A França tem castelos, tem campos de lavanda, tem alguns dos mais premiados vinhedos do Velho Mundo. Tem praias de sonho na Riviera, cheias de história na Normandia e paraísos do surfe nos arredores de Biarritz. Mais: a França tem rios que são pura poesia – o Sena, o Loire, o Ródano. E algumas das paisagens mais retratadas por grandes mestres das artes como Van Gogh, Monet, Renoir, Picasso, Cézanne.

Um dos destinos mais românticos do planeta, coleciona inspiradoras e famosas narrativas de amor, como as de Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre, Victor Hugo e Juliette Drouet, Serge Gainsbourg e Jane Birkin. Não sem razão, o país é muitas vezes o número um no imaginário de quem sonha dizer sim fora do Brasil. Ainda mais quando se junta ao cenário experiências como um voo de balão ao amanhecer, um passeio de barco nas águas transparentes queridinhas de reis e rainhas do mundo todo ou um brinde de champanhe em… Champanhe.

Selecionamos seis incríveis destinos para casamentos perto do mar, nas montanhas, no campo. A capital, claro, dispensa apresentações. Afinal, “sempre teremos Paris”.

Destination wedding na Europa França Cotê d'Azur
Destino de praia: Côte d’Azur
Cenário de filmes clássicos como E Deus Criou a Mulher (estrelado por uma jovem Brigitte Bardot) e Ladrão de Casaca, de Hitchcock, a Riviera Francesa mantém intocável a sua aura de elegância e estilo, alheia ao passar das décadas. O trecho do litoral sul francês que se estende por 200 quilômetros de Toulon a Menton, já na fronteira com a Itália, e abraça todo o Principado de Mônaco, é uma joia banhada pelas águas azuis do Mediterrâneo. Seus traços alternam vilas medievais encarapitadas no alto dos morros e balneários badalados, a exemplo de Saint-Tropez e Cannes. Como cereja do bolo, a região é dona de uma verdadeira constelação de estrelas Michelin e edifícios que são grandes ícones do movimento art-nouveau no país.
Mapa da mina: Toda a região é pontilhada de casarões e palacetes debruçados sobre o mar, ideais para cerimônias intimistas, que podem ser alugados. Éze surge como uma cidadezinha especial: toda de pedra, sobre uma montanha, ela oferece vistas especialmente bonitas. Em plena baía de Saint-Jean-Cap-Ferrat, nos arredores de Antibes, fica o Grand Hotel du Cap Ferrat, uma pérola do início do século 20 cercada por nada menos que 170 mil metros quadrados de jardins debruçados sobre o Mediterrâneo.

Foto: iStock
Destination wedding na Europa França Cotê d'Azur
Destination wedding na Europa França Provence
Destino de campo: Provence
Uma das regiões campestres mais cênicas do mundo, a Provence vive ao sabor das estações. Na primavera, os campos enchem-se de flores vermelhas e amarelas. No outono, os vinhedos deixam a paisagem salpicada de um verde-avermelhado único. E, no verão, é a vez das lavandas colorirem de roxo a imensidão que sobe e desce até onde a vista alcança, emoldurando abadias centenárias, cidadezinhas esculpidas em pedra ou simplesmente estradas de sonhos. Há um ditado popular na região que diz que um caminho bonito nunca é longo – não poderia ser mais verdade. Eles vão dar em cidadezinhas que há tempos encantam artistas e forasteiros do mundo todo. São lugares onde as feiras de rua tornam-se acontecimentos sociais e a vida passa, sempre, deliciosamente mais devagar.
Mapa da mina: O melhor aqui é tirar o máximo proveito da paisagem. Se o casamento for entre os meses de julho e agosto, as lavandas são a moldura perfeita. O cantinho mais especial da região é o Parque Natural do Luberon, salpicado de vilinhas de pedra, castelos e estradinhas onde, não raro, se cruza com os clássicos carrinhos Deux Chevaux da década de 40. Fica lá, em Mane, o Le Couvent des Minimes, hotel da marca L’Occitane instalado em um belo convento do século 17, dono de uma simpática igrejinha e um jardim impecável.

Foto: iStock
Destination wedding na Europa França Provence
Destination wedding na Europa França Córsega
Ilha: Córsega
Mezzo francesa, mezzo italiana. A quarta maior ilha do Mediterrâneo, dona de uma área de 8,6 mil quilômetros quadrados, é um mix dos dois países aos quais pertenceu nos últimos séculos de sua história – e a síntese da doce vida à beira-mar num dos cantos mais abençoados da Europa. De natureza rústica e selvagem, a Córsega une, em um território que se estende por mais de 180 quilômetros de norte a sul, vales dramáticos, florestas densas, picos que se erguem a mais de 2.700 metros de altura e, claro, praias idílicas que concentram os mais variados tons de azul. À classe inerente à Côte d’Azur, a Córsega responde com rusticidade, personalidade e elegância. É dura, mas sabe também ser encantadora como poucos lugares no mundo. Separada da italiana Sardenha apenas por um estreito braço de mar, o berço de Napoleão Bonaparte tem cidades cercadas por imponentes e belas muralhas, marinas pipocadas de barquinhos e um Mediterrâneo sempre pronto para emoldurar dias de sonhos.
Mapa da mina: O segredo mais bem guardado da Córsega atende pelo nome de Bonifácio. Cercada de muralhas, esta cidadezinha no sul da ilha reúne os cenários perfeitos para um casamento cinematográfico. De suas falésias brancas descortinam-se as mais belas vistas do mar, aqui salpicado de pináculos e grutas. O combo fica completo com a vizinha Porto Vecchio, dona das praias mais encantadoras.

Foto: iStock
Destination wedding na Europa França Córsega
Destination wedding na Europa França Vale do Loire
Destino histórico: Vale do Loire
Fim de tarde. O sol tinge os campos de dourado enquanto se ganha altura. Lá do alto, a uma velocidade que nunca ultrapassa os 20 quilômetros por hora, a sensação é de flutuar. Em todas as direções que se olha, torres simétricas emergem como mágica em meio a muralhas e castelos imponentes. Sobrevoar as margens do Rio Loire de balão é ter a constante sensação de adentrar um livro de história, com direito a reis, rainhas e contos de fadas que só o imaginário é capaz de criar. Entre os séculos 15 e 18, os nobres franceses construíram um verdadeiro playground a pouco mais de 100 quilômetros de Paris. Foram anos dourados que viram nascer algumas centenas dos mais belos castelos do mundo, numa época que ficou conhecida como Renascimento Tardio. Há extravagâncias como um palácio com mais de 400 cômodos e escadas que seriam atribuídas a Leonardo da Vinci; labirintos em jardins esculpidos em detalhes, como nos filmes; e salões de baile erguidos sobre as águas do rio. Para sonhar de olhos abertos e, ainda assim, não cansar de se questionar se tudo aquilo é mesmo verdade.
Mapa da mina: Há castelos que desenham aos mínimos detalhes a experiência de casamento em seus domínios. É o caso do Château de Challain, erguido em estilo neogótico no século 19 pelo conde de La Rochefoucauld-Bayers, pelas mãos do mesmo arquiteto responsável pela extensão do Museu do Louvre. Trata-se de uma construção imponente e cheia de significados, onde cada torre representa uma estação do ano. O Château d’Artigny revive em seus jardins todas as glórias do passado – e tem uma capela na entrada inspirada na do Palácio de Versailles.

Foto: iStock
Destination wedding na Europa França Vale do Loire
Destination wedding na Europa França Aquitânia
Destino gastronômico: Aquitânia
O foie gras mais famoso da França. As mais desejadas trufas negras do planeta, ainda caçadas com cães da maneira mais tradicional no outono. Belas ostras provenientes de uma baía cênica e cercada de dunas. Algumas das mais famosas iguarias francesas vêm desta região no sudoeste do país, na fronteira com a Espanha, onde a grande estrela e o centro de tudo é a cidade de Bordeaux. Para bom entendedor, só essa palavra basta. Às delícias acima mencionadas junta-se um vinho que é também considerado um dos melhores do mundo. Cidadezinhas encantadoras como Sarlat, Saint-Emillion e Perigueux são o pano de fundo para algumas das mais reconfortantes experiências gastronômicas que a França pode oferecer, tanto em rústicos bistrôs como em restaurantes estrelados (abundantes por aqui).
Mapa da mina: Menos de meia hora ao sul de Bordeaux, o Les Sources de Caudalíe está imerso em vinhedos e tem um espetacular spa com tratamentos à base de uvas e vinho. Trata-se do berço da grife de cosméticos Caudalíe. O hotel tem um lindo lago e um restaurante duas estrelas Michelin, onde o chef Nicolas Masse cria maravilhas. Outro belo cenário é o Le Manoir du Bout du Pont. Antigo reduto dos cavaleiros templários, ele exibe cantos feitos sob medida para ficar na memória.

Foto: iStock
Destination wedding na Europa França Aquitânia
Destination wedding na Europa França Champagne
Destino de vinhos: Champanhe
Bordeaux, Borgonha, Côtes-du-Rhône, Châteauneuf-du-Pape... No país das mais preciosas e tradicionais regiões vinícolas do Velho Mundo, escolher apenas uma pode ser heresia. Mas Champanhe tem uma característica ainda mais especial: trata-se da única denominação de origem do planeta que produz a bebida. O resto do mundo pode produzir espumante, prosecco, cava. Mas champanhe, a mais romântica das bebidas, só Champanhe. Só isso bastaria, mas ela vai além. Trata-se de uma das mais belas zonas do país, cenário perfeito para um casamento pra lá de especial. A região, a 150 quilômetros de Paris (meros 45 minutos de trem), é uma sucessão de cidades históricas e vilinhas imersas em 34 mil hectares de vinhedos. As uvas – a branca chardonnay e as tintas pinot noir e pinot meunier – são colhidas manualmente, um espetáculo que se presencia entre os meses de setembro e outubro. O resultado pode ser degustado in loco, em maisons que dispensam apresentações, como G.H. Mumm, Veuve Clicquot, Moet & Chandon...
Mapa da mina: Cercado por 10 hectares de lindos jardins, o Château de Mairy é um monumento histórico do século 17, a poucos minutos de Chalons en Champagne. A cerimônia pode ser realizada na capelinha privada do castelo. No Château de la Fère, tudo é grandioso. Imerso em uma floresta, tem como vizinhas impressionantes ruínas de um forte do século 13, às quais se chega ao atravessar uma ponte suspensa renascentista ao lado do castelo. Tudo isso é pano de fundo para o grande dia.

Foto: iStock
Destination wedding na Europa França Champagne
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!