A terra do flamenco, dos filmes de Almodóvar, de love affairs tórridos, como o de Goya e da Duquesa de Alba, é, também, o país de vinhedos premiados, de restaurantes estreladíssimos, de castelos imponentes e de praias idílicas, banhadas por um Mediterrâneo em surpreendentes tons de azul. Com museus extraordinários, lindas catedrais e ilhas de sonho, a Espanha também sabe fugir dos estereótipos – e prova que seus encantos vão muito além da cultural capital Madri ou da arquitetônica Barcelona, berço do Modernismo e dos traços de Gaudí e Domènech i Montaner. Rastreamos os quatro cantos da mais caliente joia da Península Ibérica e, entre baías, campos cobertos de verde e cidades cheias de histórias, apontamos os mais especiais destinos para casamentos, cheios de romance e fantasia.

Confira, abaixo, a seleção que preparamos pra você.

Destination wedding Europa Espanha Costa Brava
Destino de praia: Costa Brava
Entre Barcelona e a fronteira com a França, a costa espanhola desenha enseadas rochosas dramáticas, que moldam praias curtas de águas cristalinas (chamadas calas). Aqui e ali, o cenário é pipocado por cidadezinhas cheias de charme, ruínas e castelos de pedra, não raro cercados de campos de girassóis a perder de vista. A porta de entrada para a região é a histórica Girona, mas vale se concentrar nas pequenas joias do caminho, com nomes como Begur e Llafranc. Estamos nos domínios de Salvador Dalí. O mestre nasceu na interiorana Figueres, onde ergueu o Teatro-Museu Dalí, um edifício surrealista com direito a enormes ovos no teto, sua marca registrada. Mas, sábio que era, preferiu viver junto ao mar.
Mapa da mina: Dona de uma pequena baía cercada de casinhas caiadas de branco e coroada por uma singela igrejinha, Cadaqués, casa de menos de 3 mil habitantes, é uma das vilas mais encantadoras da região e o cenário perfeito para celebrar um casamento com vista do Mediterrâneo. Foi ali ao lado, em Port Lligat, que Dalí morou por anos com a sua musa Gala – a casa dele hoje abriga um museu.
Foto: iStock
Destination wedding Europa Espanha Costa Brava
Destination wedding Europa Espanha Pireneus
Destino de campo: Pireneus
Dona de picos que se erguem a mais de 3 mil metros de altura, a cordilheira dos Pireneus, com mais de 400 quilômetros de extensão, corta diferentes regiões e desenha poeticamente a fronteira natural entre a Espanha e a vizinha França, ao nordeste do país. No verão, grandes vales e campos verdinhos compõem a paisagem, pontilhada de seculares castelos de pedra e vilinhas paradas no tempo. No inverno, boa parte do cenário fica coberto de branco e a região vira o palco de algumas das mais famosas estações de esqui da região (entre elas, a do Principado de Andorra). É a hora de preparar as mantas, acender as lareiras e fazer belas incursões pelos bosques habitados por esquilos e marmotas em lindos dias de sol.
Mapa da mina: Da Catalunha à região de Navarra, os Pireneus delimitam uma vasta e variada região. Na província de Girona fica uma cidade que é uma verdadeira joia, ainda desconhecida do grande turismo. Construída aos pés de um castelo do século 14, com suas paredes fortificadas cobertas de hera, Peralada tem menos de 2 mil habitantes e está cercada de vinhedos. O próprio Castell de Peralada, que hoje abriga um museu, pode ser o cenário das celebrações.
Foto: iStock
Destination wedding Europa Espanha Pireneus
Destination wedding Europa Espanha Formentera
Ilha: Formentera
A apenas 6 quilômetros de distância (ou meros 30 minutos de barco) da badalada Ibiza, a menor ilha do arquipélago das Baleares é um oásis banhado por 50 quilômetros do mar mais azul que se pode imaginar – desses, 20 desenham lindas praias de águas calmas e areias branquinhas. Uma única estrada principal, percorrida majoritariamente por scooters e bicicletas, e outras ruelas de terra levam a vilas de casas branquinhas, à sombra de frondosas figueiras, enseadas de pedras com lindas vistas e um bonito farol. Cenário do filme Lucia e o Sexo, de Julio Medem, Formentera é um pedacinho da Espanha com um delicioso sotaque italiano (os vizinhos da Bota invadem este pedacinho do paraíso a cada verão). Aqui, as cerimônias podem ser celebradas debruçadas sobre o mar, no melhor estilo hippie-chic que é a cara da ilha.
Mapa da mina: Há villas e espaços ideais para casamentos. Na beira da Praia de Migjorn, o South Beach Club, do hotel Formentera Playa, tem gostosas day beds e cantinhos deliciosos decorados de branco.
Foto: iStock
Destination wedding Europa Espanha Formentera
Destination wedding Europa Espanha Santiago de Compostela
Destino histórico: Santiago de Compostela
Cercada de edifícios e palacetes seculares, a Praza do Obradoiro é o destino final de mais de 260 mil peregrinos vindos dos quatro cantos do mundo todos os anos. Ali, no coração da bela Santiago de Compostela, fica a impressionante Catedral de Santiago, cujas origens remontam a um templo do século 11, o ponto de chegada do lendário Caminho de Santiago. Apenas uma de suas portas ostenta mais de 200 esculturas. Mas, recheada de igrejas, ruelas estreitas e becos calçados de pedras, a cidade é muito mais do que um destino religioso. Dona de um dos mais bonitos e bem preservados centros históricos espanhóis, é um constante convite a uma viagem rumo ao passado, de preferência na companhia dos melhores frutos do mar espanhóis – a Galícia é apontada como uma das mais fantásticas regiões gastronômicas do país, e vem das águas frias do Atlântico boa parte de suas delícias.
Mapa da mina: Distante cerca de 12 quilômetros de Santiago, o Pazo do Faramello, em seus três séculos de história, já serviu de hospedagem para reis e tem jardins incríveis, com fontes, piscinas e canais inspiradores. A cerimônia pode ser realizada ao ar livre ou em uma capela particular. Ficam em pleno Caminho de Santiago português.
Foto: iStock
Destination wedding Europa Espanha Santiago de Compostela
Destination wedding Europa Espanha País Basco
Destino gastronômico: País Basco
Esqueça as planícies áridas, os vinhedos e as imensidões sem fim que caracterizam o vasto território espanhol. Estamos em Euskadi, uma terra de montanhas e campos verdejantes, emoldurados pela Serra Cantábria e banhados pelas águas gélidas do Atlântico. Uma região que fala uma língua cheia de consoantes, como x e k em profusão (o basco), que tem um dos museus mais emblemáticos da Europa (o Guggenheim Bilbao) e que cultiva a sua própria cultura à mesa – uma cultura que, aliás, responde pela maior parte da constelação de estrelas Michelin concedidas aos restaurantes na Espanha (dos oito agraciados com três estrelas, por exemplo, metade fica aqui). Estamos nos domínios de lendas como Juan Mari Arzak e sua filha Elena, Martin Berasategui, Pedro Subijana e Andoni Luis Aduriz, responsáveis por algumas das receitas mais inovadoras e surpreendentes da alta gastronomia.
Mapa da mina: Cortada pelo Rio Urumea e banhada pelo mar, San Sebastián (Donostia, em basco) é uma cidade elegante de ares art nouveau, eleita a residência de verão da monarquia no século 19. Certamente faz parte do grupo de lugares onde se come melhor no mundo – e não apenas em restaurantes, mas, também, em bares. Aqui, os pintxos (as tapas bascas) brilham como verdadeiras joias e levam foie gras, redução de vinho, frutos do mar... Instalado em um palacete de 1912, o hotel María Cristina tem salões ideais para a cerimônia, inspirados na Belle Époque. Restaurantes premiados, como o Mugaritz, também realizam eventos privados em seus domínios cercados de bosques.
Foto: Pinterest / Reprodução
Destination wedding Europa Espanha País Basco
Destination wedding Europa Espanha La Rioja
Destino de vinhos: La Rioja
Ao redor de pequenas cidades medievais, os vinhedos (sobretudo da casta tempranillo, a principal tinta) espalham-se simétrica e harmoniosamente por quilômetros a fio, em qualquer direção que se olhe. Dona da primeira denominação de origem da Espanha, decretada em 1925, La Rioja, além de ser considerada a principal zona produtora de vinhos espanhóis, é a Meca das vinícolas design na Europa. Estão aqui, por exemplo, a uma curta distância umas das outras, obras assinadas por grandes arquitetos, do calibre do canadense Frank O. Gehry, do valenciano Santiago Calatrava e da iraquiana Zaha Hadid. A região é garantia de bons brindes em clima de campo, mas com toda a pompa.
Mapa da mina: Fica na pequenina Elciego, na Rioja Alavesa (que compreende parte do País Basco), a Ciudad del Vino, da vinícola Herederos del Marqués de Riscal. O complexo, que inclui salas de degustação e adegas antiquíssimas, tem como grande estrela o hotel Marqués de Riscal, projetado por Frank O. Gehry nos moldes do Guggenheim Bilbao – as placas de titânio em dourado e rosa são uma homenagem aos vinhos fabricados ali. Além de proporcionar lindas visões dos vinhedos, tem um spa com tratamentos à base de uvas e vinhos e um restaurante estrelado pelo guia Michelin. A cerimônia pode ser realizada ao ar livre, com vista para a bela igrejinha de San Andrés, do século 16, que coroa Elciego.
Foto: iStock
Destination wedding Europa Espanha La Rioja
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!