É difícil imaginar um casamento sem o bolo. Afinal de contas, o corte do bolo é um dos momentos mais simbólicos no casamento e faz referência ao primeiro ato de partilha do casal. E, para este momento tão importante, não dá para simplesmente usar qualquer bolo.

Mas se o bolo é uma tradição que nunca sai de moda, não podemos dizer o mesmo dos sabores e elementos decorativos: hoje é possível ir muito além do clássico bolo de pasta americana e nozes –cada vez mais decorações e sabores diferenciados surgem e o casais optam por aquilo que têm mais identificação com a sua festa.

Confira algumas dicas essenciais para escolher o seu bolo de casamento.

Foto: Favia Valsani/ Bolo Petite Fabrique
Foto: Flavia Valsani/ Bolos Petite Fabrique

Com quanto tempo de antecedência os noivos devem contratar o bolo de casamento?

Segundo Júlia Lima, da Petite Fabrique, o ideal é que esse contato aconteça com cerca de 3 meses de antecedência, pois nesse período geralmente já foram escolhidas as sobremesas oferecidas pelo buffet e a partir disso podem ser definidas a quantidade de bolo e o sabor, que deve complementar os sabores já definidos para os doces e sobremesas.

“Alguns confeiteiros trabalham com uma antecedência maior, então se os noivos sonham com o bolo de uma determinada confeitaria, o melhor é entrar em contato o quanto antes e se informar sobre as políticas da empresa”, explica Júlia. Já Fernanda Garcia, do Casal Garcia Bolos e Bem-casados, afirma que com 6 meses de antecedência é o ideal.

Bolo de casamento quando pedir
Imagem via Call me cupcake

Vocês recomendam o uso de bolo cenográfico? Quando é usado um bolo cenográfico, pode ser servido um outro bolo aos convidados? Como acontece esta dinâmica?

Júlia afirma que adora trabalhar com bolos verdadeiros, mas isso pode acabar aumentando o orçamento final do casal. “O bolo cenográfico é uma alternativa que pode ser utilizada quando a festa já oferece muitos doces, ou quando o buffet inclui o bolo de corte -um bolo que não vai para a mesa de doces. Nesse caso, o bolo cenográfico funciona como uma parte da decoração e o buffet serve um bolo de corte, que já é porcionado e empratado e apenas levado aos convidados”, expõe Júlia.

Na opinião de Fernanda, a indicação é evitar o uso do bolo cenográfico. “A tradição do corte do bolo é algo que nunca deve acabar. Fazemos sim, partes falsas no bolo e pelo menos um andar de bolo. Sempre trabalhamos com o 1º andar de bolo (o maior), pelo menos”, destaca.

Bolo de casamento cenográfico
Foto: Kim Lyn Photography

Como o bolo deve ser armazenado?

A conservação do bolo depende de seus ingredientes. “Os bolos de pasta americana, por exemplo, não devem ser armazenados na geladeira, e sim em um local fresco e seco, como uma sala com ar condicionado. Já bolos com merengue, brigadeiro ou ganache devem ser armazenados sob refrigeração até o momento da montagem da mesa de doces. É importante, tanto para os doces quanto para o bolo, que o local onde a mesa de doces está localizada seja fresco, longe do sol, calor e umidade”, alerta Júlia.

Fernanda comenta que na empresa Casal Garcia, depois de pronto, o bolo é armazenado em um ambiente climatizado na temperatura de 17ºC até a entrega. “Depois da entrega, o ideal é manter em local fresco ou até mesmo com ar condicionado”, expõe.

Bolo de casamento como armazenar
Foto: Juliana Kneipp/ Bolos Petite Fabrique

Que cuidados os noivos devem ter ao contratar o bolo de casamento?

Na opinião de Júlia, o primeiro passo é verificar se o buffet oferece esse produto, e caso ofereça, que tipo de bolo está incluso. “Caso o buffet ofereça apenas bolo de corte, os noivos podem optar por um bolo cenográfico ou ainda por um bolo menor, que pode ganhar destaque na mesa de doces com o uso de uma boleira alta. Se o bolo não estiver fizer parte do serviço do buffet, é interessante entender qual estilo de bolo os noivos procuram – de pasta americana, naked cake, mais de um bolo -e então procurar pelas empresas que atendem a essa expectativa”, afirma.

A dica de Fernanda é a de contratar o bolo com uma empresa de confiança que dê qualquer suporte aos noivos caso haja algum dano ao bolo no transporte ou até mesmo no salão de festa. “Afinal, o bolo sempre fica em evidência na festa. Precisa estar impecável. E, além disso, a empresa precisa cumprir as normas da Anvisa para estar livre de qualquer tipo de contaminação alimentar”, recomenda.

Bolo de casamento como contratar
Casal Garcia/ Divulgação

Com calcular a quantidade certa de bolo para um casamento? Que fatores influenciam?

De acordo com Júlia, calcula-se entre 50-70g de bolo por convidado, considerando uma quebra de 30%, ou seja, a quantidade de bolo é calculada para 70% do número de convidados, que é a média de pessoas que realmente comparecem à festa.

“Os fatores que influenciam esse cálculo são o horário da festa e a presença de outras sobremesas: nos casamentos de dia, costuma-se comer mais bolo, pois nas festas que acontecem à noite os convidados ficam mais tempo na pista, e poucos voltam para a mesa para comer o bolo; quando a oferta de sobremesas é grande, elas “competem” com o bolo, já que geralmente são servidas antes dele”, indica Júlia.

Fernanda conta que o cálculo feito para servir 60% dos convidados. “Mas, é claro, que têm critérios que aumentam ou diminuem esse consumo, como por exemplo, se vai ter ou não bebida alcoólica, horário da cerimônia, perfil dos convidados, se vai ter jantar e sobremesa, se será uma recepção de bolo e champanhe”, argumenta.

Bolo de casamento quantidade
Pinterest/ Reprodução

Quais são os tipos de bolos e sabores mais pedidos pelos noivos? Existem sabores que são considerados “clássicos” e nunca saem de moda? Quais são os ingredientes mais usados para bolos de casamentos?

Júlia acredita que os tipos de bolos e sabores pedidos variam muito de acordo com o perfil dos noivos e, deste modo, da festa que eles planejam. “Casais mais clássicos costumam preferir bolos de pasta americana, com andares. Casais mais modernos optam por bolos com outros acabamentos, como naked cakes ou bolos com coberturas rústicas. Os sabores preferidos são os clássicos, como massa de nozes com recheio de doce de leite, mas combinações com chocolate e frutas vermelhas também têm boa saída”, aponta.

Para Fernanda, o tipo de bolo mais pedido ainda é o clássico, todo branco, com 3 ou 4 andares. “O sabor mais pedido é o com massa branca e recheios de doce de leite, geleia de damasco, ganache branca, nozes e creme de ovos moles”, propõe.

Bolo de casamento sabores
Foto: Angelo Dal Bó/ Bolo Petite Fabrique

Quais as tendências de bolos para 2017?

Para Júlia, uma tendência bem bacana é a escolha de mais de um bolo, de diversos formatos, tamanhos, sabores e decorações para compor a mesa de doces, ao invés de um único bolo de andares.

Fernanda aposta nos bolos de babados e os bolos com muitas flores de açúcar. Outras tendências que devem ser fortes em 2017: os bolos de camada única, “Dirty Iced cakes” (bolo cuja cobertura escorre delicadamente pela superfície), folheados a ouro, com pedraria e marmorizado.

Bolo de casamento tendência 2017
Imagem via bridal musings

O bolo precisa combinar com a decoração de casamento? Quais os bolos mais indicados para um casamento clássico, um rústico no campo e um na praia?

Júlia acredita que o bolo já seja parte da decoração, então é legal que harmonize com a identidade visual escolhida para a festa, que depende da preferência dos noivos. “É comum que casais clássicos optem por bolos de pasta americana, enquanto noivos que casam na praia ou no campo escolham bolos com outros acabamentos, como naked cakes e outras decorações mais rústicas”, sugere.

Fernanda concorda: “O bolo precisa conversar com a decoração da festa. Casamentos clássicos ficam lindos com bolos com rendas, laços, poás e/ou flores; já para os rústicos no campo e na praia, ficam ótimos com o semi naked cake e o naked cake com frutas ou flores naturais ou de açúcar”.

Bolo de casamento decoração
Casal Garcia/ Divulgação

Como harmonizar o bolo com os demais doces da festa?

De acordo com Júlia, o bolo pode complementar os sabores dos doces, ou seja, se o bolo for de nozes, por exemplo, os noivos não precisam optar por um docinho com este ingrediente para a mesa.

Existe uma maneira correta para os noivos fazerem o corte do bolo?

Para Júlia, o corte do bolo é um momento tradicional da festa, pelo qual muitos convidados esperam. “Geralmente os noivos seguram a espátula juntos, pois isso simboliza a nova vida como casal, e é nessa hora que são feitas as fotos protocolares do corte do bolo. Isso pode ocorrer depois do prato principal, para que seja servido como sobremesa, ou ainda no início da festa, para que o serviço de buffet tenha tempo hábil para cortar o bolo para todos os convidados”, opina.

Uma dica importante da Fernanda: “Sempre indico que o corte do bolo seja feito no 1º andar (o maior), para ficar mais bonito na foto com os braços bem posicionados”.

Bolo de casamento como cortar
Foto: Duo Borgatto
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!