madrinhas de casamento

 

Foi convidada para ser madrinha de casamento e não faz ideia do que usar? Calma, separamos dicas de especialistas e 20 modelos para ajudá-las nesta tarefa. Com algumas atitudes simples é possível escolher o vestido ideal e evitar gafes. O primeiro passo, aconselha o estilista Geraldo Couto, é conversar com a noiva ou com sua assessoria para entender como será o casamento: local, horário, cerimônia religiosa e os tons proibidos e permitidos. Depois disso, certifique-se qual será a cor usada pela mãe da noiva. “A madrinha deve respeitar a mãe da noiva e não usar a mesma cor que ela”, diz Couto.

vestido madrinha de casamento

De posse dessas informações, a madrinha deve escolher um vestido que a deixe à vontade sem chamar muito a atenção. “Esse é o momento da noiva e a madrinha não deve ficar em evidência”, aconselha Elisa Lima, estilista da marca Trinitá.

Horário
A regra de brilho à noite e bordado de dia ainda é válida. Para Couto, as madrinhas podem optar por bordados com miçangas foscas ou pérolas para casamentos diurnos, deixando que os vestidos brilhem apenas a noite.

vestido para madrinha de casamento (3)

Mesmo assim, é preciso ficar de olho no estilo da noiva para não exagerar. “Se a noiva é tradicional e vai usar brilhos e paetês, a madrinha também pode”, diz Elisa. “Mas, se for mais simples, a madrinha tem que ficar atenta para não apagar a noiva”, completa

Veja também 10 Inspirações de Penteados para Madrinhas de Casamento

Cores e estampas
O bom-senso é o grande aliado na hora da escolha do vestido. Para a estilista Carol Nasser, na dúvida, a madrinha deve optar por tons que não sejam muito claros e mais neutros, para não fazer concorrência com o branco da noiva. Entretanto, tudo depende da cartela de cores estabelecida pela noiva, por isso, lembra Elisa, é preciso conhecer o dress code do casamento para não errar na escolha.

vestido para madrinha de casamento (4)

Apesar da forte tendência dos estampados, Couto não vê essa como uma boa opção. “O vestido estampado é uma escolha perigosa e arriscada, melhor usar quando for convidada e não madrinha”, indica.

O preto é outra cor que as madrinhas não devem nem cogitar por lembrar enterros e chamar mais atenção do que a noiva, explica Carol.

Local
Cada ambiente pede uma preparação diferente. Por isso mesmo, Elisa sempre aconselha suas clientes a pensarem na produção com antecedência. Se o casamento for em algum local mais afastado e com menos estrutura, a madrinha pode não ter como recorrer a serviços de última hora, além do que, acrescenta a estilista, um visual bonito e bem arrumado demostra para a noiva o carinho com que o convite para ser madrinha foi recebido.

vestido para madrinha de casamento (5) vestido para madrinha de casamento (7)

Se os comprimentos mais curtos estiverem liberados, principalmente para as mais jovens, o importante é equilibrar o visual. Porém, segundo Couto, a tendência que está super em alta como opção para fugir dos longos, são os médios, de preferência, aqueles que ultrapassam um pouco a linha do joelho, conhecidos como Chanel ou longuete.

Religioso
Se a cerimônia for realizada em uma igreja, sinagoga ou templo, é preciso redobrar a atenção. Decotes e fendas, por exemplo, podem aparecer no vestido da madrinha se estiverem na medida certa. “Tudo moderado sempre pode, afinal estamos no século 21. A mulher não precisa perder a feminilidade”, aconselha Elisa.

vestido para madrinha de casamento (6)

Na dúvida, Couto aconselha a madrinha a usar um vestido de formato duplo, ou seja, diferenciando a roupa do altar e da festa com a ajuda de acessórios. “Estolas, boleros e echarpes podem ser usados para encobrir uma transparência ou decote no altar e retirados na hora da festa”, ensina o estilista.

Confira 20 modelos de vestidos e inspire-se!

vestidos madrinhas de casamento (1)

    1 – Modelo curto de cor neutra – Trinitá                                                2 – Modelo médio com brilho – Trinitá

vestidos madrinhas de casamento (2)

3 – Vestido médio com brilho – Trinitá                        4 – Vestido médio tomara que caia com poás – Carol Nasser 

vestidos madrinhas de casamento (3)

5 – Vestido longo, com fenda e um ombro só – Geraldo Couto          6 – Vestido longo, frente única – Trinitá 

vestidos madrinhas de casamento (4)

7 – Vestido longo com renda aplicada – Trinitá              8 – Vestido longo, com manga e aplicações de renda – Trinitá

vestidos madrinhas de casamento (5)

9 – Vestido longo, com cintura baixa e bordados – Trinitá          10 – Vestido longo, com bordado, tomara que caia – Trinitá

vestidos madrinhas de casamento (6)

11 – Vestido longo com brilho – Carol Nasser                           12 – Vestido longo com decote – Carol Nasser

vestidos madrinhas de casamento (7)

13 – Vestido longo com decote e aplicação de renda e brilho  14 – Vestido longo, neutro e com decote – Carol Nasser

vestidos madrinhas de casamento (8)

15 – Vestido longo com aplicação de detalhes em preto – Carol Nasser 16 – Vestido longo, com brilho e um ombro só – Carol Nasser

vestidos madrinhas de casamento (9)

17 – Vestido longo, com brilho e manga – Carol Nasser     18 – Vestido longo, com transparência e bordado – Trinitá

vestidos para madrinhas de casamento cores fortes

19 – Vestido longo, decote ombro a ombro – Trinitá      20 – Vestido longo e volumoso, um ombro só – Geraldo Couto

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!