decoração de casamento para a igreja (27)

 

Um dos momentos mais emocionantes do casamento acontece na igreja, ou espaço da cerimônia religiosa. A entrada da noiva, o ritual e toda a emoção que envolve esse momento arranca lágrimas dos noivos e familiares. E para deixar esse cenário ainda mais impactante, uma boa decoração é essencial. Por isso, conversamos com os melhores decoradores e floristas de São Paulo e elencamos 10 inspirações de decoração de casamento para a igreja para ajudar e inspirar os noivos.

Os floristas Leonor Barbosa, da Leonor Flores, Manu Miano, da Fatto a Manu e André Pedrotti, da André Pedrosito Flores atentam para alguns detalhes importantes: os principais focos de atenção do projeto de decoração devem ser os arranjos de flores no altar e na nave, o tapete por onde a noiva vai passar e a iluminação que ajuda a eternizar esse momento em lindas fotos.

1) Gipsófilas
Conhecidas popularmente como mosquitinho, estas flores roubaram os corações dos noivos em 2014 e, garantem os floristas, vão continuar a enfeitar as naves das igrejas esse ano.

decoração de casamento para a igreja (19)

 As famosas flores mosquitinho no caminho do altar. Foto: Divulgação.

2) Arranjo de flores no altar
Astromélias, gipsófilas, lisiantos e rosas são as espécies mais usadas em igrejas, principalmente mescladas, formando os arranjos que irão enfeitar o altar. “Esses arranjos não precisam combinar com as flores da decoração dos bancos”, explica Leonor.

decoração de casamento para a igreja (16)  Mescla de flores é uma boa opção para o altar. Foto: Divulgação.

3) Jardineira no corredor

Fazer uma jardineira de gipsófilas para adornar os bancos está super em alta. Se forem associados aos arranjos de mesclas de flores do altar, viram tendência, garante Leonor.

decoração de casamento para a igreja (14)

 Jardineira de mosquitinhos fica linda no caminho do altar. Foto: Divulgação.

4) Arranjo com velas
Leonor explica que se a igreja onde for celebrado o casamento permitir o uso de velas, elas podem ser usadas para complementar um arranjo de flores ou penduradas no teto, dependendo do tamanho do ambiente, tudo para iluminar o caminho da noiva até o altar. Se a iluminação da nave depender apenas da luz das velas, é preciso certificar-se de que elas serão suficientes para iluminar o ambiente e favorecer as fotos, sobretudo a noite. Manu lembra que caso a igreja não permita o uso de velas verdadeiras, essas podem ser substituídas por versões de LED.

decoração de casamento para a igreja (14)

 Para as igrejas que permitem, o uso de velas é uma linda opção para a decoração. Foto: Divulgação.

5) Arranjos suspensos
Se o espaço que forma o corredor da nave for grande e não atrapalhar a passagem da noiva, uma boa opção é aderir aos arranjos de flores e velas. “Colocados em cima de pequenas pilastras ou colunas, ao lado dos bancos ou mesmo no altar e entrada da igreja, são as preferidas, sempre na cor branca e bem cheios, repletos de flores”, ensina Leonor.

decoração de casamento para a igreja (25)

Arranjos altos, suspensos e com velas ficam um charme na igreja. Foto: Divulgação.  

Veja também Decoração de casamento | Tons vibrantes

6) Arranjos nos bancos
Manu aponta que a grande tendência que o novo ano traz são os arranjos amarrados diretamente nos bancos, com as gipsófilas reinando absolutas.

decoração de casamento para a igreja (18)

 O arranjo de flores nos bancos estão sendo cada vez mais usados. Foto: Divulgação.

7) Galhos e guirlandas
Pedrotti sempre prepara a decoração levando em conta o contexto da cerimônia, portanto, quem quer economizar sem perder na elegância, usar galhos adornados com velas, luzes e flores é uma opção que deixa o ambiente mais minimalista. Outra alternativa mais volumosa e com gastos menores, ensina Manu, é a tendência de substituir o voil por uma guirlanda de flores presa aos bancos.

decoração de casamento para a igreja (21)

 Os galhos e folhagens estão substituindo os tradicionais voils nas igrejas. Foto: Divulgação.

8) Passadeiras nada tradicionais
O tapete por onde a noiva caminha até chegar ao altar costuma ser vermelho ou até mesmo azul, mas o que está em alta é o verde. Algumas profissionais, como Leonor, acham que a cor tira um pouco da elegância da decoração, mas os noivos têm preferido essas tonalidade para dar um toque menos clássico à cerimônia. Já para Manu, como a tendência hoje em dia está na personalização da decoração, ousar e escolher um modelo customizado com as frases românticas preferidas do casal é uma super novidade. Tapetes espelhados – para refletir a beleza da ornamentação da própria igreja – e caminhos de palha e sisal também são opções que fogem do tradicional sem perder a elegância.

decoração de casamento para a igreja (22)

 Os tapetes verdes e chão espelhado estão em alta. Foto: Divulgação.

9) Iluminação quente
A iluminação é um fator muito importante, principalmente no altar, porque os tons quentes, como âmbar e champanhe, ajudam a conferir um resultado mais bonito na hora das fotos que não são valorizadas pela luz branca e fria das igrejas, indica Leonor. Além de deixar o ambiente mais aconchegante e romântico também valoriza decorações mais simples com jogo de luzes na base dos bancos.

decoração de casamento para a igreja (20)

 Quanto mais iluminado, melhor. Foto: Divulgação.

10) Estilo clássico
Uma decoração mais volumosa, com flores mais coloridas, pode tornar o resultado final muito pesado dependendo do estilo e ornamentos naturais da própria igreja, por isso, o estilo clássico e minimal costuma ser mais procurado. A dica de Pedrotti é optar por apenas um toque de modernidade, no tapete ou no jeito de fazer os arranjos, para deixar o clássico com cara de contemporâneo sem perder o estilo de tradicional.

decoração de casamento para a igreja (27)

O estilo clássico da decoração das igrejas nunca sai de moda. Foto9: Divulgação.

Agora que já temos as ideias para a igreja, confira como usar a cor rosa no casamento em Decoração de Casamento em Tons de Rosa

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!