top-10-espacos-para-casamento-em-sao-paulo-casa-fasano (1)

Decoração Casa Fasano. Foto: Divulgação.

Há noivas que sempre sonharam com um casamento romântico, outras que cultivam a imagem de uma festa clássica. No entanto, mesmo quando o casal já imagina um tipo de festa a vasta gama de opções dificulta a escolha da decoração e outros detalhes. Para ajudá-los nesta corrida, separamos 5 passos para deixar a festa com a cara dos noivos.

1. Entenda o seu estilo
O casamento é o dia do casal e, portanto, tem que ter a cara deles. Não fiquem presos às tendências da moda ou ao que os amigos esperam ver no casamento, uma festa realmente marcante é aquela que tem personalidade. O artista floral André Pedrotti lembra que não há certo ou errado na decoração, o importante é o sonho dos noivos.

como escolher a decoração para casamento - revista icasei (5)

Descobrir e entender o estilo dos noivos é o primeiro passo para a definição da decoração do casamento.

Quando o casal não sabe dizer como quer a festa, vale uma pesquisa para inspiração. “Tentamos identificar por meio de fotos de outras decorações, de flores, ou de amostra de cores, o que mais desperta o interesse dos noivos”, explica a assessora Sylvia Queiroz.

2. Planeje pensando no local da festa
Com um bom profissional, os noivos poderão deixar o espaço com o estilo que buscam. Não importa se é um lugar mais clássico e eles querem uma festa mais romântica, tudo é possível. Entretanto, é preciso pensar na disposição do espaço e nos itens essenciais, como as mesas e cadeiras.

como escolher a decoração para casamento - revista icasei (3)

Pensar no local da festa é essencial para definir a decoração.

“Se o local não oferecer nenhum mobiliário, precisamos entender os desejos dos noivos para a configuração do espaço, pensando no número de convidados, no serviço do buffet escolhido, se a animação será com banda ou dj, e se haverá bar”, esclarece Sylvia.

Apenas quando estes itens estiverem definidos é que o casal irá pensar em detalhes como lounges, tapetes, lustres e arranjos florais.

3. O vestido da noiva não precisa combinar com a decoração
Esta é uma preocupação que pode acabar limitando a escolha da decoração ou do vestido. No entanto, André Pedrotti lembra que a decoração precisa combinar apenas com o estilo dos noivos. O vestido também será definido pelo estilo da noiva, por isso, é natural que as duas coisas acabem ornando, mas é preciso lembrar que isso não é uma limitação.

como escolher a decoração para casamento - revista icasei (4)

A decoração do casamento não precisa combinar com o vestido de noiva!

Veja também 10 Inspirações de decoração de casamento para a igreja.

4. Faça tudo com antecedência
A decoração é um dos itens que irá tomar mais tempo e dinheiro na organização do casamento. Assim, quanto antes vocês souberem o quanto ela irá ocupar do orçamento, melhor. Sylvia Queiroz sugere que ela seja definida logo após o espaço e o buffet.

como escolher a decoração para casamento - revista icasei (2)

Planejar e se organizar é essencial no casamento.

Para André Pedrotti, o ideal é ter entre oito meses e um ano para organizar a decoração. Desta forma, o casal irá evitar conflitos na agenda dos fornecedores. O artista floral também aconselha àqueles que tiverem pouco tempo para a organização que contratem uma boa assessoria, pois estas decisões irão ocupar bastante tempo dos noivos e precisam ser bem feitas e bem pensadas.

5. Tenha bons fornecedores
São os fornecedores que irão garantir a qualidade e a pontualidade de tudo o que os noivos contrataram. André Pedrotti usa o exemplo das flores para explicar a importância dessa escolha. “Tendo bons fornecedores, você não precisa se preocupar com a estação do ano, por exemplo. Ele deverá ter flores bonitas em qualquer mês”, afirma. “Por outro lado, o fornecedor ruim irá usar as mesmas flores em duas festas no mesmo dia, prejudicando muito a segunda”, conclui.

como escolher a decoração para casamento - revista icasei (1)

Bons fornecedores não precisam ser famosos e sim serem de confiança.

Para escolher bem os fornecedores é preciso fazer uma boa pesquisa. A dica é consultar de no mínimo 3 fornecedores com referência de noivas que fizeram suas festas com tais empresas. Além disso, Pedrotti lembra que não é preciso ser famoso para ser um bom fornecedor.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!