20 Modelos de Vestido de Daminhas de Casamento

Seja levando as alianças, espalhando pétalas de rosas ou carregando um charmoso buquê, a dama de honra embeleza a cerimônia. Ela será notada por todos, por isso, a escolha do vestido deve ser perfeita! Para ajudar a acertar no modelo da daminha, conversamos com algumas especialistas em moda para casamento. Confira as dicas!

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que daminha que irá usar o vestido deve se sentir bem com ele. Assim, ela estará mais segura e mais feliz quando estiver caminhando em direção ao altar. “O chique é pensar no conforto da criança. Ela tem que entrar nessa magia do casamento e também aproveitar. Se a daminha não estiver feliz, pode ser que saia nas fotos chorando ou até que não queria entrar na igreja no momento da cerimônia”, explica Maria Luiza Aceti, Analista de Produto da Black Tie. Ela sugere inclusive que o conforto e a mobilidade sejam testados na hora de escolher o modelo.

Veja mais em Dicas de Looks para Daminhas e Pajens

O comprimento é quesito importante: a saia não deve cobrir os pés, mas se estender até o ossinho do tornozelo. Isso previne, inclusive, que a dama de honra não tropece durante cerimônia. Para casamentos no campo ou na praia, o ideal é algo mais curto, que fique logo abaixo do joelho.

vestido de daminhas Black Tie Vestido de Daminhas Black Tie – Foto: Divulgação

Além disso, três fatores devem ser levados em consideração. Primeiro, a idade, já que para as mais mocinhas o vestido pode ser mais alongado. Em segundo, o horário, pois de dia dá para ousar mais nas cores e acessórios, enquanto a noite pede modelos clássicos. Por fim, o local.

No campo, uma boa pedida é apostar no floral, seja na faixa ou no vestido todo. Vale também um tecido mais leve, como o algodão. “É um ambiente mais romântico e até pela arquitetura tem mais a ver com conto de fadas, então o vestido costuma ser mais armado por essa referência”, diz Maria Luiza. Outra dica para cerimônias ao ar livre é fugir de tons muito claros, já que a daminha vai brincar e provavelmente sentar no chão que pode ser de grama e sujar bastante o vestido. Nestes casos, uma boa pedida é o off-white, tons pastéis ou até o pérola.

vestido de daminhas Marie Lafayette Vestido azul com rendas florais Marie Lafayette – Foto: Laura Mestres

O tule é ideal para casamento na praia ou em espaços fechados, como salões. Já na igreja, as referencias costumam ser clássicas. Carina Maria, Supervisora de Vendas da Tutti Sposa, recomenda um vestido no cetim,  com aplicação de renda ou pedraria com detalhes no prata ou no dourado. Por uma questão de iluminação, o branco funciona melhor em igrejas e salões, onde a luz é artificial.

Veja também 20 modelos de vestidos para madrinhas de casamento

Tendências

Para 2015, a estilista Marie Lafayette aposta nos detalhes em renda.  “Pode ser uma barra, algo nas costas, ou uma aplicação na maga. Também fica fofo um sapatinho boneca aparecendo a meia de renda”, descreve Marie. Ela também afirma que o ano é do branco.

Maria Luiza Aceti, da Black Tie não dispensa a faixa, pois a criança ainda não tem cintura e o recurso ajuda a modelar o corpo. O acessório pode ser adornado com uma flor –natural ou de tecido- ou um laço. Uma tendência moderna é ousar no vestido branco com a faixa preta.

Já para Carina Mara, da Tutti Sposa, tem que ter a saia rodada e regata, já que decotes como tomara que caia, ou um ombro só, frente única dão um ar muito adulto. “O ideal é a regata e com variações como uma manga japonesa, um bolerinho, ou a manguinha bufante”, explica.

vestido de daminhas Tutti Sposa Vestido com saia rodada e regata Tutti Sposa – Foto: Divulgação

Confira também Daminhas e floristas | Dicas de vestidos e penteados

Erros

As três especialistas concordam que o maior erro é querer que a daminha seja uma réplica da noiva. O vestido da dama de honra deve ser mais simples e mais infantil, no entanto, Marie Lafayette esclarece que, se a noiva quiser algo mais tradicional, o certo é que o vestido da daminha acompanhe o tom da noiva, seja ele o branco ou o off-white, mas sempre usando algum detalhe diferente.

Outra falha recorrente é exagerar nas combinações e esquecer que a dama não faz parte da decoração. Embora muitas noivas tenham o desejo de combinar todos os elementos da cerimônia, não é preciso que as cores sejam exatamente as mesmas, basta que elas ornem bem. Além disso, para efeito de foto e filmagem, o buque e a daminha combinando com a decoração acabam sumindo nas imagens.

Veja 15 modelos de vestidos de daminhas que separamos para inspirar!

Vestido roxo com bolero by Black Tie-Vestido perolado com aplicação de pedraria by Black Tie

  1- Vestido roxo com bolero by Black Tie          2- Vestido perolado com aplicação de pedraria by Black Tie

Vestido com saia de tule e mangas rendadas by Black Tie-Vestido simples com laço rosa by Black Tie

3- Vestido com saia de tule e mangas rendadas by Black Tie     4- Vestido simples com laço rosa by Black Tie

Vestido com saia rodada e cintura marcada by Black Tie-Vestido azul com detalhes na barra by Marie Lafayette

5- Vestido com saia rodada by Black Tie               6- Vestido azul com detalhes na barra by Marie Lafayette

Vestido com saia rodada e detalhes em renda by Marie Lafayette-Vestido com mangas e saia em camadas by Marie Lafayette

7- Vestido com saia rodada  by Marie Lafayette              8- Vestido com saia em camadas by Marie Lafayette

Vestido com mangas e detalhes em flores by Marie Lafayette-Vestido com flores bordadas e cintura marcada by Marie Lafayette

9- Vestido com mangas by Marie Lafayette                   10- Vestido com flores bordadas  by Marie Lafayette

Vestido com flores aplicadas by Tutti Sposa-Vestido com saia rodada e tule por cima do tecido by Tutti Sposa

11- Vestido com flores aplicadas by Tutti Sposa      12- Vestido com  tule por cima do tecido by Tutti Sposa

Vestido com mangas e rendas by Tutti Sposa-Vestido com flores aplicadas by Tutti Sposa

13- Vestido com mangas e rendas by Tutti Sposa                 14- Vestido com flores aplicadas by Tutti Sposa

Vestido com renda e cintura marcada by Tutti Sposa

15- Vestido com renda e cintura marcada by Tutti Sposa

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!