Noiva aparecendo para as madrinhas
Imagem via mercredie

Em agosto, pela primeira vez no Brasil, as buscas por cabelos cacheados superaram as de cabelos lisos. De acordo com o Google, houve um crescimento de 232% na busca pelas madeixas encaracoladas no último ano. E o interesse pelos cabelos afros subiu 309% no último biênio. Nunca os caracóis dos seus cabelos estiveram tão na moda.

Para te mostrar como cuidar deles e tirar o máximo de proveito no penteado do seu casamento, ouvimos os cabeleireiros Bruno Ximendes, da equipe de Celso Kamura, Nadja Vasconcellos, do salão Square by Romeu Felipe, e o beauty artist Edu Hyde. Abaixo, veja as dicas deles para você arrasar com os seus cabelos cacheados.

Noiva com cabelo cacheado com junto com o noivo
Mantenha o cabelo sempre hidratado
O cabelo crespo costuma ser mais fino, poroso e seco. Por isso, todos os profissionais recomendam cuidado extra e hidratação frequente. Os cabeleireiros indicam até intercalar o uso do condicionador com a máscara de tratamento. Isso não exclui fazer uma hidratação profunda nos fios pelo menos uma vez por mês no salão. Embora o uso de leave-in proporcione uma maior hidratação, essa mesma recomendação vale para quem tem cabelo cacheado.
Forto: Christine Alyssa / Reprodução
Shampoos translúcidos ou de aloe vera
Para evitar que o cabelo fique pesado, Ximendes recomenda o uso de shampoos translúcidos, que costumam ser mais leves. Nessa pegada, Hyde indica que as mulheres de cabelos cacheados procurem por shampoos cujo princípio ativo seja aloe vera ou os tipos mais neutros, com PH baixo. Esses produtos fazem com que as cutículas do cabelo fechem – evitando que o fio fique áspero – e dão a aparência de hidratado.
Foto: Lisa Poggi / Reprodução
O mito do condicionador
Quem tem cabelo cacheado já deve ter recebido a dica de lavá-lo apenas com condicionador. Fuja desse conselho! Nadja explica que a função do shampoo é limpar a transpiração do couro cabeludo, seja ele de uma pessoa com cabelo liso ou cacheado. O correto é procurar pelo seu shampoo ideal e usá-lo para lavar bem a raiz. Depois, basta tirar o resíduo do produto e hidratar bem os fios com um condicionador ou uma máscara.
Foto: Pinterest / Reprodução
Noiva com cabelo cacheado solto com uma coroa de flores
Assuma o seu cabelo
Nadja diz que são poucas as noivas que assumem as mechas encaracoladas ou crespas para um casamento. Mas Hyde acredita que está vindo uma tendência forte das mulheres aceitarem seu próprio cabelo na hora do sim. Ambos ressaltam que dá para fazer penteados lindíssimos com fios que não sejam lisos. Todo preso, meio-preso, coques, soltos... o estilo fica ao gosto da noiva.
Foto: Pinterest / Reproducão
Valorize o seu volume
Foi-se o tempo em que se passava muitos cremes para baixar o volume do cabelo. A moda agora é valorizá-lo. "O volume é a principal característica do cabelo cacheado", afirma Hyde. Além disso, o profissional acredita que "qualquer acessório valoriza os fios crespos". Por isso, vale usar tiara, flores, ponto de luz e qualquer outro item que a noiva desejar.
Foto: Michelle Scott Photo / Reprodução
Noiva com penteado de tranças
Jogue suas tranças
"As tranças são eternas", afirma Ximendes. Elas podem ser o próprio penteado, como as tranças gregas, ou um detalhe que faz o papel de acessório, no caso de cabelos meios-presos. Quem não deseja usar os fios soltos, pode investir em coques altos, que também são clássicos e nunca saem de moda.
Foto: Instagram / Reprodução
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!