Castelos de contos de fadas, jardins nababescos, vinícolas premiadas, praias de sonho (sim, com areias branquinhas, águas transparentes e belas falésias). Dentro do pequeno espaço que lhe coube no mapa-múndi, Portugal soube tirar bom proveito. E, agora, vive seus dias de glória. A capital, Lisboa, é a bola da vez na Europa. Nunca houve tantos restaurantes premiados, hotéis design e atrações de peso. A isso juntou-se, poucos meses atrás, sua eleição como melhor cidade do mundo nos Design Awards 2017, da revista inglesa Wallpaper, a bíblia da arquitetura, do design e do lifestyle. Era o que precisava para ela bombar.

No norte do país, o Porto foi eleito, também este ano, o melhor destino europeu. As novidades pipocam por todo canto. A tudo isso soma-se o clima delicioso, mesmo no inverno (muito mais ameno do que no resto da Europa), o idioma, a receptividade, a comida, os famosos doces conventuais… O resultado é um dos melhores destinos do mundo para dizer sim a quem você ama. Agora, basta apenas escolher um dos seis lugares incríveis que apresentamos a seguir.

Destination wedding em Portugal Cascais
Destino de praia: Cascais
Cerca de 45 minutos, à beira de um Tejo que desagua no mar, separam Lisboa da elegante Cascais, com seu centrinho histórico recheado de construções em tons pastéis, palacetes e quintas. Baías pontilhadas de barquinhos coloridos e pequenos trechos de praia desenham poeticamente a costa, até que imponentes falésias tomam conta da paisagem e descortinam um Atlântico imponente e cênico, que segue até a Praia do Guincho, uma das mais bonitas do litoral português. Aqui, casarões seculares abrigam casas de chá e simpáticos cafés. E fortalezas são palco de restaurantes estrelados e hotéis de charme. A serra que funciona como pano de fundo abriga Sintra e seus castelos, refúgio de verão da família real portuguesa durante séculos.
Mapa da mina: Resultado da união entre uma mansão do século 19 e um edifício de linhas futuristas, o Farol Design Hotel foi construído em cima das pedras, debruçado sobre o mar. Seus espaços tiram um grande proveito da localização. Um coquetel no Deque das Rochas, em volta da piscina, pode ser iluminado com tochas e velas. A sala Private Mix, ideal para petit comités, simula a extensão de uma casa – tem ambiente de estar e uma bela mesa de jantar, que se abre para o jardim. Há ainda uma sala para recepções de até 80 convidados, com acesso a um lindo terraço ao ar livre. Entre as suítes, destaque para as oito que foram decoradas por famosos estilistas.

Foto: iStock
Destination wedding em Portugal Cascais
Casamento em Portugal Alentejo
Destino de campo: Alentejo
Campos de oliveiras milenares que seguem até onde a vista alcança. Aqui e ali, grandes rebanhos de ovelhas. A paisagem pode mudar e ceder espaço a vinhedos premiados, com denominação de origem protegida. Ou, então, plantações de sobreiros, a bela árvore que dá origem à cortiça (vale lembrar que Portugal é o principal produtor do material no mundo). O Alentejo é a roça portuguesa por excelência. Um pedaço de terra pontilhado de vilas de casas branquinhas e castelos medievais. Endereço dos melhores azeites e de alguns dos mais encorpados e festejados vinhos do país, a região exibe, também, bastante história. Vestígios pré-históricos dividem a cena com monumentos romanos (caso do belo Templo de Diana, em Évora, do século 1), palácios e igrejas seculares. 
Mapa da mina: Nos arredores de Évora, o Convento do Espinheiro é um hotel instalado nos alicerces de um convento do século 15, com direito a salões de tetos abobadados, lindos claustros de traços manuelinos e uma igreja da mesma época, decorada com painéis de azulejos, onde pode ser realizada a cerimônia religiosa. As áreas comuns contam com uma piscina e um spa. Menor e mais acolhedor, O Torre de Palma está cercado de vinhedos (onde podem ser servidas deliciosas refeições). Membro da cadeia Design Hotels, tem um centro equestre, uma bela piscina e ambientes moderninhos em pleno campo.

Foto: iStock
Casamento em Portugal Alentejo
Casamento em Portugal Ilha Madeira
Ilha: Madeira
A chegada à Ilha da Madeira antecipa, de camarote e com emoção, um pouco do cenário que o visitante encontrará por lá: florestas densas, um mar de montanhas e um Atlântico azul de doer. É ele, aliás, quem dá as boas-vindas – a pista de pouso do aeroporto local se estende em pilares sobre o mar e a sensação é a de deslizar sobre as águas. Distante cerca de 1.000 quilômetros de Lisboa, a ilha tornou-se o balneário oficial da Europa. Com águas quentes e clima sempre ameno, atrai turistas o ano todo. Junte a isso quintas elegantes, um jardim botânico de sonhos, campos de golfe e um mar perfeito para ver baleias e golfinhos. Mas não espere faixas de areia branquinha – a costa aqui desenha falésias escarpadas e praias pedregosas, mas com piscinas naturais.
Mapa da mina: No alto de uma falésia, debruçado sobre o mar, o Belmond Ried's Palace ocupa um suntuoso palacete histórico, que já recebeu ilustres como Churchill e Bernard Shaw. Seus ambientes, decorados com móveis de época, são o máximo da elegância. Um cantinho do jardim, num promontório com lindas vistas, é o cenário perfeito para a cerimônia de casamento. Quem preferir ambientes fechados tem uma sala recheada de lindos azulejos portugueses.

Foto: iStock
Casamento em Portugal Ilha Madeira
Destino histórico: Óbidos
Ao longe, a paisagem lembra uma miragem: imponentes muralhas de pedras erguidas no século 14 emolduram uma vila medieval de casas cuidadosamente caiadas de branco, 14 singelas igrejinhas, ruas calçadas de paralelepípedos e, numa das extremidades, um castelo – presente de casamento do rei D. Dinis à rainha Isabel de Aragão em 1282. Nos arredores, a maioria das construções data do período entre os séculos 15 e 17 – elas invariavelmente terão janelas coloridas e flores para enfeitar. Percorrer as ruelas de Óbidos (são apenas duas principais!) é como voltar no tempo e viver dias de reis e rainhas.
Mapa da mina: Quartos com cama de dossel, mobiliário de época, torres à la Rapunzel, jardins, pátios cheios de história. A Pousada do Castelo está instalada na principal atração da cidade e virou palco de casamentos dignos da monarquia. Para completar o clima, as comemorações podem contar com bobos da corte, personagens em trajes medievais, solos de harpas...

Foto: iStock
Casamento em Portugal Porto
Destino gastronômico: Porto
Estrategicamente localizado no ponto em que o Douro encontra o Atlântico, com os coloridos barquinhos rabelo a enfeitar a orla, o Porto é uma cidade que sobe e desce morros suave e poeticamente. Mescla, com maestria, ícones do passado, como a bela Catedral da Sé, do século 12, e verdadeiras odes ao futuro, como a impressionante Casa da Música, um projeto do arquiteto holandês Rem Koolhaas. Recentemente, a cidade protagonizou uma revolução na cozinha. Apenas na última edição do Guia Michelin, ela arrematou três novas estrelas para o país. Chefs consagrados, como o lisboeta José Avillez, também já trataram de garantir o seu lugar ao sol por aqui.
Mapa da mina: A melhor vista do Porto se tem do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia. E o The Yeatman tira enorme proveito disso – até de dentro da sua piscina o cenário é de encher os olhos. Inteiramente dedicado ao mundo dos vinhos, o hotel tem um spa e suítes temáticas, mas a grande estrela é seu restaurante, o único duas-estrelas da cidade, sob o comando do chef Ricardo Costa.

Foto: iStock
Casamento em Portugal Porto
Destination wedding em Portugal Vale do Ouro
Destino de vinhos: Vale do Douro
Em escarpas íngremes que desafiam as leis da gravidade, foram erguidos socalcos nas terras de xisto para abrigar aquela que foi a primeira denominação de origem de vinhos do mundo, declarada pelo Marquês de Pombal em 1756. Tendo o mítico Rio Douro sempre como companhia, a mais famosa região vinícola de Portugal produz tintos aveludados e brancos frutados de ótima qualidade, mas é o Porto a grande estrela por aqui. O vinho fortificado nasceu da necessidade de se preservar a bebida na época das grandes navegações. Para isso, a sua fermentação é interrompida com a adição da aguardente vínica, o que resulta num néctar adocicado e de elevado teor alcoólico. Quintas aristocráticas de sobrenomes ingleses, adegas seculares e lindas vistas do rio são onipresentes na região. Mapa da mina: No Six Senses Douro Valley respira-se vinho. Até os tratamentos do spa são temáticos. Instalado em uma bela quinta do século 19 cercada de vinhedos, aos pés do rio, tem um cantinho mais especial do que o outro para a comemoração do “I do” – seja à beira da piscina, seja nos pergolados do jardim, seja na adega ou nas salas de degustação.

Foto: iStock
Destination wedding em Portugal Vale do Ouro
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!