Quem ama descobrir vinhos diferentes, reunir os amigos para provar brancos e tintos ou brindar com espumante em todas as ocasiões vai adorar uma viagem de núpcias entre os vinhedos no Sul do Brasil. Algumas pousadas e hotéis da região proporcionam experiências fantásticas aos casais de enófilos que se hospedam em meio aos parreirais.

Há opções que incluem minicursos de degustação de vinhos, refeições harmonizadas, passeios românticos entre as videiras e até tratamentos de beleza à base da bebida. Em outras, o sossego e a privacidade imperam.

Durante o inverno, o friozinho gostoso surge como um atrativo extra. No período entre o fim de janeiro e meados de março é a vez dos hóspedes curtirem a vindima e ajudarem na colheita e na pisa das uvas. Em qualquer época, porém, vocês ganham a vista magnífica das paisagens serranas gaúcha ou catarinense.

Confira, a seguir, uma seleção de seis hotéis e pousadas para brindar todos os dias ao romantismo e ao amor.

Lua de mel vinícolas brasileiras Hotel Spa do vinho
Hotel & Spa do Vinho (Bento Gonçalves-RS, Vale dos Vinhedos)
Esse hotel requintado e exclusivo tem a assinatura Autograph Collection, da rede Marriott. A vista dos apartamentos é para os vinhedos e jardins. Aos hóspedes, basta aproveitar os mimos, como uma taça de espumante na chegada. Há degustações orientadas na adega, a maior da hotelaria brasileira, piscina e hidro ao ar livre. No VINO.SPA, vocês podem se entregar a tratamentos e massagens para casais que levam óleos essenciais com propriedades terapêuticas da uva.
Para brindar: Aproveite o Wine Garden, um bar de vinhos ao ar livre, onde é servido um piquenique. Os itens que recheiam a cesta são preparados com ingredientes orgânicos da horta. Para acompanhar, vinhos e espumantes premiados da marca Miolo, a vinícola anfitriã do complexo.

Foto: Marriott / Divulgação
Lua de mel vinícolas brasileiras Hotel Spa do vinho
Lua de mel vinícolas brasileiras Pousada Borghetto
Pousada Borghetto Sant’Anna (Bento Gonçalves-RS, Vale dos Vinhedos)
Esqueça o conceito de hotelaria tradicional, com menu de serviços e mordomias 24 horas. Aqui, a proposta é oferecer privacidade total para os casais, que recebem a chave do portão de entrada e vivem a experiência de ter uma casa no Vale dos Vinhedos. No alto de uma colina, a pousada exala romantismo. A casa principal, feita de pedra, tem varandas amplas, onde é servido o café da manhã. Há três lofts equipados com pequenas cozinhas e duas suítes que seguem os moldes da arquitetura colonial italiana – cada uma tem decoração exclusiva.
Para brindar: Em 2018, a pousada contará com o seu próprio vinho. Será uma bebida feita com barbera, uva de origem italiana que produz rótulos de personalidade na região do Piemonte, na Itália. Enquanto esse tinto não chega, os favoritos dos donos, oferecidos aos hóspedes, são o merlot e o cabernet sauvignon da vinícola Pizzato.

Foto: Pousada Borghetto Sant'Anna / Divulgação
Lua de mel vinícolas brasileiras Pousada Borghetto
Lua de mel vinícolas brasileiras Villa Valduga
Villa Valduga (Bento Gonçalves-RS, Vale dos Vinhedos)
A Villa Valduga tem 24 charmosos apartamentos distribuídos em vilas dentro da vinícola Casa Valduga, fundada em 1875. Imagine acordar ao lado do seu amor, abrir a janela do quarto e admirar um vasto vinhedo do lado de fora. É exatamente o que acontece aqui. No café da manhã, vocês são recebidos com uma taça de espumante, ao som de piano. Um curso de degustação de vinhos faz parte da diária do hotel.
Para brindar: O complexo tem uma enoboutique com toda a produção da vinícola: brancos, tintos, espumantes, grapas, brandies e licorosos. Leve o rótulo Casa Valduga Raízes Gran Corte, safra de 2012, que conquistou medalha de ouro no Concurso Internacional de Vinhos Bacchus 2017.

Foto: Casa Valduga / Divulgação
Lua de mel vinícolas brasileiras Villa Valduga
Lua de mel vinícolas brasileiras Don Giovanni
Pousada Don Giovanni (Pinto Bandeira-RS)
Localizada a 12 quilômetros de Bento Gonçalves. A sensação é a de estar numa pequena vila italiana. São apenas oito quartos aconchegantes. Um deles, no meio do parreiral, é destinado aos casais, pois oferece conforto e privacidade. Os outros ficam no casarão de 1930. No pacote de lua de mel da pousada estão incluídos a recepção com uma tábua de frios, uma garrafa de espumante Don Giovanni Rosé Brut e café da manhã servido no apartamento. Também há visita à vinícola, seguida de degustação, além de dois jantares harmonizados, com três ou quatro pratos.
Para brindar: Prove o Don Giovanni Cabernet Franc 2012. De cor rubi escura e nuances de amora e jabuticaba, ele é uma das estrelas da vinícola gaúcha. Hóspedes em lua de mel têm 10% de desconto na compra de vinhos e espumantes.

Foto: Don Giovanni / Divulgação
Lua de mel vinícolas brasileiras Don Giovanni
Lua de mel vinícolas brasileiras Laurentina Vinhedos do Brasil
Laurentia Vinhedos do Brasil (Barra do Ribeiro-RS)
Às margens do Rio Guaíba, a pousada fica a menos de 40 quilômetros de Porto Alegre. É inspirada nas vilas da Toscana e ganhou fama ao receber o casamento da irmã gêmea da modelo Gisele Bündchen, em 2010. São apenas oito apartamentos voltados para os parreirais e jardins, todos com decoração típica das fazendas do interior gaúcho. O clima romântico convida a caminhadas na beira dos lagos, piqueniques entre os parreirais e degustação de vinhos.
Para brindar: Vocês precisam experimentar os espumantes da casa. O Laurentia Brut é feito pelo método tradicional e tem a combinação inusitada das uvas nebbiolo, chardonnay e riesling itálico.

Foto: Laurentia Vinhedos do Brasil / Divulgação
Lua de mel vinícolas brasileiras Laurentina Vinhedos do Brasil
Lua de mel vinícolas brasileiras Villa dos Vinhedo
Villa dos Vinhedos (São Joaquim-SC)
No coração da Serra Catarinense, a Vinícola Villa Francioni tem uma arquitetura admirável. As paredes, construídas com restos de ruínas de casas da região, e os vitrais, trazidos do Uruguai, protegem uma fábrica sustentável de vinhos. Sua pousada segue o mesmo conceito de sustentabilidade, cercada por araucárias e cachoeiras. São apenas sete suítes e três quartos com vista para as montanhas ou para os vinhedos. Há passeios guiados e aula-degustação de vinhos.
Para brindar: Frescos e elegantes, os queridinhos do momento são os vinhos rosés, como o Villa Francioni Rosé. Elaborado com cabernet sauvignon, merlot, cabernet franc, malbec, sangiovese, syrah, petit verdot e pinot noir, tem olfato rico em frutas como romã e pêssego.

Foto: Villa dos Vinhedos / Divulgação
Lua de mel vinícolas brasileiras Villa dos Vinhedo
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!