como-preparar-o-corpo-um-ano-antes-do-casamento-cuidados-pele Quem pensa que os preparativos para a beleza da noiva se restringem ao dia do casamento se engana. Um ano antes da data marcada já é possível começar os tratamentos que a farão brilhar na hora da cerimônia.

Durante esse período, é aconselhado por dermatologistas colocar em prática a tríade: tratamentos estéticos, exercícios regulares e alimentação balanceada. “Um ano é mais do que ideal para a noiva criar o hábito de passar cremes, higienizar a pele e usar filtro solar, sempre associado a dietas e exercícios regulares”, diz Flavia Chehin, dermatologista da Clínica Chehin.

como-preparar-o-corpo-um-ano-antes-do-casamento-hidratantes

Entre as preocupações das noivas, Flavia elenca as que costumam ser prioridade: combate à gordura localizada, flacidez e celulite, manchas, acnes, fortificação capilar e hidratação da pele. Além do cuidado geral e dos procedimentos realizados no consultório, é importante que a noiva faça a manutenção dos tratamentos com aplicação de cosméticos tópicos.

como-preparar-o-corpo-um-ano-antes-do-casamento-medica-paciente

O primeiro passo é agendar uma consulta com um dermatologista para identificar quais são os pontos a serem tratados. Com a avaliação finalizada, o ideal é começar logo os tratamentos, uma vez que alguns deles podem demorar para mostrar resultado satisfatório.

Veja mais em Como Combater o Estresse Antes do Casamento

“Caso o objetivo seja a melhora do contorno corporal, redução de medidas e retenção de líquidos e celulite, o programa deve ser iniciado logo após marcar a data”, aconselha Giselle Zambrotta, Fisioterapeuta Dermato-Funcional do Espaço Be. “O corpo desejado leva alguns meses para ser conquistado”, completa.

 

como preparar o corpo para o casamento

 

Corpo

Entre as opções de tratamentos oferecidos para a noiva estão desde aqueles que são modeladores até os mais profundos. Os que visam o fim da gordura localizada, flacidez e celulite costumam envolver o uso da radiofrequência e, por isso, são mais demorados.

“Essa técnica aquece a camada subcutânea da pele, estimulando a formação de tecido cutâneo, por isso, é mais demorada”, explica Flávia. Os tratamentos desse tipo precisam, em média, de seis a 10 sessões, com manutenção a cada três meses e podem demorar até 60 dias para mostrar os primeiros resultados, explica a médica.

como-preparar-o-corpo-um-ano-antes-do-casamento-cuidados-corpo

Se o objetivo é apenas desintoxicar o organismo, Giselle indica o Detoxi-Drenante, uma massagem corporal com duração de quatro sessões, uma vez por semana. Para eliminar a temida celulite ou diminuir medidas,  ela sugere o Freeze, tecnologia que age por meio de pulsos magnéticos e radiofrequência – são indicadas de 6 a 10 sessões, dependendo da avaliação do profissional consultado.

Veja também Dica de exercício para as noivas

Pele

Para que o brilho apareça não somente nos olhos como também na pele, a noiva pode optar por vários tratamentos faciais, de preferência que sejam precedidos por uma limpeza de pele. “Esse procedimento pode ser realizado a cada 30 dias ou conforme avaliação do profissional consultado, independente do tipo de pele”, explica Giselle. Segundo a profissional, essa etapa serve para remover resíduos, secreções, cravos e espinhas, além de melhorar a capacidade de absorção da pele na hora de receber os tratamentos escolhidos.

como-preparar-o-corpo-um-ano-antes-do-casamento-cuidados-rosto

Entre as técnicas existentes, Giselle recomenda, além da limpeza de pele, a Hidratação Facial para iluminar e nutrir a pele (são indicadas duas sessões, duas vezes por semana); o Botox-Like para reduzir as linhas de expressão, iluminar e devolver a maciez e o contorno à pele (são indicadas quatro sessões, um vez por semana).

Para acabar com as manchas, o mais indicado são os peelings e a luz pulsada, que devem ser receitados pelos médicos. “É preciso fazer uma avaliação da mancha para decidir qual o tratamento”, diz Flávia. “Podemos combinar também com cremes clareadores”, indica.

Cabelos e unhas

como-preparar-o-corpo-um-ano-antes-do-casamento-cuidados-cabelo

Se o foco estiver nos cabelos e nas unhas, o tratamento pode durar o ano todo, contou Flavia. “Tudo depende de uma avaliação completa na noiva”. Nesse momento, é possível identificar o grau dos cuidados que devem ser aplicados. “Para fortificar os cabelos podemos indicar alguns shampoos e cremes”, aconselha a dermatologista. “Esse tratamento tópico pode ser associado à vitaminas, tanto para fortalecer os cabelos como as unhas” acrescenta.

Perto do casamento

Para evitar imprevistos no dia do casamento, Flávia indica que os tratamentos faciais e corporais mais simples sejam realizados no máximo até 30 dias antes da cerimônia.

Se o objetivo é relaxar e aliviar os sintomas do estresse acumulados durante o período de preparação do casamento, Giselle sugere uma massagem relaxante como a Terapia com Pedras Quentes, que ajuda a equilibrar corpo, mente e espírito e pode ser realizada em duas sessões, a cada quinze dias.

como-preparar-o-corpo-um-ano-antes-do-casamento-massagem-relaxante

Para dar o toque final ao brilho e maciez facial, Giselle recomenda que as noivas façam o Banho de Lua até cinco dias antes do casamento. Além de cuidar da pele, esse tratamento, que dura cerca de um mês, clareia os pelos e intensifica a cor de peles bronzeadas. “Mas, em caso de alergias e sensibilidades, é preciso fazer uma avaliação para evitar possíveis complicações”, aponta a dermatologista.

E no Grande Dia é só relaxar! Massagens e banho de ofurô são recomendados. Nada mais invasivo ou forte que possa prejudicar a aparência da noiva no altar.

linha do tempo corpo para casamento

Confira também Maratona do Altar | Cuidados com a pele para o casamento

Contra-indicações

como-preparar-o-corpo-um-ano-antes-do-casamento-pele-irritada

Todos os tratamentos sugeridos devem ser realizados após a indicação de um médico dermatologista. As mulheres com lesões na pele, hipersensibilidade a qualquer componente dos produtos utilizados, em situação de estresse ou no período pré-menstrual talvez tenham que evitar a exposição aos tratamentos, afirma Giselle. Mulheres grávidas não devem se submeter a nenhuma dessas técnicas.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!