Momento fofoca: você sabia que até modelo tem problema de pele? É praticamente impossível achar uma mulher que não tenha um qualquer. Seja sensibilidade, oleosidade excessiva, acne ou manchas, alguns desses exemplos devem ser seu conhecido de longa data. Se a lei de Murphy for verdadeira, seu problema vai até ficar mais em evidência só por que você tem um evento importante para ir, como seu casamento ou de algum familiar ou amigo.  A maquiagem, nestes casos, vira uma grande aliada e com algumas informações e truques, você pode usá-la a seu favor. Conheça os principais problemas de pele e como disfarçá-los com maquiagem.

Como camuflar as imperfeições da pele

Muitos desses problemas que afligem as mulheres podem ser camuflados com o uso dos corretivos coloridos, ou seja, existem algumas cores principais que neutralizam manchas mais comuns como o melasma e a rosácea. A cor verde, por exemplo neutraliza tons avermelhados. Neste caso, além do próprio corretivo na região, você pode optar por produtos, já disponíveis no mercado, que possuem uma tonalidade esverdeada, próprio para tirar a vermelhidão, como BB Creams ou primers.

As benesses dos corretivos coloridos não param por aí: a cor amarela neutraliza tons arroxeadas, como hematomas ou olheiras; o laranja neutraliza roxo acinzentadas, como olheiras cinza-arrocheadas (mais característica em pele negra). Já o lilás neutraliza manchas amarronzadas como sardas e melasma.

Como camuflar as imperfeições da pele negra

Quando o caso é acne e oleosidade as dicas começam muito antes da maquiagem. Os dois problemas são causados pelas glândulas sebáceas da pele que produzem muito óleo, logo, o correto é higienizar muito bem a pele com sabonete próprio para esse fim. Não se esqueça do tônico, que deve ser livre de álcool, para não estimular ainda mais a oleosidade.

Um dos produtos principais é o primer, que é responsável por fechar os poros. Lance mão de uma base oil free e se precisar, matifique a região da zona T com um pó translúcido. Quem tem problemas com acne comumente possui algumas regiões avermelhadas. Neste caso, use a dica acima do corretivo esverdeado.

As rugas e marcas de expressão são as principais queixas femininas. Com o passar da idade nossa pele perde um pouco de hidratação e costuma ser mais seca que o normal, que é quando começamos a notar o aparecimento de linhas profundas. Na hora da maquiagem, evite o uso de muitos produtos juntos. Primeiro, use água termal para ajudar na hidratação ou um primer líquido que já tenha a função de hidratar e não acumula camada de produto.

Prepare com um pouco de hidratante de fácil absorção e use um primer, que preenche leves depressões e sulcos -faça uso dele somente onde é preciso. Use bases com acabamento acetinado, elas devolvem o brilho de pele saudável. Evite as muito secas ou com acabamento mate.

Como camuflar as imperfeições da pele oleosa

O excesso de pelos no rosto também pode ser um fator que atrapalha e compromete o resultado da maquiagem. É quase impossível disfarçá-lo e na tentativa de esconder a indelicada penugem, corre-se o risco do efeito rebote: os indesejáveis ficarem ainda mais ressaltados. Buço e sobrancelhas costumam ser as áreas do rosto que mais frequentemente precisam de depilação, que normalmente deve ser feita com pinça, cera e fio egípcio, sendo esse último o mais indicado.

Se por acaso você apresenta um volume de pelos maior que o normal, é recomendado procurar um dermatologista. Uma das principais causas de excesso de penugem no rosto feminino é o hirutismo, uma condição clínica caracterizada pela presença de pelos no corpo da mulher com distribuição e padrão masculino. É uma situação muito comum, que afeta entre 5% a 10% da população feminina.

Noiva como maquiar as imperfeições da pele
Foto: MA Foto Studio/ Casamento real | Mariana e Gustavo
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!