Aluguel de carro O guia completo
Pinterest/ Reprodução

Você não vai chegar na sua cerimônia de casamento em uma abóbora dirigida por ratinhos que a fada madrinha transformou, vamos ser realistas.

Alugar um carro especial é prático e, de bônus, pode render boas fotos. Confira abaixo algumas dicas essenciais para alugar um carro para o casamento:

Com quanto tempo de antecedência os noivos devem contratar o serviço de aluguel de carro?

Segundo Arlete Ramos, da empresa Guiando Sonhos, dependendo do veículo desejado, o ideal é contratar de um ano a nove meses antes, pois alguns modelos de carro são muito procurados.

Felipe Ayres, proprietário da empresa Chofer das Noivas, afirma que depende da data do casamento. “Para meses em que há maior número de casamentos, como maio, setembro, outubro e novembro, o ideal é contratar o carro com um ano de antecedência –especialmente se a festa ocorrer em um sábado. Se for em outras datas, o carro pode ser contratado de seis a três meses antes”, explica.

Quais as vantagens de alugar um carro para o dia do casamento? 

Na opinião de Arlete, a principal questão é a segurança. “Ao contratar uma empresa especializada, os noivos terão uma pessoa que está única e exclusivamente ali para conduzi-los. Não é convidado, amigo, parente ou conhecido -que nesses casos estariam também preocupados em se preparar e curtir a cerimônia e festa”, propõe.

Ayres completa: “O dia do casamento é um momento bastante feliz, mas também é bastante exaustivo. Por isso, passar a responsabilidade do transporte dos noivos para uma empresa é uma tranquilidade a mais”. Outra vantagem de contratar o serviço de aluguel de carro é o fato de que o veículo acaba causando um impacto maior na chegada da noiva, além de render boas fotos para o álbum.

Arlete também destaca que, ao contratar este serviço, os noivos saberm que, em caso de problemas, terão um carro reserva para atendê-los. “Isso não acontece quando se pega um carro emprestado ou da família”, expõe.

Aluguel de carro vantagens de alugar
Foto: Lauren Balingit

Como escolher o modelo mais adequado para o casamento? O estilo do casamento influencia no tipo de carro a ser escolhido?

Arlete acredita que o estilo influencia na escolha, mas existem outros itens importantes a serem analisados. “Por exemplo: em um casamento retrô, um modelo de carro antigo seria bem legal. Mas se a cerimônia ou a festa forem em uma ladeira ou em um local com o trajeto mais longo, esses veículos não têm as mesmas tecnologias dos carros atuais. Para cidades ou épocas mais quentes, também é importante ter ar condicionado. O que eles precisam ter em mente, além do orçamento, é o espaço interno do modelo e também ver o acesso de saída e entrada da noiva, os carros com 4 portas são mais indicados” pontua Arlete.

Para quem está em dúvida sobre o modelo, Ayres dá a dica: “escolha um carro que ultrapasse gerações. A ideia é que os noivos possam olhar as fotos daqui a alguns anos e não sintam que o carro está ultrapassado”.

Aluguel de carro O guia completo estilo
Foto: Nathan Westerfild

Que cuidados os noivos devem ter ao contratar um serviço de aluguel de carros? Que itens eles devem verificar antes de fechar contrato com a empresa?

O primeiro item é verificar a idoneidade da empresa. “Indicações de pessoas de confiança são um boa ferramenta, hoje em dia temos sites em que as pessoas colocam reclamações de qualquer empresa, todo cuidado é pouco, não é um relógio caro que estão adquirindo, é um serviço que junto com diversos farão com que o evento seja perfeito”, explica Arlete.

“Algumas empresas barateiam custos, mas possuem menor suporte aos noivos –ou seja, não possuem seguro dos carros ou, em caso de emergência ou acidente, não conseguem atender os clientes. Por isso, é importante verificar se é uma empresa idônea ou se há reclamações a respeito dela. Para os noivos, é um dia único e eles não podem arriscar”, alerta Ayres.

Outra questão a ser verificada, segundo Arlete, é se a a empresa tem CNPJ, contrato, se tem carro reserva e como procede esse item, além de observar se a empresa cobra por ocupante, se os noivos estão alugando o veículo com motorista e não um assento no carro. “Ler o contrato com calma e retirar todas as dúvidas é o ideal”, sugere Arlete.

Aluguel de carro cuidados antes de alugar

O aluguel deve ser feito só para levar a noiva ou pode ser feito para levar o noivo também? O carro fica esperando até o final da festa? Ou somente leva os noivos da cerimônia para a festa? Quais são as opções? Com quem a noiva geralmente vai no carro?

Segundo Arlete, os planos se adequam a cada necessidade. Ela oferece as seguintes opções:

– Levar a noiva do local que ela está se preparando para igreja ou salão;

– Levar a noiva do local que ela está se preparando para igreja e depois segue para recepção;

– Levar a noiva do local que ela está se preparando para igreja ou não e depois segue para recepção, fica aguardando para levá-los até o hotel ou residência.

Ayres também oferece diversas opções: “Às vezes, há um carro para a noiva e um para o noivo. Depois da cerimônia, fica somente um carro. Ou então, há quem opte pelo carro do noivo e depois deixa este veículo para transportar familiares”.

A noiva pode escolher quem vai no carro –podendo ser o pai, a mãe ou alguém que estava se arrumando com ela. Ela só deve observar em contrato quantas pessoas podem ir no carro e se terá espaço suficiente para seu vestido.

Aluguel de carro para o que usar
Foto: Koman Photography

E quando os noivos fazem a cerimônia e a festa no mesmo local, existe uma opção de pacote para isso? E quando a noiva decide se arrumar no próprio espaço do casamento, ela costuma alugar carro? 

Isso vai depender do orçamento e desejo dos noivos. “Já tivemos casamentos em que levamos o noivo até o local e, depois da cerimônia, eles fizeram aquelas fotos lindas e o veículo foi liberado. Se a noiva for se preparar no próprio espaço, o veículo pode ficar com o noivo. É ele que chega com o veículo e depois eles fazem as fotos. O carro fica aguardando para retornar com eles em segurança, depois de terem curtido toda a festa. Se noiva se prepara em um lugar fora, como dia de noivas ou hotel, segue o normal”, afirma Arlete.

De acordo com Ayres, estas questões podem ser adaptadas, pois a contratação é feita por período.

Com quanto tempo de antecedência é preciso marcar para o carro chegar?

Arlete recomenda que os veículos saiam com uma margem de segurança, caso precisem lidar com algum imprevisto, como desviar de algum trânsito ou trocar de pneus. “Geralmente, as noivas marcam o horário que vão estar prontas ou um pouco antes para tirar as fotos na frente do hotel, pousada ou algo assim”, indica Arlete.

Ayres lembra que todos os horários combinados devem constar em contrato para que esteja tudo certo no dia.

Aluguel de carro chegada do carro
Foto: Elizabeth Messina

Serviço

Guiando Sonhos

clique para ver o telefoneGuiando sonhos: (21) 2137-8437

Chofer das noivas

clique para ver o telefoneChofer das noivas:(21) 3435-5310

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!