Casamento no hotel Rio do Prado em Portugal
Foto: Hotel Rio do Prado / Divulgação

Enquanto a sua quinta de milhões de euros em Sintra não fica pronta, Madonna, que está se mudando de mala e cuia para a região de Lisboa, escolheu morar num imponente palacete de fachada verde-água do início do século 20. A construção se abre, de um lado, para vistas estonteantes do Rio Tejo e, do outro, para lindos jardins com espécies raras de plantas importadas da América do Sul e das ilhas de São Tomé e Príncipe. Ali, entre belos vitrais, escadarias rebuscadas e afrescos nas paredes e tetos, ela pode ver o sol se pôr de terraços particulares, tomar banho em banheiras de estilo vitoriano entre paredes de mármore e embalar os sonhos em camas adornadas com tecidos brocados e cercadas de móveis de época.

Nesta altura você já deve estar se perguntando: ok, tudo lindo e maravilhoso, mas o que isso tem a ver com a minha tão sonhada lua de mel em Portugal? Bem, a rainha do pop, que não é boba nem nada, estabeleceu residência num dos mais lacradores hotéis portugueses, o Pestana Palace, a meio caminho entre o Centro Histórico e a zona monumental de Belém, na capital do país – pelo qual ela caiu de amores. Se o seu casamento, leitora, for nos próximos seis meses, existe até o risco de ter a diva de Like a Virgin como vizinha na sua lua de mel.

Banheiras e ofurôs no quarto, teto panorâmico para ver as estrelas, janelas que se abrem para um mar de vinhedos que se estendem até onde a vista alcança, subindo e descendo suaves colinas. A esses atributos, alguns dos mais deslumbrantes hotéis portugueses somam spas com salas de massagens a dois (com direito a brindes de champanhe, claro), restaurantes gourmet estrelados pelo Guia Michelin e conduzidos pelos mais famosos chefs ibéricos e paisagens que vão de praias a campos e cidades históricas.

Uma seleção para se apaixonar pela ideia de uma lua de mel em Portugal

A seguir, confira uma lista especial que fizemos – dividida por estilos de noiva – para que a sua lua de mel em Portugal seja só love, só love.

Lua de mel em Portugal para noivas românticas

Rio do Prado – Óbidos

Recheado de pequenos lagos e riachos, o jardim deste hotel de ares moderninhos e construções em linhas retas é um oásis. As suítes, espalhadas por toda a propriedade, garantem total privacidade e se mesclam à paisagem com plantas que sobem graciosamente pelas paredes. Do lado de dentro, banheiras esculpidas em cimento queimado aos pés da cama e lareiras particulares em quintais privativos garantem gostosos momentos de relax para curtir a dois. Aqui as horas passam preguiçosamente entre mergulhos na piscina, massagens numa linda cabana ao ar livre, chá da tarde no quarto e brindes numa fogueira ao ar livre no fim do dia. Estrategicamente localizado nos arredores da Lagoa de Óbidos, o Rio do Prado fica a menos de 6 quilômetros de um dos centrinhos medievais mais bem preservados de Portugal: o da vila de Óbidos, cercado de muralhas e com direito a um imponente castelo, presente de casamento do rei D. Dinis para a rainha Isabel de Aragão. Uma história que, por si só, já rende dias do mais puro romance.

Lua de mel em Portugal hotel Rio do Prado
Foto: Hotel Rio do Prado / Divulgação

Areias do Seixo – Santa Cruz

Aqui o jantar pode ser colhido na horta orgânica, preparado pelo chef e servido numa palafita sobre o lago, especialmente para você e a sua cara-metade. Prefere um piquenique? O hotel providencia mantas e comidinhas deliciosas, e o destino pode ser o areal sem fim das dunas da praia vizinha ao pôr do sol – com direito a champanhe para brindar, claro. A lista das experiências especiais para curtir a dois incluem ainda filmes ao ar livre, sob a luz das estrelas, degustação de vinhos e um ritual completo de relaxamento que começa com um belo banho de banheira com extratos florais, seguido de massagem – no aconchego do próprio quarto! A meio caminho entre as praias da Ericeira e Peniche, na costa ao norte de Lisboa, o Areias do Seixo caprichou no décor dos quartos, que têm bonitas lareiras aos pés da cama, jacuzzi, terraços e jardins privativos. Na mesma linha rústico-chique, o restaurante Food by Heart serve gostosos menus degustação.

Lua de mel em Portugal frente do hotel Areias do Seixo
Foto: Hotel Areias do Seixo / Divulgação

Lua de mel em Portugal para noivas modernas

L’And Vineyards – Montemor-o-Novo

Durante 50 minutos, à luz de velas, o casal recebe, na mesma sala, uma massagem à base de óleo de flor de vinha morno, com movimentos simétricos e simultâneos conduzidos por duas vinoterapeutas. Do lado de fora, os vinhedos colorem a paisagem e, lá no fundo, a cidade branquinha de Montemor-o-Novo, no coração do Alentejo, compõe o cenário. Com tratamentos assinados pela marca francesa Caudalíe, que usa apenas produtos à base de uvas e vinhos, o spa deste oásis de modernidade em plena zona vinícola é um de seus grandes trunfos. Mas não o único. Os interiores, assinados pelo brasileiro Marcio Kogan, abusam de madeira, ardósia e pedras naturais. Tais elementos resultam em ambientes clean e elegantes, decorados por obras de arte do artista suíço Michael Biberstein. Na última edição do Guia Michelin, o chef Miguel Laffan conquistou uma estrela para o restaurante, que serve delícias portuguesas com leves toques orientais. A arquitetura moderna, completamente integrada à natureza, incorporou detalhes que fazem toda a diferença. Que tal passar a noite contando estrelas ao lado do seu love? Aqui é possível no conforto da cama, recheada de mil e um travesseiros – algumas suítes têm providenciais tetos panorâmicos de vidro.

Lua de mel em Portugal hotel L'And Vineyards
Foto: Hotel L’And Vineyards / Divulgação

Six Senses Douro Valley – Lamego

Para todo canto que se olhe, lá estão os vinhedos: subindo e descendo colinas, desenhando geometrias na paisagem e descendo até a beira-rio – a beira do Rio Douro, diga-se, região tombada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e primeira denominação de origem de vinhos do mundo (decretada pelo Marquês de Pombal em 1756). No verão, a paisagem está verdinha; no inverno, vermelho-dourada. Imersa em uma área de 8 hectares que dá origem a um dos vinhos mais festejados de Portugal, a primeira unidade na Europa da rede de luxo tailandesa Six Senses (famosa pela qualidade excepcional de seus spas) tem como pano de fundo um dos cenários mais deslumbrantes de Portugal. Aqui os brindes podem acontecer às margens da bela piscina ao ar livre, em uma pausa entre passeios de bicicleta a dois pelos vinhedos e até mesmo no lounge de relax após uma massagem – e não apenas com o tradicional vinho do Porto, mas também com os ótimos vinhos do Douro. Tudo aqui se faz da mistura de passado e presente, a começar pela arquitetura: um lindo casarão do século 19 se une às linhas modernas das novas alas do hotel. No outono, época da colheita, é possível participar da pisa das uvas, tradição secular na região.

Lua de mel emPortugal hotel spa Six Senses Douro Valley
Foto: Fotografamos Love & Legacy / Six Senses Douro Valley

Lua de mel em Portugal para noivas clássicas

Pestana Palace – Lisboa

Quando retornou da colônia africana de São Tomé e Príncipe, no final do século 19, o fazendeiro José Constantino Dias foi condecorado com o título de Marquês de Valle Flôr pelo então rei D. Carlos. Para comemorar o feito, mandou erguer, na região do Alto de Santo Amaro, em Lisboa, um palácio com toda a pompa, cercado de luxuosos jardins, com lindas vistas do Rio Tejo. Depois de uma incrível remodelação, a mansão se transformou em um dos mais incríveis hotéis portugueses. Ganhou alas modernas e um incrível spa, mas a grande joia é o casarão histórico, onde estão espalhados salões decorados com móveis de época inspirados na Escola Francesa e quatro suítes que ocupam os aposentos privados da família do marquês (uma delas é, atualmente, a casa de Madonna). Café da manhã no quarto, piquenique nos jardins declarados Monumento Nacional e massagens no spa estão entre os mimos que o hotel prepara para os hóspedes. Há duas piscinas: uma interna, de águas quentinhas, e uma externa, cercada de palmeiras. No restaurante gourmet, louças Vista Alegre com o brasão do marquês escoltam delícias como o foie gras envolvido em uma capa de geleia de cereja com sorbet e espuma de maçã verde e o polvo em três versões. Há, ainda, menus degustação de cinco e sete pratos com o melhor da gastronomia portuguesa.

Lua de mel em Portugal quarto de hotel Pestana Palace
Foto: Pestana Palace / Divulgação

The Yeatman – Vila Nova de Gaia

Nos idos do século 18, o vinho que nascia das uvas cultivadas ao longo do Rio Douro nas belas encostas de xisto faziam longas viagens em singelos barquinhos de madeira até Vila Nova de Gaia, já quase no ponto onde o rio encontra o mar. Era ali que ele envelhecia, por anos e anos, em caves debruçadas sobre as águas e de frente para uma das mais clássicas paisagens portuguesas: a da Ribeira do Porto, com o seu lindo casario de fachadas em tons pastéis. Os famosos barcos rabelo já perderam a sua função inicial, mas seguem enfeitando as margens do Douro e deixando tudo mais poético. E hoje, ao lado das caves, está um dos melhores hotéis do país, que se aproveita da localização estratégica para escancarar as melhores vistas – seja das mesas do restaurante comandado pelo chef Ricardo Costa, dono de uma estrela Michelin, seja de dentro da piscina no terraço, com infinite view. Tudo no Yeatman remete ao mundo dos vinhos: dos tratamentos no spa à decoração das suítes principais, que podem ter camas envolvidas em uma enorme estrutura que lembra um barril de madeira ou uma jacuzzi de cobre de frente para uma lareira.

Lua de mel em Portugal terraço hotel The Yeatman
Foto: Hotel The Yeatman / Divulgação
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!