Que as noivas adoram fazer uma dieta para ficarem bem no vestido, todo mundo sabe. Mas e para prevenir uma gripe bem na semana da festa? Ou espinhas e o temido bad hair day? E o stress? Para isso, existem os alimentos funcionais, que não prejudicam a dieta de emagrecimento e dão um plus na beleza e no estado de espírito. Que tal adotar alguns deles desde já? De acordo com especialistas, se utilizá-los nos 3 meses que antecedem a cerimônia, os resultados já serão visíveis no grande dia.

Alimentos-funcionais-para-chegar-linda,-zen-e-saudável-ao-casamento-alimentação

Stress

Por mais que a assessora e os fornecedores garantam que está tudo bem, a ansiedade é inevitável. Para não exagerar na dose, a alimentação pode ser uma aliada. “Os tradicionais chás de camomila e maracujá, usados desde a época de nossas avós, são verdadeiramente eficazes para o relaxamento. E, se com a ansiedade vier a vontade de comer doces, indico esquentar frutas com canela. As frutas garantem a saciedade e a especiaria também é eficaz para acalmar”, afirma a nutricionista Gabriela Gurgel.

“Inclua na sua dieta alimentos ricos em carboidratos complexos (pão, arroz, macarrão), em ácido fólico (alface, espinafre, brócolis, feijão, frutas cítricas), em minerais como potássio (vegetais de cores fortes), magnésio (abóbora, amendoim, tofu), selênio (noz e castanha-do-pará) e nas vitaminas C (mamão, frutas cítricas) e do complexo B (atum, frango, amendoim). Esses nutrientes estimulam a atividade cerebral e energizam a pessoa, além de Triptofano. O triptofano é o aminoácido que participa da fabricação de serotonina (hormônio do bem estar): carnes magras, peixes, leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, nozes e leguminosas”, indica a nutricionista Karyna Pugliese. Outra dica é controlar o consumo de bebidas alcoólicas, cafeína, refrigerantes, alimentos gordurosos e chocolate.

Imunidade

Nas dietas, é muito comum as noivas só priorizarem a forma física e esquecerem os nutrientes fundamentais. Aí o resultado pode ser bem desastroso, pois a alimentação muito restritiva acaba com a imunidade. O ideal é sempre incluir alimentos que turbinem as defesas do organismo.

“Sempre consuma produtos ricos em glutamina (carne, ovos, derivados do leite e da soja), arginina (carnes, leite, ovos, queijos, alho, ervilhas, grãos), ômega 3 (óleos vegetais da linhaça, gergelim, castanhas e peixes de água fria como arenque, atum, sardinha e salmão), vitamina A (abóbora, cenoura, manga, espinafre, brócolis, batata doce, ovos, fígado e laticínios), vitamina C (acerola, pimentão vermelho, goiaba, kiwi, maracujá, mamão, morango, laranja, limão, jabuticaba, brócolis e repolho), e vitamina E (óleo de gérmen de trigo, óleo de girassol, óleo de milho, amêndoas , abacate, salmão, ervilha)”, aconselha Karyna.

“O uso de condimentos frescos, como salsinha e outras ervas naturais, temperos, como alho, orégano, gengibre e cebola, e especiarias como açafrão da terra e canela, também é uma maneira de turbinar a imunidade sem alterar muito a dieta do dia a dia”, diz Gabriela.

Alimentos-funcionais-para-chegar-linda,-zen-e-saudável-ao-casamento-alho

Pele

Tudo bem que a make do dia vai ser caprichada, mas não seria nada mal chegar ao altar com uma pele maravilhosa – o que, inclusive, facilita a vida do maquiador. “A aveia é um super alimento que faz muito bem à pele, aos cabelos e unhas, deveria fazer parte da dieta do dia a dia, sempre. O ômega 3 também tem esse papel”, afirma Gabriela. “Mesmo para quem tem leve intolerância a glúten e lactose, o consumo desses nutrientes pode causar irritações na pele. Portanto, se houver suspeita de intolerância ou alergia, é melhor evitar”.

“O consumo de vitaminas A e C, vitaminas do complexo B e zinco pode melhorar o aspecto da pele. Atualmente estudos têm sugerido um efeito foto protetor de nutrientes como a vitaminas C e E, os carotenoides e o ácidos graxos ômega-3. A alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes e alta ingestão de água está ligada à manutenção de uma pele saudável. Aumente o consumo de frutas (laranja, limão, acerola, morango) e vegetais amarelos (cenoura, abóbora, milho) e verdes escuros (espinafre, brócolis, aspargo) para obter vitaminas A e C, leguminosas, pães e cereais integrais ou enriquecidos, ovos e verduras escuras para obtenção de vitaminas do complexo B, frutos do mar, aves e cereais para suprir deficiências de zinco, peixes gordurosos (salmão e atum), óleo de linhaça, gergelim e girassol para obter ácidos graxos ômega-3, beba água suficiente para refrescar o corpo e eliminar resíduos, não fume e evite ambientes com fumaça”, indica Karyna.

Alimentos-funcionais-para-chegar-linda,-zen-e-saudável-ao-casamento-pele

Cabelos

Um penteado digno de princesa não combina com oleosidade excessiva, queda de cabelos ou quebra dos fios. “Uma alimentação variada é fundamental para que a saúde do couro cabeludo e dos próprios cabelos seja mantida”, afirma Karyna Pugliese.

“O beta-caroteno (vegetais alaranjados e em folhas de cor verde-intensa), vitamina A (fígado, na gema de ovo, no leite em seus derivados) e B (vísceras, carnes magras, cereais integrais, legumes, grãos e nozes) ajudam na síntese de todos os tecidos do corpo, assim também são necessários para o crescimento do cabelo. O zinco (existente nas ostras, fígado, leite e farelo de trigo) estimula a multiplicação das células, favorecendo o crescimento e fortalecimento dos cabelos. Os aminoácidos, lisina, cisteína e prolina (encontrados em carnes), são a matéria-prima para a construção dos fios”.

Unhas

“É importante incluir alguns alimentos na rotina alimentar e garantir a saúde e beleza das unhas. São eles as fontes de vitamina C (acerola, pimentão vermelho, goiaba, kiwi, maracujá, mamão, morango, laranja, limão, jabuticaba, brócolis e repolho), fontes de vitamina E (óleo de gérmen de trigo, óleo de girassol, óleo de milho, amêndoas, abacate, salmão, ervilha, laticínios,frango, vegetais de folhas verdes escuras, nozes, sementes e grãos integrais), fontes de biotina (peixes de água salgada, gema cozida, levedura e grãos integrais) e fontes de vitaminas do complexo B (ovos, carnes, aves e laticínios)”, aconselha Karyna.

Alimentos-funcionais-para-chegar-linda,-zen-e-saudável-ao-casamento-mamão

Barriguinha e TPM

Mesmo cumprindo a dieta à risca, ninguém está livre da retenção de líquido no ciclo menstrual ou por conta da pílula anticoncepcional– fora algumas sortudas. Ainda bem que dá para amenizar.

“O chá de salsinha não tem um gosto muito agradável, mas é excelente para amenizar o inchaço. Se não conseguir se adaptar, pode incluir a salsinha fresca como tempero nos alimentos o quanto puder, e consumir chá de dente de leão. E é básico tomar muita água e adotar alimentos ricos em água, sempre”, aponta Gabriela.

Reduza o consumo de sal. Ele também pode trazer problemas relacionados à hipertensão. Elimine o açúcar branco e carboidratos simples como pães, bolos e biscoitos feitos de farinha branca. Dê preferência a alimentos diuréticos, como frutas, verduras e legumes,e evite o consumo excessivo de refrigerantes e embutidos. Inclua na dieta chás de ervas, pois são eficientes diuréticos. Entre eles: cavalinha, gengibre, canela, cardomomo e chá verde”, conclui Karyna.

Alimentos-funcionais-para-chegar-linda,-zen-e-saudável-ao-casamento-melancia

Serviço

Dra Gabriela Gentil

Site: nutrireviver.com

Telefone: (11) 3258-0136

Dra Karyna Pugliese

Site: karynapugliese.blogspot.com.br

Telefone: (11) 3018-1525

Endereço: Rua Olimpíadas, 200 – 11 Andar – Vila Olímpia – SP

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!