Etiqueta no casamento

Todo grande evento está sujeito a imprevistos e descuidos. E com o casamento não é diferente. Por mais descontraídas que sejam algumas propostas de cerimônia e recepção é fundamental ater-se a alguma regrinhas básicas de etiqueta para não fazer feio no grande dia de amigos e familiares.

Desde vestidos muito curtos até falar alto e chamar a atenção, veja o que evitar nesses eventos.

1. Vestir branco

dicas de etiqueta para convidados de casamento - revista icasei (13)

Regra número 1 e principal de qualquer casamento, usar branco é expressamente proibido às convidadas. Apesar de ser conhecimento da maioria, ainda há aquelas que se descuidam no look. A assessora de eventos Fabiana Pinheiro, da Bem Assessorados, ressalta: “Não importa a variação; off white, marfim ou  gelo são cores muito próximas ao branco e devem ser evitadas em casamentos. É um desrespeito à noiva que tem a cor branca como protagonista no casamento”, diz.

2. Usar um vestido muito curto ou apertado 

Apesar de a maioria dos casamentos não seguir propostas tão tradicionais, o próprio evento pede certa formalidade. Mesmo que seja realizado ao ar livre ou em campo, é importante ter atenção se o modelo do vestido não está curto ou apertado demais. Especialmente se você for madrinha. Decotes muito exagerados também devem ser evitados; seja no colo ou nas costas. É essencial evitar qualquer detalhe que possa competir com as atenções aos noivos. Além de muito desrespeitoso, você pode virar o comentário desagradável da festa.

3. Chegar atrasado

dicas de etiqueta para convidados de casamento - revista icasei (1)

Tudo bem: às vezes acontece um imprevisto e o trânsito não colabora. Mas chegar atrasado à cerimônia do casamento não é nada bonito. Procure se programar e sair um pouco mais cedo. Se não for possível e o atraso acontecer mesmo, tente chegar em silêncio e sem fazer muito barulho. Assim, você evita chamar tanta atenção e desconcentrar os noivos e os outros convidados.

4. Levar um amigo que não foi convidado 

De acordo com Luíza Maruche, da GLP Marriage, um dos principais erros dos convidados é pensar que está tudo bem levar um amigo. Mas não é bem assim. Como qualquer grande evento, os noivos oferecem uma recepção de acordo com o número de convidados que pretendem chamar. Levar uma pessoa sem o conhecimento deles, além de muito feito é bastante desrespeitoso.

O mesmo vale para quem recebe o convite e pergunta se pode levar um amigo. O convite é individual e não se deve fazer esse tipo de pergunta aos noivos, pois pode constrange-los.

5. Não confirmar presença 

dicas de etiqueta para convidados de casamento - revista icasei (12)

“Uma situação bastante é confirmar que não vai ao casamento no RSVP e aparecer mesmo assim. Ou confirmar a presença e não aparecer. Claro que neste caso pode ter havido um imprevisto, mas se o convidado não for por opção é uma grande falta de educação”, explica Luíza Maruche.

6. Exagerar na bebida alcoólica

Deselegante em qualquer situação, beber demais na festa do casamento pode render muitas situações desagradáveis. É importante lembrar que esse tipo de evento não é programado para beber à vontade e perder o controle. Exagerar nos drinks, passar mal e incomodar outros convidados é desrespeitoso para todos.

dicas de etiqueta para convidados de casamento - revista icasei (3)

7. Avançar nos salgados ou doces 

Gizelle Carreira, da DF design e eventos, recomenda muita atenção ao servir-se de salgados ou doces. “Não importa o tamanho de sua fome ou há quanto tempo você está sem comer. Faça pratos pequenos (e repita se for o caso) e nada de encher a mão de salgadinhos quando o garçom passar servindo”, diz. 

8. Ir somente à festa

Se não puder comparecer à cerimônia, não vá à festa. É o que recomendam as especialistas. É bastante deselegante chegar somente na hora da recepção. “Não pule a cerimônia religiosa e chegue apenas para a festa. Ainda que sua religião seja diferente da dos noivos ou que você não tenha paciência para os rituais do casamento. Sua presença ali é uma forma de demonstrar respeito e carinho com os noivos”, explica Gizelle Carreira.

9. Levar o presente dos noivos na festa

dicas de etiqueta para convidados de casamento - revista icasei (7)

Há algum tempo, a atitude ainda era permitida. Porém, hoje, levar o presente dos noivos na festa do casamento é uma gafe total. Caso não dê pra entregar ou enviar aos noivos, procure entregar aos pais antes ou depois do evento. Levar no dia nunca deve ser uma opção.

10. Selfie no altar

Mesmo que você tenha visualizado aquela foto perfeita com amiga vestida de noiva, resista e não tire selfies no altar. Além de desconcentrar os noivos, pode atrapalhar os fotógrafos e chamar atenção desnecessária.

11. Levar doces ou arranjos para casa

dicas de etiqueta para convidados de casamento - revista icasei (14)

Por mais tentador que seja aquele brigadeiro ou olho de sogra, não leve para casa. Sirva-se sempre durante a festa e sem exageros para não ficar feio. “Igualmente deselegante é levar arranjos, peças de decoração ou qualquer outro objeto da festa. Acreditem, ainda existem pessoas que fazem isso”, comenta Gizelle.

dicas de etiqueta para convidados de casamento - revista icasei (16)

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!