sentado e o garçom traz a travessa com a comida para que ele se sirva”, expõe Neka.

cardápio do casamento - revista icasei

 

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!